terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Notas da coluna ARGUMENTOS, terça-feira, dia 31 de janeiro de 2016.

Figura

E o Eike, hein? Dizer o que a respeito daquela entrevista que concedeu ao repórter da Globo em NY antes de ser preso no Brasil? Ele alega que o pagamento de propina era o único jeito de ganhar contratos e fazer prosperar seus negócios. Sacou? Se faz de vítima.
 
Dureza

Agora, uma coisa que chamou a atenção foi terem raspado sua cabeça mesmo sendo apenas um preso provisório e não um preso de justiça (condenado). Pra mim é um (duro) recado que o país é passado a limpo.

Sacada

Por falar em reportagem, dona Rede Globo mostrou a velha competência para um furo de reportagem e tanto. Comprou bilhete da classe executiva para seu repórter registrar até o último sono (rico) de Eike.

Segue

Enquanto isso, em Brasília, a presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, faz andar os processos deixados pelo ministro falecido. As delações da Odebrecht são homologadas por ela. Agora é ver o que virá.

No rádio
Primeira mulher a presidir o Jeep Clube de Macapá, Perpétua Mourão foi ao nosso Conexão Brasília de sábado falar dos desafios de dirigir algo quer tinha tudo para ser um “clube do Bolinha”, mas que é extremamente democrático, familiar e que abraça causas sociais. Foi dez!

Legado

Para fechar as reflexões sobre corrupção, a gente fica com aquela frase do Eike, que disse acreditar ser esse um processo irreversível esse de passar o Brasil a limpo. “Seremos um pais muito melhor”, disse.

Edital

A Caixa Econômica publicou Edital de Chamada Pública para pré-selecionar projetos que serão analisados pelo FI-FGTS. A nova dinâmica compõe o conjunto de medidas de aprimoramento que a CAIXA e o Comitê de Investimento estão adotando para incrementar a aplicação de recursos no Fundo.

Espera

O governador Waldez não dá nem pistas a respeito de para onde deve mirar seus projetos futuros projetos políticos. Ir a reeleição ou retomar o projeto de ser senador. Ainda é cedo, claro, mas ele tem a exata noção do quanto essa decisão mexe com o tabuleiro político por aqui. Por ora, é candidato a fazer boa gestão.

Segurança

Secretário Ericláudio (Sejusp) vai dedicar uma boa parte de seu planejamento a captar recursos federais para investir em uma nova penitenciária e equipar as polícias. Dinheiro para isso tem, mas para acessar é preciso fazer o dever de casa em relação à papelada. E ir a Brasília.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

TURISMO | Seguro viagem reduz despesas médicas e aumenta tranquilidade

Assistência àqueles que contraem febre amarela e outras doenças entra no rol das coberturas das seguradoras.
Entre o final de 2016 e o início de 2017, cresceu o número de viagens domésticas no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Agência de Viagens, cerca de 60% dos pacotes vendidos foram para destinos do nosso país. Por mais tranquilidade e menos imprevistos desagradáveis durante o passeio, a exemplo de despesas médicas e hospitalares, é fundamental que o viajante tome alguns cuidados. Entre eles, indispensável contratar a proteção de um seguro viagem, conforme as características do local.
Roberto Roman, vice-presidente da Travel Ace, líder em seguro viagem na América Latina, diz que a falta de planejamento e de atenção aos detalhes, como o seguro viagem, pode comprometer o sucesso do programa. “Viajar a lazer ou a trabalho é bom, mas viajar com segurança é muito melhor. Para isso, devemos sempre nos planejar. Nossa empresa, por conta da experiência e da eficiência de seus serviços, atende às necessidades exclusivas de cada cliente”, ressalta o vice-presidente.
Existem regiões brasileiras onde é maior o risco de epidemias e outras doenças tropicais. Quando o turista não dispõe de seguro viagem, poderá desembolsar verdadeiras fortunas com assistência médica. Exemplo disso é a febre amarela, cujos transmissores proliferam nas matas e rios dos estados do Norte, Centro-Oeste, parte do Nordeste, Sudeste e Sul.
A febre amarela não é exclusividade do Brasil. O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) recomenda que o viajante brasileiro ao exterior se informe das regras do destino, para evitar complicações. Alguns locais exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). A aplicação do medicamento deve ocorrer pelo menos dez dias antes do embarque. Uma dose imuniza por dez anos, após esse período, basta um único reforço. Portanto, certifique-se junto à embaixada ou ao consulado do país quais são os requisitos para a entrada no território.
“Turistas e vetores de novos negócios são aceitos em todos os países que abrem suas fronteiras para o crescimento. Exigir certificados de vacinação contra determinadas doenças infecciosas faz bem ao residente e a quem ingressa no país”, comenta Luciana Cano, especialista em temas do terceiro setor.

Empresa lança em Macapá nova edição de Curso de Fotografia nível intermediário

O Foto Nunes promove, entre os dias 13 e 19 de fevereiro, a quarta edição do curso Práticas Fotográficas – nível intermediário. A iniciativa é direcionada a fotógrafos com experiência e domínio de configurações manuais de câmeras DSLR.

O curso terá carga horária de 21h/a e contará com exercícios práticos de direção de modelos, fotografia de produtos, aula externa de fotografia de ação, além de conteúdo teórico sobre fotometria, objetivas, direito autoral e de imagem.


Os interessados devem possuir câmeras DSLR e realizar sua inscrição no Foto Nunes em horário comercial. O investimento é de R$ 300,00 que podem ser parcelados em até 3x no cartão de crédito ou receber desconto de 10% para pagamentos à vista.

Quem conduzirá as aulas será o fotógrafo Alexandre Brito. Profissional com mais de 15 anos de experiência no ensino da fotografia, o instrutor elaborou um material didático exclusivo para o curso Práticas Fotográficas que inclui simulações de situações reais do mercado de trabalho para que os participantes possam aprimorar suas técnicas fotográficas.

Serviço:
Curso Práticas Fotográficas – Nível Intermediário
Aulas: de 13 a 19 de fevereiro
Hora: 18 às 21h (a aula do dia 18/2 será realizada das 15 às 18h em ambiente externo)
Vagas: 15 participantes
Investimento: R$ 300,00 (parcelamos no cartão em até 3x e concedemos desconto de 10% para pagamentos à vista)
Inscrições: Foto Nunes – Av. Diógenes Silva, 1098, Trem
Fones: (96) 981183510 (whats) ou (96) 991405189
Pré-requisitos: possuir câmera DSLR e dominar regulagens manuais de diafragma, obturador e ISO.

