A direção do Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes) divulgou o quantitativo de ligações recebidas, durante o periodo das festas de fim de ano, entre os dias dia 24 de dezembro de 2013 a 1º de janeiro de 2014.
O mapa de atendimento mostra chamadas válidas, recebidas pelos órgãos de segurança pública, bem como os telefonemas equivocados ou de agradecimentos e trotes No total, foram recebidas 24.039 ligações oriundas de todas as regiões de Macapá, relatando crimes diversos, atos infracionais entre outros.
O mapa de atendimento mostra chamadas válidas, recebidas pelos órgãos de segurança pública, bem como os telefonemas equivocados ou de agradecimentos e trotes No total, foram recebidas 24.039 ligações oriundas de todas as regiões de Macapá, relatando crimes diversos, atos infracionais entre outros.
De acordo com o mapa, a Polícia Militar detém a maior demanda de atendimentos nesse período - 3.854 ocorrências - pelo fato da instituição fazer o policiamento ostensivo, ou seja, é a primeira a ser acionada para ir ao local do crime.
Os operadores do Ciodes despacharam 628 ocorrências às guarnições do Corpo de Bombeiros, 140 para a Polícia Técnico-Científica (Politec) e 34 para a Polícia Civil.
A coordenação do Ciodes promove campanhas para evitar os trotes, mesmo assim, as ligações indeviedas continuam a atrapalhar os serviços e, no período de feriadão, a instituição registrou mais de quatro mil trotes.
O Ciodes institucionalizou a Lei nº 1551, de 6 de junho de 2011, que originou o programa contra trotes telefônicos denominado "Patrícia Gonçalves Façanha", em ho-menagem a uma soldado do Corpo de Bombeiros do Amapá, que morreu em um acidente de trânsito enquanto se deslocava para atender a uma ocorrência, que na verdade, era um trote.
Pessoas, que precisaram de algum tipo de informações do órgão, efetuaram mais de seis mil ligações e os telefonemas considerados engano somaram mais de oito mil. Em meio a tantas situações que provocaram chamadas de emergências, houve quem reconhecesse o trabalho feito pelos servidores da central de atendimento da segurança pública e ligaram fazendo elogios aos policiais civis e militares.
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