Lançado no último dia 25 de março, o Sistema Integrado de Dados do Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA) já contabiliza mais de mil atendimentos. A informação foi dada pelo coordenador do projeto, Marcio Bezerra, que também é coordenador administrativo da casa.
“A ideia principal do sistema é fazer o relatório social, também conhecido como balanço social, e dessa forma, mostrar para a população nossas atividades”, comenta Marcio.
O sistema serve para cadastro, controle de atendimento prontuários e informações gerais do paciente e usuário do Ijoma.
Dentre os mais de mil atendimentos, os mais solicitados foram os odontológicos, ginecológicos e sociais.
Foram realizados também dois encaminhamentos para o Hospital de Barretos, diagnosticados no próprio instituto e registrados no sistema. Trezentas cestas básicas foram distribuídas. As visitas ao IJOMA foram mais de duzentas.
Projeção
A projeção para os próximos seis meses é de duplicar essa demanda. A cada mês, mais pessoas procuram a entidade em busca de informações e tratamentos preventivos no combate ao câncer.
“Nossa demanda está aumentando a cada dia. E é isso mesmo que esperamos. Ajudar cada vez mais nossa população e prevenir ao máximo essa doença, mau do século. Porém, precisamos aumentar o número de doadores. Dos cerca 600 mil habitantes, apenas 50 ajudam o instituto. Totalizando em média, 8 mil de doações em dinheiro. Temos que unir as mãos. Nossa intenção é de intensificar nossos atendimentos, e para isso, precisamos do apoio da população. Quem tem câncer, tem pressa!”, comentou o coordenador administrativo, Marcio Bezerra.
Serviços oferecidos
Além do apoio dado aos pacientes oncológicos cadastrados, que somam cerca de 400. O IJOMA também oferece atendimentos preventivos como coleta de PCCU e odontologia básica para a população em geral. Também conta com serviços de psicologia, psiquiatria, atendimento jurídico, clinica médica, apoio social e espiritual dos cadastrados.
Pessoas carentes em risco social não pagam pelos serviços.
Quantitativo no período de 25/03/2014 à 11/06/2014
Consulta/Atendimento Jurídico
|
6
|
Consulta/Atendimento Médico
|
4
|
Consulta/Atendimento Ginecológico
|
75
|
Consulta/atendimento Odontológico
|
115
|
Consulta/Atendimento Psicológico
|
23
|
Consulta/Atendimento Pilates
|
0
|
Consulta/Atendimento Psiquiatra
|
7
|
Consulta/Atendimento Social
|
165
|
Encaminhamento para Hospital de Barretos
|
6
|
Exame PCCU
|
85
|
Exame PSA
|
1
|
Pagamento de Material para tratamento
|
1
|
Pagamento e encaminhamento de Exames
|
11
|
Recebimento de Cesta Básica
|
228
|
Recebimento de Doação/Equipamentos do IJOMA
|
4
|
Recebimento de Medicamento/Farmácia
|
16
|
Visita Domiciliar
|
3
|
Visita à Biblioteca do Instituto
|
22
|
Visita ao IJOMA
|
220
|
Terapia em Grupo
|
7
|
Voluntariado
A entidade busca potencializar a política de voluntariado. Atualmente conta na área de saúde com 4 médicos, 4 enfermeiras e 2 psicólogos que prestam atendimentos alternados. E 20 profissionais de outras áreas que ajudam em eventos e no bazar.
“Precisamos fortalecer o voluntariado no Amapá. Se tivéssemos 20 médicos doando 1 hora de tempo na semana, imagem a quantidade de pessoas que poderíamos ajudar. Doar ao próximo é doar a Deus”, finaliza o presidente do instituto, padre Paulo Roberto.
Serviço
Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA)
Av. Dr. Silas Salgada, 3586 – Alvorada
Fone: 9191-6270 / 3222-6575
Horário de Atendimento: 7h30 às 13h00
Doações
Banco do Brasil
Agência: 4434-2
Conta Corrente: 37515-2
Caixa Econômica
Agência: 3101 OP: 003
Conta Corrente: 00879-8
Atendimento a Imprensa
E-mail: imprensa@ijoma.com.br
9120-1655
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua conosco!