PONTE BINACIONAL: Primeiros testes de trânsito são realizados na fronteira

OBRA DE ARTE | Especialistas chamam assim a construção em concreto que mudou a paisagem urbana da cidade de Oiapoque, bem na divisa entre o Brasil e a Guiana Francesa e que em breve poderá incrementar o turismo regional.
Por Cleber Barbosa
Editor de Turismo

A título de fazer simulações de funcionamento da Ponte Binacional, que liga Oiapoque à Guiana Francesa, autoridades brasileiras e francesas puderam durante a semana abrir parcialmente o trânsito de veículos sobre a ponte, que embora esteja pronta a mais de quatro anos, jamais teve a circulação oficialmente liberada. No local cinco carros do lado brasileiro e cinco carros do lado francês foram selecionados para realizar situações diferentes. O governador do Amapá, Waldez Góes, participou do evento acompanhado de uma comitiva de governo e de órgãos federais brasileiros que também atuaram no simulado.

O primeiro momento ocorreu na aduaneira francesa, onde órgãos de fiscalização federal de ambos os países e os representantes dos governos participaram de uma reunião de nivelamento de como ocorreria a parte prática. Tudo acertado e todos os agentes posicionados, então iniciou o exercício. Um carro partiu da Guiana e foi parado no posto de fiscalização. Os documentos foram verificados no sistema e o veículo vistoriado. Como estava tudo dentro da legalidade, pôde seguir viagem rumo ao município de Oiapoque.

No lado brasileiro, o parque aduaneiro ainda não está finalizado, mas não foi impedimento para atuação no evento. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) montou uma barreira para mostrar como os órgãos brasileiros atuarão nas fiscalizações.

Esse foi o cenário da ponte até as 16 horas. A cada 10 minutos, um carro passava para testar situações como falta de documento, mercadorias sem declaração e outras hipóteses que poderão ocorrer quando a ponte estiver liberada para tráfego.

Para o chefe do Executivo, a simulação é uma etapa necessária para que os órgãos desempenhem os papéis e garantam a segurança e direito das populações brasileira e francesa. “Com essa simulação percebemos que tanto os órgãos brasileiros quanto os franceses estão preparados para atuar. Precisamos avançar em alguns pontos, como a finalização do parque aduaneiro, mas não é nada que o Brasil não possa cumprir”, explicou Góes.

O governador destacou ainda que essa simulação é resultado das tratativas na Comissão Mista Transfronteiriça. “Fico feliz, pois todas as tratativas que fizemos dentro da CMT estão sendo cumpridas”, afirmou.

* Colaborou: Anne Santos/Secom/GEA


Autoridades também simulam emergências
O prefeito da Guiana, Martin Jaeger, avaliou positivamente a atividade. “Tudo que foi planejado está sendo executado e foi possível observarmos a segurança dos postos. Alguns pontos continuaremos tratando na Comissão Mistra Transfronteiriça, a chamada CMT”, disse o dirigente francês.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Justiça Federal também participaram do evento. Outros simulados serão realizados até a abertura provisória da ponte, sem data definida, pois depende da finalização das obras realizadas pelo governo federal no parque aduaneiro do lado brasileiro.

Na quinta-feira (19), o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP) também fez um simulado de emergência na ponte para alinhar os protocolos de atendimento no caso de um acidente na ponte.

Empreendedores da fronteira poderão acessar crédito para alternativas
Empreendedores que possuem negócios na região da fronteira Oiapoque e Guiana Francesa serão acompanhados por uma equipe do Governo do Estado do Amapá. O objetivo é apresentar alternativas para as atuais e possíveis novas atividades econômicas, com a abertura da Ponte Binacional que liga o município à Guiana Francesa. A equipe é composta pela Agência de Fomentos do Amapá (Afap) e as Secretarias de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), da Infraestrutura (Seinf) e de Transportes (Setrap).  No início desta semana, o governador Waldez Góes esteve no município de Oiapoque para participar da simulação de abertura da Ponte Binacional.

Durante a visita, o chefe do Executivo reuniu com os catraieiros, taxistas e mototaxistas para, juntos, avaliarem as possibilidades, como linhas de crédito da Afap, para atender as categorias. “Estou colocando uma equipe à disposição desses profissionais para, juntos, trabalharmos as soluções. São várias possibilidades para benefício desses trabalhadores”, informou Góes. 

Para um dos representantes dos catraieiros, José Ribamar Brito, a iniciativa passa segurança para a categoria que poderá contar com o apoio do governo. “Estão nos ouvindo, conversando e apresentando soluções”, afirmou.

A notícia da oferta de linhas de crédito também foi aceita pelas categorias. “Com a abertura da ponte a nossa economia vai melhorar e teremos mais clientes. Com a linha de crédito poderemos investir no nosso negócio e até mesmo adquirir novas motos, gerando mais empregos no município”, disse o mototaxista Francisco Morais.

CURIOSIDADES
- Durante o período colonial, Oiapoque era parte da Capitania do Cabo Norte. Nos primórdios do século XVI, os portugueses da América travam lutas com outros europeus, para estabelecer domínio territorial ao sul do rio Oiapoque - na época conhecido como rio de Vicente Pinzón - e ao norte do rio Amazonas, para expandir os impérios colonizadores que cada grupo representava. 

1945
O município foi criado em 23 de maio de 1945, através da lei 7578.

EXTREMO NORTE

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Hotel Hilton Barra é eleito, pelo segundo ano, um dos melhores hotéis do Brasil

O Hilton Barra Rio de Janeiro foi eleito o segundo melhor hotel de luxo do Brasil pelo Travellers’ Choice Awards. É o segundo ano consecutivo em que o hotel é um dos vencedores do prêmio. A primeira vez em que figurou na lista foi em 2016, seu primeiro ano de funcionamento. Ele ainda é destaque entre os dez melhores hotéis do país e recebeu também premiação pelo atendimento prestado aos hóspedes. O Hilton Barra é considerado o melhor da cidade pelos viajantes do Trip Advisor há cerca de um ano. O hotel tem cerca de 1000 avaliações no site e a excelência em serviços é o principal ponto destacado, além da vista de tirar o fôlego da piscina para a Pedra da Gávea e lagoas da região, além do menu do Abelardo, elaborado pelo chef Emiliano Sabino, especialmente o farto café da manhã.    

Sobre o Hilton Barra Rio de Janeiro
O Hilton Barra é o primeiro empreendimento da Hilton Hotels & Resorts no Rio de Janeiro. Situado na Avenida Abelardo Bueno, no coração da Barra da Tijuca, o hotel conta com 298 quartos e apresenta identidade visual única, com design e arquitetura contemporâneos que valorizam o estilo e a cultura brasileiros. O Hilton Barra possui 14.000 m² de espaço flexível para reuniões, incluindo 10 salas de reuniões e dois salões de festas, com capacidade total para até 500 convidados. Situado próximo aos aeroportos e com fácil acesso a escritórios corporativos, centros de convenções e shopping centers, além de áreas de entretenimento, incluindo Rio Arena, Cidade do Rock e Metropolitan. Acompanhe todas as novidades do Hilton Barra Rio de Janeiro no Facebook www.facebook.com/HiltonBarraRio e no Instagram @hiltonbarrario.

