Novo artigo da Amadeus analisa como o aproveitamento do poder dos dados e análises pode criar novas oportunidades para desenvolver produtos, serviços e processos inovadores.
A tecnologia e o Big Data estão rapidamente mudando as experiências de viagem. Viajar já não é mais apenas ir de um lugar a outro ou organizar roteiros. Agora viajar é ter uma visão 360 graus dos viajantes e usá-la para criar experiências únicas e inesquecíveis adaptadas às preferências e necessidades deles.
Cada passo na jornada de um viajante – desde a busca por disponibilidade até o check-in no hotel – dados são gerados. Esses dados, se coletados de centenas de pontos em toda a rede de viagens, são uma oportunidade valiosa para as empresas de viagens, pois é possível transformá-los em informações importantes que facilitam decisões estratégicas, táticas e operacionais, e também que beneficiam o viajante.
Hoje em dia, além de os profissionais de viagens terem um volume de dados sem precedentes para trabalhar, a capacidade computacional está aumentando exponencialmente, dando-lhes acesso aos benefícios de análises e automações.
Definindo o futuro da viagem com inteligência, o novo artigo da Amadeus Travel Intelligence, descreve como a análise de dados pode ser usada para desenvolver produtos, serviços e processos inovadores que melhor atendam às necessidades dos clientes. Também explica que as empresas de viagens devem estar abertas a experimentação, novas ideias e novas abordagens.
O documento inclui estudos de como a Qantas e a Avianca Brasil estão usando análise de dados providos pela Amadeus Travel Intelligence para otimizar operações e para tornarem-se mais centradas no cliente: a Qantas reduziu o número de voos atrasados em 60% usando o Amadeus Schedule Recovery, enquanto a Avianca Brasil conseguiu centralizar informações e tomar decisões de negócios mais embasadas.
"As empresas mais propensas ao sucesso na futura indústria de viagens serão aquelas que compreendem o Big Data e a experimentação. Elas deverão experimentar novas ideias e abordagens para aumentar a eficiência operacional e melhorar a experiência do cliente - e também se beneficiar de novas receitas e do aumento da fidelidade. Este estudo explora tanto o que pode ser feito hoje, como o que as empresas de viagens podem fazer para estarem melhor preparadas para o futuro", diz Pascal Clement, Chefe de Travel Intelligence do Grupo Amadeus IT.
Você pode baixar o artigo aqui.
Paulo Henrique Romariz
Senior Consultant, Brazil
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