Editor de Turismo
Com foco na sustentabilidade do rio Araguari e, buscando retorno social, econômico e ambiental para aquela localidade, o prefeito Elcias Borges, de Ferreira Gomes, a 130 quilômetros de Macapá, buscou parceria com a Capitania dos Portos do Amapá, resultando em diversas ações ocorridas durante a semana. O pano de fundo, é a abertura da cidade para o chamado turismo receptivo, que por lá ocorre o ano inteiro.
A Marinha no Amapá possui um programa de atividades pelos 25 municípios de sua jurisdição, sendo 16 no Amapá e mais 09 no Pará. Para se ter uma ideia do tamanho da área a ser guarnecida do ponto de vista operacional e também da segurança da navegação fluvial, estão sob a tutela da Capitania dos Portos do Amapá os municípios de Altamira, no Pará e Oiapoque, no Amapá.
Comandante da Capitania dos Portos, Lúcio Ribeiro, durante encerramento dos cursos |
Dentre as ações desenvolvidas houve operação de fiscalização do Tráfego Aquaviário, Curso de Aquaviário, Renovação de Carteiras Marítimas, Cobertura de Eixo de Embarcações com orientações para a implantação do projeto de lei para ordenamento da orla do município, de acordo com o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro é de responsabilidade do município.
Um balanço parcial das ações dos militares da Marinha aponta para um número de sessenta pessoas capacitadas (entre homens e mulheres), tendo sido vinte cinco o número de embarcações fiscalizadas com quatro apreensões até a última sexta-feira e, um total de quinze kits de proteção de eixos de embarcações instalados, para prevenção ao acidente de escalpelamento.
Infrações - Foram identificadas pela equipe inspeção naval as seguintes irregularidades: tripulantes não habilitados, embarcações não registradas junto a Capitania e ausência do uso colete, uma das maiores causas de óbitos em nossos rios.
Para o capitão dos portos, a Marinha apenas cumpre suas atribuições. “Estamos viabilizando a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e nas hidrovias, além da prevenção da poluição hídrica com vistas a confiabilidade da viagem e convivência harmônica para os usuários do rio Araguari”, afirma o Capitão.
Lagos das hidrelétricas podem virar ‘point’
O empresário Caetano Soares Pinto, do ramo dos esportes náuticos no Amapá, diz que um dos potenciais do Rio Araguari são os esportes náuticos. E ele cita os reservatórios que serão formados pelas novas usinas hidrelétricas que se instalam na região de Ferreira Gomes e Porto Grande, como possíveis impulsionadoras dessas atividades. Em situações normais, o Araguari registra pontos onde a navegação é limitada, pelo grande número de corredeiras, cachoeiras e pedras. No entanto, à medida em que se aproxima de sua foz, torna-se um dos mais belos e propícios cursos d’água navegáveis do Amapá.
O comandante da Capitania dos Portos, entretanto, lembra que o segmento dos esportes e recreio também são fiscalizados pela Marinha do Brasil e que para a organização de uma marina, clube náutico ou coisa do gênero é preciso seguir à risca o regulamento de legalização dessas práticas. “Até mesmo um evento, uma prova, uma regata, precisa ter a autorização da Capitania e obedecer a um rigoroso plano de segurança, especialmente no que se refere à destinação de áreas para banhistas e para o trânsito de embarcações, diz.
A segurança fluvial é o mais importante no incremento dos esportes náuticos
A forma natural como vem se desenvolvendo as atividades da cadeia produtiva do turismo no município de Ferreira Gomes, local de aproximadamente 9 mil habitantes, distante 133 km da capital do Estado do Amapá, contribuiu para que a atual gestão do município conduzida pelo prefeito Elcias Borges aposte em ações que proporcionem ambientes favoráveis para o desenvolvimento tão promissor desse setor econômico que é o turismo.
A ideia de criar eventos turísticos focados em turismo fluvial é, busca sustentável de Ferreira Gomes. “Os rios amapaenses são verdadeiras matérias primas desse tipo de atividade. Nosso intuito é saber usar e não explorar os recursos naturais existentes” explica o turismólogo e também secretário municipal de Turismo Antônio Brito.
Receptivo - O objetivo de inserir a comunidade nas atividades turísticas, faz parte do planejamento da Secretaria de Turismo local, criando alternativas que possam efetivar a participação da comunidade receptora dos turistas aproveitando, os instrumentos dessa rica cadeia produtiva. “E, claro, que investir no setor de transportes fluviais viabiliza o aumento de distribuição de renda e da geração de emprego”, diz Brito.
Para tanto, diz, fazer o dever de casa com investimentos em infraestrutura, segurança compromisso e responsabilidade diante da população é, primordial para o alcance dos objetivos propostos. “Nenhum aspecto apresenta tanta importância para o turismo quanto a segurança”, conclui o prefeito Elcias Borges.
*Colaborou: Nira Brito
CURIOSIDADES
- Sua economia está baseada no desenvolvimento de atividades agropecuárias tradicionais e, mais recentemente, no investimento ao turismo.
- O setor pesqueiro do município vem gerando divisas para Ferreira Gomes.
1.987
Ano de criação do município de Ferreira Gomes.
RIO ARAGUARI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua conosco!