Sobre a Hilton Hotels & Resorts
Por quase um século, Hilton Hotels & Resorts tem recebido viajantes do mundo inteiro com muito orgulho. Com mais de 570 hotéis em seis continentes, Hilton Hotels & Resorts oferece o fundamento para uma experiência de viagem memorável e valoriza cada hóspede que entra em sua porta. Como a marca carro-chefe do grupo Hilton Worldwide, Hilton Hotels & Resorts continua a determinar os padrões de hospitalidade, oferecendo produtos inovadores e serviços que atendam às necessidades de viajantes. Hilton Hotels & Resorts faz parte do premiado programa Hilton HHonors. Os membros Hilton HHonors que reservam diretamente pelos canais de preferência da Hilton têm acesso instantâneo a benefícios, incluindo um desconto exclusivo que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar, conexão Wi-Fi padrão gratuita e serviços digitais como check-in online com seleção de quarto e chave digital, disponíveis exclusivamente através do aplicativo Hilton HHonors líder do setor.

Para reservas ou mais informações sobre o Hilton Barra Rio de Janeiro acesse o Site Oficial ou ligue (21) 3348-1000.   

CGU convoca prefeitos e prefeitas de todo o país a começar novo mandato comprometidos com a transparência pública

A Controladoria Geral da União (CGU) está convidando todos os chefes do executivo municipal a participarem do encontro ‘Município Transparente’, sobre combate à corrupção, gestão pública e controle das contas públicas!

O objetivo do evento é orientar os prefeitos eleitos e reeleitos sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, a partir de medidas de aperfeiçoamento da gestão; prevenção e combate à corrupção; e incentivo à transparência.

O Encontro será conduzido, na forma de capacitação, pelas equipes das Unidades Regionais do Ministério da Transparência nos 26 estados. O evento acontecerá em todas as capitais, exceto no Espírito Santo e em Sergipe, que sediarão, respectivamente, nas cidades de São Mateus e de São Cristóvão.

No Amapá, o Encontro será realizado pela Controladoria Regional da União do Estado, do dia 06 de fevereiro de 2017, das 14 às 18:00hs, no Auditório do SENAC, localizado na Av. Henrique Galucio, 1999 - Central, Macapá – AP.

O conteúdo programático inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Administração Pública.

Como o evento ocorrerá concomitantemente no país inteiro, o presidente Michel Temer gravará um vídeo especial aos prefeitos, o qual será apresentado na abertura do Encontro, seguido de vídeo com mensagem do ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Torquato Jardim. Após, serão ministrados os temas pelos auditores federais de finanças e controle da CGU no Amapá.

A princípio o evento estava fechado para os prefeitos e suas equipes, no entanto, a CGU abriu para a sociedade civil. 

Segue link de inscrição:

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

JUSTIÇA | As lições de vida do juiz federal João Bosco Soares

Um concurseiro sul-matro-grosense que não se deixa acomodar na chamada “zona de conforto” da magistratura e que protagoniza desfechos mais humanos na resolução dos conflitos que julga

Cleber Barbosa
Para a Revista Diário

Antigamente as pessoas chegavam até a dizer que ser juiz era como ‘ser Deus’, tamanha a importância do cargo, como também o distanciamento deles das chamadas pessoas comuns. Mas isso felizmente mudou e a Justiça passou a preconizar a conciliação e a aproximação das pessoas. O Judiciário do Amapá, diga-se de passagem, possui trabalho de vanguarda neste sentido, com inúmeros personagens que incorporaram muito bem esse novo perfil, como os juízes Marconi Pimenta, Elayne Cantuária, Décio Rufino e a hoje desembargadora Sueli Pini. Mas na esfera da Justiça Federal, o juiz João Bosco Costa Soares é hour concour, com seu despojamento e pragmatismo, fazendo com que suas decisões tenham alcance social.

PERFIL
Ele é natural de Cuiabá, no Mato Grosso, estado onde buscou também formação acadêmica e iniciou uma promissora carreira jurídica. Desde que foi transferido para o Amapá, logo chamou a atenção por seu perfil diferente, que o faz estar sempre presente nas grandes discussões que dizem respeito à cidadania, em que pese o princípio legal de que a Justiça só deve agir quando provocada. Foi assim que João Bosco liderou movimentos pela paz no trânsito, pela ação de garimpos, de assentados rurais e, mais recentemente, na defesa de que a ocupação da área do entorno do Aeroporto Internacional de Macapá seja feita de maneira organizada e planejada. Quase uma unanimidade, também provocou inimizades, que ele atribui simplesmente por ser “incompreendido”.
O magistrado costuma realizar diligências pessoalmente até as locações das partes do litígio, como áreas de invasão, reservas naturais, comunidades sobre pontes, assentamentos e até mesmo os gabinetes das autoridades locais e nacionais.
Para entender melhor a personalidade do magistrado e também a relevância do diálogo, a reportagem foi até seu gabinete, para aquilo que se chama atualmente de “papo reto”, antecedido apenas de um ritual que inclui percorrer ao lado dele algumas instalações do arrojado prédio da Justiça Federal na zona norte de Macapá, fruto de outra faceta de sua atuação, afinal foi sua articulação que resultou na alocação de emendas parlamentares para a construção da nova sede.

“Por que o trabalhador tem que ser empurrado para os cantos da cidade?”
Revista Diário – O senhor tem marcado sua passagem pelo Amapá pelo despojamento, agindo acima de tudo como cidadão antes de magistrado. Como cidadão brasileiro que tipo de demanda o senhor gostaria de ver resolvida?
João Bosco – A regularização fundiária é uma coisa que o Incra está devendo para o país, por exemplo. O Governo Federal investiu muito pouco nessa área o que tem sacrificado enormemente o desenvolvimento econômico do Amapá e outros Estados da Federação. Nós lamentamos muito essa situação, onde o posseiro não tem o título muito embora ocupe uma área há vinte, trinta ou quarenta anos. Isso é inconcebível, não podemos mais tolerar isso, o país tem que ter uma política fundiária.
Diário – Isso representa o que para o posseiro?
João Bosco – Dignidade. Com o título esse posseiro vai poder pegar empréstimos junto a instituições financeiras e assim desenvolver uma atividade econômica, trazendo emprego e renda para si e para o Estado.
Diário – Os admiradores do seu trabalho salientam a maneira como o senhor se identificou com o Amapá, já tendo recebido o título de cidadão amapaense, tendo optado por ficar aqui, mesmo diante da movimentação na carreira a que tinha direito. O senhor também gosta de tomar açaí?
João Bosco – Eu adoro açaí… (risos).
Diário – É por essa e outras que está conosco esse tempo todo… Mas uma das causas que o senhor atuou foi com relação a urbanização da área do entorno da Infraero em Macapá. A quantas anda esse projeto?
João Bosco – É uma área de aproximadamente 642 hectares, está encravada no centro da cidade, está subutilizada, suscetível a invasões e de uma ocupação desordenada, então diversas autoridades se mobilizaram, para que essa área seja ocupada racionalmente. O Estado do Amapá apresentou um plano de urbanização para essa área, a partir de discussões com diversos segmentos, como Ministério Público, os Parlamentos, a Justiça Federal, com todos nós contribuindo.
Diário – Essa ocupação tem que tipo de foco ou direcionamento doutor João?
João Bosco – As vertentes para essa urbanização são basicamente a moradia, pois nós temos que atender a população de baixa renda através de recursos federais para habitação que existem, mas também podemos ter uma parte dessa área voltada à população de classe média que mora mal, pagando aluguel, por exemplo, seja verticalizando, seja licitando terrenos. Temos que ter também áreas para o setor institucional, como prédios públicos, o judiciário, promotoria, defensoria pública, enfim, todo um aparelho que o poder público necessita edificar.
para essa urbanização são basicamente a moradia, pois nós temos que atender a população de baixa renda através de recursos federais para habitação que existem, mas também podemos ter uma parte dessa área voltada à população de classe média que mora mal, pagando aluguel, por exemplo, seja verticalizando, seja licitando terrenos. Temos que ter também áreas para o setor institucional, como prédios públicos, o judiciário, promotoria, defensoria pública, enfim, todo um aparelho que o poder público necessita edificar.
Diário – A ideia é transferir para lá boa parte dos órgãos públicos?
João Bosco – O Centro Administrativo de Macapá hoje está asfixiado, estrangulado mesmo, daí a necessidade de se redimensionar a localização desse conglomerado administrativo e para isso essa área da Infraero pode ser vital para resolvermos esse problema.
Diário – Estados como o seu Mato Grosso rompeu as barreiras com o passado e edificaram novos centros administrativos fora dos bairros centrais da Capital, dando início a novas áreas urbanas planejadas e pensadas para o futuro, é isso que defende?
João Bosco – Exatamente. Tanto em Cuiabá como em Campo Grande os centros administrativos são fora do eixo central da cidade. Macapá pode seguir esse modelo.
Diário – Essa mobilização em torno da ocupação dessa área da Infraero resultou inclusive na mudança do plano de se construir uma segunda pista de pouso para o aeroporto de Macapá, que seriam perpendiculares e agora deverão ser paralelas. É isso mesmo?
João Bosco – A Infraero recuou sim com relação a uma segunda pista e se o fizer fará mesmo perto da outra, portanto sobrará mais área para a expansão da cidade, que possui uma malha viária concentrada demais o que chega a ser traumático, pois nós temos que ter uma malha difusa daí defendermos a ocupação ordenada da área da Infraero, que servirá para dar melhores condições de mobilidade urbana para Macapá.
Diário – Daí então ter esse pensamento de uma expansão também comercial para este novo setor da cidade?
João Bosco – Exatamente. É possível destinar através de licitação parte dessa área para o segmento empresarial, como concessionárias de veículos, postos de gasolina, farmácias, além do aparelho público, como hospitais, creches, enfim.
Diário – Até mesmo a nova Sede da Justiça Federal foi construída naquela área não é mesmo?
João Bosco – A nossa sede foi muito bem construída sim, inclusive daí porque eu defendo que o ganho social com a urbanização da área da Infraero será imenso e as futuras gerações irão agradecer o presente por essa ação.

MÚSICA | Portugal recebe o cantor amapaense Osmar Júnior

Um dos mais consagrados cantores e compositores amapaenses está de malas prontas para uma jornada internacional, na Europa. Universidades de Portugal querem saber mais a respeito da música amazônida feita por gente como o nosso “Poetinha”.
Cantor e compositor amapaense Osmar Júnior

Por Cleber Barbosa
Para a Revista Diário

Por muitos anos as pessoas se perguntavam sobre quando o chamado “sul maravilha” iria descobrir a música popular amapaense, afinal são tantos os talentos locais que embalam gerações de amapaenses (nascidos ou não aqui) com uma qualidade musical inquestionável. Gente como o cantor e compositor Osmar Júnior, 53, que ao completar trinta anos de carreira está realizando um sonho – cantar (e falar) sobre as coisas tucujus para plateias europeias.
O convite partiu da Universidade de Coimbra, onde pesquisadores amapaenses estiveram participando de cursos de doutorado. Mas o destaque nessa agenda por terras lusitanas será a participação de Osmar no Festival de Cultura de Óbidos (sim a cidade homônima e original da paraense Óbidos). Mas nas duas semanas que ele deve passar em Portugal será possível realizar shows e até palestras. “Quero ter a oportunidade de falar mais sobre a Amazônia, especialmente a parte que nos cabe, que é o Amapá, estado mais preservado do Brasil”, diz Osmar, que julga termos (os amapaenses) autoridade para falar no assunto.
Para isso, o artista amapaense preparou uma série de produções em áudio e vídeo sobre o meio ambiente tucuju.  “Na verdade a gente sempre falou da nossa natureza, nossa fauna e flora e principalmente de nossa gente. Foi isso o que atraiu os europeus a conhecerem melhor nosso trabalho”, diz Osmar, que começou sua carreira com o Movimento Costa Norte.

CAUSA
A primeira incursão da música amapaense em solo europeu foi no final da década de 1990, quando o grupo Senzalas gravou um Cd na Alemanha. O grupo, formado por Joãozinho Gomes, Val Milhomen, Amadeu Cavalcante e Zé Miguel, também integrava o Costa Norte. O próprio Osmar Júnior esteve na Europa, há alguns anos, fazendo apresentações na Itália.
Ele diz que muita gente se arvora a falar e defender o meio ambiente e a floresta amazônica, mas a maioria gringos e artistas que pouco ou nada tem a ver com a realidade local. “Agora mesmo o Rock in Rio injetou um capital forte em Manaus, mas apresentou Ivete Sangalo e uma cantora de ópera, nada contra, mas e o boi de Parintins, o Tiago de Melo? E os outros produtores de cultura da Amazônia?”, questiona o cantor, que acrescenta “minha música sempre gritou isso, assim como outros artistas regionais que não podem ser esquecidos”.
A onda preservacionista não pode deixar de reverenciar os talentos que fazem sua arte como testemunho de convivência com a natureza.

ECONOMIA | Carnaval, férias e festas aquecem comércio eletrônico no Brasil

A combinação carnaval, férias e festas vem movimentando o comércio eletrônico no País. Com o smartphone em mãos é possível pesquisar e adquirir, facilmente, desde a passagem e a hospedagem até as entradas para atrações que deseja visitar. "Dessa forma, o comprador evita filas e aproveita melhor a viagem", destaca Celina Ma, gerente de Marketing do Mercado Pago, empresa de tecnologia financeira, que atende a diversas lojas online desse segmento.

Na Rodoviariaonline, e-commerce de passagens rodoviárias para todo o país, os destinos mais procurados são Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Em dezembro de 2016, as vendas foram 57% maiores que no mesmo mês de 2015, atingindo a melhor marca para o período desde que o site entrou no ar há 10 anos. "Esperamos manter esse crescimento também em janeiro. Esses resultados refletem o movimento do varejo físico em direção ao digital, com a democratização da internet. Hoje, mais de 65% dos acessos à nossa plataforma já são feitos por mobile, o que mostra que esse ambiente está em plena ascensão e tem muito potencial para continuar expandindo", disse Robson Bueno, coordenador de Marketing da empresa.

Para o site Tchê Ofertas, especializado na venda de produtos e serviços no Sul do Brasil, a alta temporada chegou ainda em novembro do ano passado, com as buscas por pacotes para o Natal Luz de Gramado. Agora, o destaque de vendas vai para as ofertas na Serra Gaúcha e no litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. "Tivemos um incremento de 300% nas buscas dentro da categoria Lazer do site só em dezembro e seguimos no mesmo ritmo em janeiro. Isso se deve, em grande parte, aos parques aquáticos que chamam a atenção das famílias durante as férias. Há muitas vantagens no e-commerce para quem pretende vir para a região, como comparar os preços, escolher entre as diferentes formas de pagamento e planejar o roteiro com antecedência. Notamos que os compradores do Nordeste e Sudeste, por exemplo, começam a comprar passeios, entradas para atrações e ofertas em restaurantes e hotéis três meses antes da viagem", explica Adriano Kalil, diretor do site.

Sobre o Mercado Pago

O Mercado Pago possui doze anos de trajetória na América Latina e mais de 159 milhões de usuários. Presente em oito países - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela - Mercado Pago oferece diversas soluções para garantir a melhor experiência de compra para o consumidor: aplicativo para transações via celular ou tablet, tela de pagamento no aplicativo nativo de diversas lojas online, tela de pagamentos para pagamentos via web e maquininhas de cartão para pagamentos presenciais.

O Mercado Pago conta com a tecnologia mais avançada em segurança na Internet e com uma equipe de especialistas em finanças, tecnologia e segurança da informação, com ampla experiência no desenvolvimento de serviços financeiros online. No terceiro trimestre de 2016, o Mercado Pago registrou 36,8 milhões de transações de pagamentos na América Latina, 67% a mais do que no mesmo período de 2015. A empresa também alcançou um volume de pagamentos, nesse trimestre, de US$ 2,1 bilhões.

TURISMO | 80% dos hóspedes querem usar seus smartphones para acelerar o check-in

Zebra Technologies Corporation (NASDAQ: ZBRA), líder global em soluções e serviços que dão às empresas visibilidade em tempo real sobre suas operações, divulgou hoje os resultados do ZebraHospitality Vision Study, um estudo que analisou o setor hoteleiro e de resorts, tendências nas preferências dos turistas e requisitos tecnológicos que afetam a satisfação geral deles.  

O estudo revelou que mudanças nas expectativas dos consumidores em relação a WiFi rápido, bom atendimento para hóspedes e recompensas pela fidelidade têm exigido da indústria de hospitalidade investimentos em tecnologia que aprimorem a experiência do hóspede e ofereçam maior conveniência como check-in via smartphone, ofertas e serviços baseados na localização e programas de fidelidade habilitados digitalmente.

Hotéis/resorts na América Latina estão se movendo mais rápido na direção da implementação de tecnologias baseadas na localização; nessa região, os hóspedes também têm as expectativas mais elevadas em termos do atendimento pessoal recebido das equipes dos hotéis/resorts.

Maior acesso
  • Para ajudar a equipar os funcionários com computadores portáteis para maior interação com os hóspedes, expandir os serviços de localização para hóspedes e garantir acesso sem fio confiável, 77% dos hotéis/resorts pesquisados em todo o mundo estão expandindo a cobertura Wi-Fi.
  • 66% dos hóspedes relatam que têm uma melhor experiência quando os atendentes usam as mais recentes tecnologias e 80% dos hóspedes expressaram o desejo de usar seus smartphones para acelerar o check-in.
Ofertas personalizadas e programas de fidelidade
  • Quase três quartos (72%) dos hóspedes entrevistados gostam de hotéis que personalizam mensagens e ofertas, e 75% estão dispostos a compartilhar informações pessoais, como gênero, idade e endereço de e-mail, em troca de promoções e cupons personalizados, serviços de prioridade ou pontos em programas de fidelidade.
Serviços baseados na localização
  • Para criar vantagens e ofertas altamente personalizadas, 83% dos hotéis/resorts pesquisados estão planejando implementar tecnologias baseadas na localização dentro do próximo ano – priorizando o reconhecimento de hóspedes e recursos analíticos, ofertas móveis orientadas pela posição geográfica, promoções especiais e upgrades.
  • O estudo mostra que os hóspedes se sentem menos confortáveis em compartilhar sua localização do que informações pessoais, embora as atitudes sejam diferentes entre gerações.  Uma parcela de 34% da Geração Milênio se sente confortável em compartilhar sua localização atual em comparação com a fatia de 13% de pesquisados com 50 a 64 anos de idade.

"O setor de hospitalidade está se tornando um mercado cada vez mais competitivo, especialmente com o aumento de hotéis de nicho e sites de casas de aluguel. Para continuar a atrair hóspedes, hotéis e resorts estão fazendo investimentos significativos em tecnologia para melhorar seus serviços. Isso inclui permitir que os hóspedes – 92% dos quais carregam um smartphone – usem seus celulares para fazer tudo, desde pedir comida até receber mensagens de texto sobre a preparação dos quartos e possíveis upgrades. Embora o impacto da tecnologia varie de acordo com mercado, a revolução digital está mudando o modo como os hotéis interagem com seus hóspedes em todas as regiões. A Zebra continuará fornecendo soluções que ajudem a tornar as equipes dos hotéis mais eficientes e mais engajadas com os hóspedes”, explica Jeff Schmitz, vice-presidente sênior e diretor de marketing da Zebra Technologies.

Histórico e metodologia da pesquisa
  • Cerca de 1.200 profissionais de TI, operações, marketing ou serviços para hóspedes de hotéis e resorts e mais de 1.680 consumidores foram entrevistados dois estudos globais separados.
  • O primeiro estudo se concentrou na visão do setor de hotéis/resorts sobre demandas dos hóspedes, tecnologias e planos de serviços estratégicos e visão de futuro. O segundo estudo mensurou as preferências, requisitos tecnológicos e opiniões dos turistas sobre fatores que influenciam sua satisfação geral em hotéis e resorts.


Sobre a Zebra
Com a visibilidade incomparável que a Zebra (NASDAQ: ZBRA) garante, as empresas se tornam tão inteligentes e conectadas quanto o mundo em que vivemos. Informações em tempo real – geradas a partir de soluções avançadas, incluindo hardware, software e serviços – dão às organizações a vantagem competitiva que precisam para simplificar operações, saber mais sobre seus negócios e clientes e capacitar seus profissionais móveis para que sejam bem-sucedidos no mundo centrado em dados de hoje. Para obter mais informações, visite www.zebra.com. Siga-nos noLinkedInTwitter e Facebook.

Notas da coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 20 de janeiro de 2017.

De volta

Depois de alguns dias de internação em hospital, estamos retomando este contato diário com você leitor ou leitora desde modesto ‘escriba’. Entrei para o time daqueles que sofrem da dor de hérnia de disco coisa, aliás, extremamente comum, infelizmente.
 
Ereto

De tanta informação sobre dores na coluna, chama a atenção a reflexão de Reginaldo Borges, que lembra ter sido culpa do homem decidir manter-se de pé e não apoiado em quatro membros, como na pré-história.

Fisioterapia

Uma dúvida frequente sobre quem sofre de dores lombares provocadas por lesões ou desgastes da coluna vertebral é a indicação de cirurgia corretiva. Sempre há riscos, claro. Alternativa, entretanto é lenta.

Teori

E o dia fechou ontem com uma notícia pesada, aliás, pesadíssima. Foi acidente ou tem algo por trás da queda do avião que levava o ministro relator da Operação Lava Jato, na Corte Suprema do nosso país?

Conspiração

A morte do ministro Zavascki, de 68 anos após queda de avião em Paraty (RJ) fez muita gente lembrar do acidente que vitimou o então candidato a presidente Eduardo Campos. E também caso Celso Daniel.

Alternativas
 
Na foto o professor Dagoberto da Silva Júnior, atual coordenador de Pós-graduação da Faculdade Estácio no Amapá.  Ele prega a qualificação como a saída para a crise. “Investir em educação de qualidade é fundamental”, diz o especialista ouvido em post de nossa página.

No rádio

O Ministério do Trabalho divulgou ontem no fim da tarde os resultados de novembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os dados serão disponibilizados pela internet, mas amanhã teremos um especialista analisando os dados em nosso Conexão Brasília. Se liga às 7 horas.

Shopping

Sábado também tem novidade para os amantes dos ritmos que queimam calorias com muita descontração e irreverência. Eles já podem se programar para a aula de ritmos do projeto Garden Saúde, a partir das 16 horas. Programação gratuita e aberta ao público. Regra é perder calorias sem precisar de equipamentos.

Estudos

Com a crise econômica, política e financeira, empresas estão ficando menores, seja por falência ou mesmo demissões. Por isso, quando os empresários precisam escolher quem sai e quem fica, os colaboradores mais qualificados têm mais vantagens.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

TURISMO | A cidade de Macapá revencia sua BEIRA-RIO!

Todos os caminhos levam a ela. A orla da capital dos amapaenses ainda é o maior cartão-postal da cidade, recanto para onde  convergem gerações e gerações de moradores do lugar
A paisagem urbana da cidade de Macapá jamais pode ser dissociada do fato de estar localizada às margens do Rio Amazonas, o maior do planeta em volume e em extensão.
Por Cleber Barbosa
Para a Revista Diário

A orla de qualquer cidade fluvial é sempre a maior referência para seus moradores e visitantes. E quando o rio em questão é o maior do mundo então nem se fala. O fato é que a Beira-Rio de Macapá é um desses lugares que não podem deixar de ser mostrados aos turistas e até mesmo parentes de quem mora no lugar. Profissionais do setor como o guia Marcelo de Sá, diz não ser raro testemunhar gente indo às lágrimas só pelo fato de estar de frente com o Amazonas – reconhecido recentemente como o maior do mundo tanto em volume d’água como em extensão.
De fato, todos os caminhos da cidade levam à orla, tanto que as primeiras edificações são localizadas exatamente às proximidades dela, como a Igreja de São José e a Fortaleza. De manifestações políticas ou até mesmo comemorações esportivas tudo é levado para a “frente da cidade”, como as pessoas costumam se referir a essa região geográfica de Macapá.
De uns tempos para cá, inclusive, as famílias passaram a cultivar hábitos sadios, como fazer caminhadas e corridas, bem como ginástica em grupo. “Há bem pouco tempo também a gente passou a vir para cá fazer um piquenique. Vi isso numa viagem à Europa e achei chique”, diz, descontraída, a empresária Carla Milesky, 45, que nasceu no Paraná e que mora no Amapá desde 1995. Ela acrescenta ainda que o fato de estar às margens do rio-mar empresta um forte apelo a essa deliciosa prática de boa convivência com a Beira-Rio.
Alumas pessoas, entretanto, ainda se ressentem apenas de uma convivência mais aproximada com o rio, como tomar banho em suas águas. A orla ganhou os chamados muros de arrimo, que protegem as ruas da ação da força das marés, mas que acabam dificultando a entrada de banhistas. Fica então uma boa dica aos candidatos a prefeito. Ou prefeita.

CURIOSIDADES
O fato de Macapá ser a única capital brasileira banhada pelo Rio Amazonas é algo especial. Mas que pode ser ainda mais valorizada, algo que agregue valor, como se diz. Especialistas como o arquiteto e urbanista Alberto Tostes, diz que a capital do Amapá não tem um projeto integrado que valorizasse a orla, além do perímetro entre o bairro Perpetuo Socorro ao Araxá. “Macapá tem uma orla espetacular, poucas cidades na região tem isso na sua paisagem”, elogia o especialista.

ENTREVISTA | Advogado mais jovem do país é amapaense

O mais jovem advogado do país é amapaense. Paulo Brasiliense tem 25 anos e é considerado uma das maiores promessas da carreira jurídica por aqui, aprovado antes dos 20 anos na OAB. Ele atualmente é advogado militante, mas também se dedica se dedica aos estudos, afinal se prepara a prestar concurso público. quer ser procurador da República ou juiz de Direito. Para isso diz que estuda de 16 a 17 horas diárias e ainda toca a atividade da advocacia, sacrificando as noites e madrugadas que seriam para o descanso. Ele foi ao rádio dar uma entrevista ao programa Conexão Brasília, ocasião em que falou sobre outros aspectos das ciências jurídicas e, claro, declarou-se defensor da obrigatoriedade do exame de ordem, ressalvando apenas que a maneira com que a exigência é feita poderia mudar.

Cleber Barbosa
Para a Revista Diário

Revista Diário – O senhor foi considerado o mais jovem advogado do país, mas não se coloca em posição de reivindicar isso oficialmente. Se vier a acontecer melhor será não é mesmo?
Paulo Brasiliense – Melhor será, mas eu particularmente não dou tanta relevância a isso não. Aqui no Amapá a gente teve um aumento do ingresso dos jovens nas instituições de ensino superior, independentemente de serem públicas ou privadas e todas as ciências, apesar de algumas ainda serem muitos restritas, como medicina que chegou recentemente. Mas a gente tem um déficit educacional muito grande então eu na minha área do conhecimento, das ciências jurídicas, sei que poder ingressar muito cedo foi um privilégio e fico feliz e esperançoso de que isso muito breve seja uma realidade para muito mais pessoas.

Diário – E o fato de ser jovem, traz algum tipo de obstáculo, preconceito ou atrapalha em alguma coisa nesse mercado tão concorrido que é o do Direito?
Paulo – Talvez. Eu entrei com 15 anos na área do Direito e muita gente dizia que chegava a ser nojento determinadas disciplinas do curso, alegando que alguns meandros do processo penal, algumas situações específicas, sabe? É porque querendo ou não o Direito é um reflexo de fatos sociais que geram relevância para o Estado. Então tem situações sociais que são moralmente muito agressivas para valores sociais e ao mesmo tempo trazem aquele mau gosto social, entende?

Diário – Como processos de homicídios?
Paulo – Exatamente, quando a gente trata com a vida, então muitas vezes para mera formação acadêmica é exigido que você presencie situações de fato, então imagine uma pessoa de 16 anos, como era o meu caso, ter contato com esse tipo de situação. Mas eu recebi muito bem todos esses tipos de situações, mas a bem da verdade é necessária uma maturidade para atuar nisso, na área do Direito, pois a repercussão na vida da pessoa é muito grande.

Diário – E sabendo disso é que muita gente tenha algum tipo de discriminação em relação a sua pouca idade?
Paulo – Algumas pessoas pensam como uma pessoa mais jovem que elas podem lhe orientar. Mas graças a Deus eu não pareço tão jovem, então isso me ajudou a disfarçar… [risos] Mas chegava algum momento que alguém falava sim.

Diário – O senhor está com quantos anos?
Paulo – Tenho 25 anos, estou atuando na advocacia a algum tempo, alguns anos.

Diário – E sobre a discussão em torno da obrigatoriedade do Exame de Ordem, qual a sua opinião a respeito dessa exigência?
Paulo – A minha opinião é que é constitucional [a exigência], não porque o STF decidiu, o que leva muita gente a imaginar que a ordem jurídica se pereniza, o que eu discordo desse entendimento, pois somos aplicadores do Direito então podemos divergir. É claro que quando o STF bate o martelo, e ele guarda a Constituição, aí não tem o que discutir, a gente vai ter que aceitar. Mas nesse ponto específico nessa decisão que eles deram eu concordo. Mas tem um determinado dispositivo do Artigo 5º, salvo engano o inciso 14, ele dá uma abertura para a lei infraconstitucional, para que regule uma situação, que é muito abrangente, é uma norma constitucional de eficácia contida, ela dá liberdade a todo brasileiro de conseguir qualquer trabalho, ofício ou profissão, só que ela fala: “atendidas as condições que a lei estabelecer”.

Diário – E a legislação específica para o exercício da advocacia, diz o que?
Paulo – A lei 8.916 que é o estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, no seu artigo 8º ele exige o exame de ordem como um dos requisitos, logo, juridicamente essa exigência é compatível de acordo com a Constituição Federal.

Diário – Daí o senhor ser de opinião favorável à exigência do exame da OAB?
Paulo – Eu falava em nível da ordem jurídica brasileira. A minha opinião pessoal é de que ele deve ser exigido, talvez não da forma com que vem sendo exigido, é esse que é o grande problema. Até países que vem do “common law”, desse Direito que tem muita base jurisprudencial, mais do que a própria legislação formal, como é o caso dos Estados Unidos, lá o exame da ordem é normal, inclusive jamais se é discutido. O exame de ordem é sim necessário, pois o profissional do Direito tem uma atuação muito peculiar e ele tem que ter algum crivo formal para estabelecer esse título de atuação como advogado.

Diário – O bacharel em direito tem um vasto campo de possibilidades de atuação. No seu caso em particular foi sua opção advogar ou o seu sonho profissional está por se realizar?
Paulo – A verdade é que eu tenho outro sonho profissional. As pessoas até se assustam quando digo que estudo de 16 a 17 horas por dia em média, isso depois de haver me formado, pois na época de faculdade eu não tinha tempo para estudar tanto para concurso. Agora estou estudando cada vez mais, pois tenho como visão o cargo que almejo como profissão é exercer o cargo de procurador da República e sei que atualmente é um concurso desumano… [risos] A carga de conhecimento jurídico exigida é muito alta e sabendo disso e também que muitas pessoas também estão lutando para isso, estou me esforçando evidentemente para entrar nesse hall diria até seleto, em vista da grande concorrência e que salvo engano aqui em Macapá não existe nenhum procurador da República que seja amapaense.

Diário – O Brasil é tido como um campeão de produção de legislação, mas que não são cumpridas. Aqui se diz que há leis que pegam e outras não. Já os Estados Unidos levam a fama de que lá as leis se cumprem. O que há para explicar esse fenômeno?
Paulo – Esse é um tema complexo demais. Eu resumiria dizendo que é uma questão de aplicabilidade. Numa visão fática, a estrutura abstrata que é o Estado, aqui no Brasil querendo ou não os agentes públicos e a própria população, que são agentes integrantes dessa estrutura, a ordem jurídica nada mais é do que um reflexo formal de valores que foram incrustados através dos elementos culturais desse povo, de nós brasileiros. Só que quando a população tenta se desvencilhar dessa ordem jurídica feita por seus representantes, os legisladores, quando é possível burlar o brasileiro faz. E como a gente vê nos noticiários, os agentes públicos, que não deveria ser a regra, sempre existem situações de corrupção e muitas outras passíveis de investigação.

Diário – E para que a legislação brasileira possa ser mais aplicável o que é necessário?
Paulo – Uma mudança de perspectiva tanto da população como dos agentes públicos.

Diário – Uma mudança não apenas comportamental, mas cultural até, o senhor diria?
Paulo – Sim, o que é muito mais difícil. Mas só que tornar os meios coercitivos de aplicabilidade da norma mais efetivos, ou seja, o cidadão e o agente público saberem que caso transgridam a norma eles vão ser responsabilizados, seria um grande avanço já no sentido de trazer a eficácia. Mas a única situação para isso é a pessoa entender que aquilo é importante, se o agente público entender que se ele der valor a dignidade da função pública, aos recursos públicos, enfim.

Diário – Daí o senhor ser de opinião favorável à exigência do exame da OAB?
Paulo – Eu falava em nível da ordem jurídica brasileira. A minha opinião pessoal é de que ele deve ser exigido, talvez não da forma com que vem sendo exigido, é esse que é o grande problema. Até países que vem do “common law”, desse Direito que tem muita base jurisprudencial, mais do que a própria legislação formal, como é o caso dos Estados Unidos, lá o exame da ordem é normal, inclusive jamais se é discutido. O exame de ordem é sim necessário, pois o profissional do Direito tem uma atuação muito peculiar e ele tem que ter algum crivo formal para estabelecer esse título de atuação como advogado.

Diário – O bacharel em direito tem um vasto campo de possibilidades de atuação. No seu caso em particular foi sua opção advogar ou o seu sonho profissional está por se realizar?
Paulo – A verdade é que eu tenho outro sonho profissional. As pessoas até se assustam quando digo que estudo de 16 a 17 horas por dia em média, isso depois de haver me formado, pois na época de faculdade eu não tinha tempo para estudar tanto para concurso. Agora estou estudando cada vez mais, pois tenho como visão o cargo que almejo como profissão é exercer o cargo de procurador da República e sei que atualmente é um concurso desumano… [risos] A carga de conhecimento jurídico exigida é muito alta e sabendo disso e também que muitas pessoas também estão lutando para isso, estou me esforçando evidentemente para entrar nesse hall diria até seleto, em vista da grande concorrência e que salvo engano aqui em Macapá não existe nenhum procurador da República que seja amapaense.

Diário – O Brasil é tido como um campeão de produção de legislação, mas que não são cumpridas. Aqui se diz que há leis que pegam e outras não. Já os Estados Unidos levam a fama de que lá as leis se cumprem. O que há para explicar esse fenômeno?
Paulo – Esse é um tema complexo demais. Eu resumiria dizendo que é uma questão de aplicabilidade. Numa visão fática, a estrutura abstrata que é o Estado, aqui no Brasil querendo ou não os agentes públicos e a própria população, que são agentes integrantes dessa estrutura, a ordem jurídica nada mais é do que um reflexo formal de valores que foram incrustados através dos elementos culturais desse povo, de nós brasileiros. Só que quando a população tenta se desvencilhar dessa ordem jurídica feita por seus representantes, os legisladores, quando é possível burlar o brasileiro faz. E como a gente vê nos noticiários, os agentes públicos, que não deveria ser a regra, sempre existem situações de corrupção e muitas outras passíveis de investigação.

Diário – E para que a legislação brasileira possa ser mais aplicável o que é necessário?
Paulo – Uma mudança de perspectiva tanto da população como dos agentes públicos.

Diário – Uma mudança não apenas comportamental, mas cultural até, o senhor diria?
Paulo – Sim, o que é muito mais difícil. Mas só que tornar os meios coercitivos de aplicabilidade da norma mais efetivos, ou seja, o cidadão e o agente público saberem que caso transgridam a norma eles vão ser responsabilizados, seria um grande avanço já no sentido de trazer a eficácia. Mas a única situação para isso é a pessoa entender que aquilo é importante, se o agente público entender que se ele der valor a dignidade da função pública, aos recursos públicos, enfim.

Perfil…

Paulo Ronaldo Santos Brasiliense tem 25 anos de idade, nasceu em Macapá (AP) e é solteiro. Estudou em escolas públicas até concluir o ensino médio, pela Escola Estadual Tiradentes, quando ingressou no curso de Bacharelado em Direito pelo CEAP (Centro de Ensino Superior do Amapá), tendo concluído sua graduação em 2011. No mesmo ano prestou o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tendo sido aprovado para o exercício da profissão aos 20 anos de idade. Durante os estágios profissionais, chamou a atenção de magistrados e procuradores, bem como garantido uma agenda de clientes importantes que identificaram nele um talento excepcional. Atualmente exerce a profissão e estuda muito para fazer concurso público.

SAÚDE | Projeto aberto ao público oferece aula de ritmos para amantes da boa forma

Os amantes dos ritmos que queimam calorias com muita descontração e irreverência já podem se programar para a aula de ritmos do projeto Garden Saúde, neste sábado (21) a partir das 16h. Programação gratuita e aberta ao público.

Segundo um dos instrutores de ritmo do projeto, Henrique Angelim, as aulas de dança caem no gosto dos adeptos de ritmos como forma de perder calorias sem precisar de equipamentos, pesos ou exercícios estáticos. “A proposta é deixar o corpo bem leve, começar com músicas de ritmo mais cadenciado e ir aumentado até chegar à exaustão, e então dar uma quebrada (pausa).”

Trabalhar a queima de calorias ao som de ritmos dançantes de aceleração crescente consegue atingir a queima de até 600 calorias, de acordo com Angelim. O processo é semelhante ao hit, a nova febre das academias. Porém, o Hit ao contrário da dança, trabalha o alcance do nível da exaustão com a alternância de exercícios com a troca de equipamentos. “No projeto Saúde Garden, o objetivo é proporcionar bem estar”, assegura Angelim, que recomenda que os interessados compareçam às aulas com tênis e trajes confortáveis.

Foto: Rafael kline

EDUCAÇÃO | Especialista dá dicas de como se manter no mercado de trabalho

Professor Dagoberto Siva, coordenador de pós-graduação da Faculdade Estácio
Com a crise econômica, política e financeira, as empresas estão a cada dia ficando menores, seja por falência ou mesmo demissões. Por isso, quando os empresários precisam escolher quem sai e quem fica, os colaboradores mais qualificados têm mais vantagens.
Dessa forma, a melhor saída é se qualificar. Hoje em dia, uma graduação só não é o suficiente para garantir vaga de emprego, por isso, é melhor não estagnar e seguir estudando para poder se posicionar no mercado de trabalho.
A Publicitária, Suellen Trindade, trabalha com direção de arte e pretende aumentar sua renda financeira. Para isso, ela resolveu investir em um curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior. “Quero expandir meus conhecimentos e trabalhar como professora, pois com duas possibilidades de emprego posso aumentar a minha renda”, afirma Suellen.
Segundo o Coordenador de Pós-graduação da Estácio no Amapá, Dagoberto da Silva Júnior, a qualificação é a saída para a crise. “Investir em educação de qualidade é fundamental, principalmente em momentos como estes em que ter um bom currículo faz toda a diferença na hora de se manter ou mesmo conseguir um emprego”, explica Dagoberto.
O Coordenador ainda pontua que “o indivíduo deve ser flexível diante das novas oportunidades. Isso fará dele um candidato mais respeitado e desejado pelas empresas. De fato, a graduação já não basta. Em uma economia em crise e num mercado altamente competitivo, muitos estão buscando uma especialização para não ficar de fora do mercado de trabalho. Que está atento a profissionais capacitados e em época de crise isso fica ainda mais evidente”, reforça Dagoberto.
A situação faz com que empresários busquem pessoas com competências necessárias para assumir determinados cargos e desempenhar com maestria as atividades. O investimento na qualificação faz com que o profissional desenvolva e aprimore habilidades, tendo mais chances de crescimento na área em que atua e de manter a empregabilidade em período de corte de serviços.

Fonte: Diani Correa
Comunicação Estácio - Núcleo Amapá

PUBLICIDADE