terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

VELHO É O MUNDO: Lançado o Viaja Mais Melhor Idade 2

TURISMO / Um programa para incentivar o turismo entre os idosos. É o Viaja Mais Melhor Idade, com ofertas para várias cidades do Brasil e exterior.
Programa voltado para valorização das viagens dos membros da melhor idade, especialmente na baixa temporada.  

Cleber Barbosa
Editor de Turismo

Gestores do setor de Turismo dos municípios do Amapá, representantes de agências de viagens e prestadores de serviços turísticos do Estado conheceram o programa “Viaja Mais Melhor Idade”. A iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), que visa estimular os brasileiros com 60 anos ou mais a viajar pelo pais, foi apresentada durante a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo (Fetur/2014), ocorrida na sexta-feira (7), em Macapá.
A interlocutora do programa no Amapá, Elissandra Gonçalves, explicou que o programa está em sua segunda edição e funciona com a oferta de pacotes para viagens em grupos com origens e destinos específicos, serviços diferenciados e ofertas de meios de hospedagem em todo o país. "A iniciativa, além de promover a inclusão social dos idosos, aposentados e pensionistas, oportuniza o movimento do mercado turístico, principalmente em baixas temporadas, resultando no fortalecimento do setor", enfatizou.
Com o programa, o Ministério do Turismo prevê o acesso de 23,5 milhões de idosos brasileiros aos benefícios da atividade turística, através da rede de descontos que já funciona no país com condições especiais para pessoas com mais de 60 anos. O turista pode comprar ofertas com pacotes para diversos lugares, ressaltando que o preço diminui para viagens em grupo, forma mais comum de viagem para esse público.
"O público da terceira idade tem tempo e dinheiro para viajar, mas exige um serviço muito bem feito".
Cíntia Paolescki, empresária
O presidente do Fórum Estadual de Turismo e secretário de Estado do Turismo, Richard Madureira, ressaltou que o turismo é importante para o desenvolvimento econômico do Estado, portanto, o estímulo à oportunidade de viagens ao público da melhor idade. "O Governo do Estado vai atuar na sensibilização dos prestadores de serviços para que esse programa seja consolidado no Amapá. A melhor idade é um público ousado e que busca qualidade de vida e no Amapá nós temos muitas potencialidades, que, se trabalhadas de forma integrada, podem fomentar o setor e tornar o Estado um dos principais destinos turísticos da Região Amazônica", acrescentou o gestor.
Para a presidente da Associação Brasileira do Clube da Melhor Idade (ABCMI-AP), Benedita Almeida, a iniciativa foi fundamental, porque atenderá as necessidades turísticas desse público especifico. “Nós temos muitos lugares turísticos dentro do Estado e no país, precisamos estimular a nossa melhor idade a conhecê-los”, disse.

Pacotes turísticos que já podem ser financiados
Lançamento ocorreu durante realização do Fórum Estadual do Turismo
A segunda edição do Viaja Mais Melhor Idade foi lançada em parceria com a iniciativa privada, para ofertar pacotes de viagens e serviços com vantagens e descontos a partir de 20%. Além dos custos atrativos, o programa dispõe de financiamento especial, através de linhas de crédito da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, com planos e condições de pagamento em até 48 vezes. O preço da oferta vale também para acompanhantes. Para participar, é necessário acessar o portal www.viajamais.gov.br, escolher uma oferta, entrar em contato com ofertante e comprovar condição de idoso, aposentado ou pensionista (Identidade, INSS, etc.) Já para que as empresas possam participar é preciso realizar um acordo de cooperação técnica com o MTur, por meio de sua entidade representativa, estar com cadastro regular no Ministério do Turismo, fazer cadastro em www.viajamais.gov.br. Entre as vantagens obtidas está a divulgação da empresa no portal e em catálogos exclusivos do programa, vinculação do empreendimento às mensagens publicitárias e campanhas nacionais, possibilidade de participação em eventos de divulgação.

Programa tem a comodidade de que as viagens ocorram na baixa temporada

O projeto Viaja Mais Melhor Idade, é um programa de viagens com descontos exclusivos para idosos com o objetivo de movimentar o mercado brasileiro de Turismo principalmente nos períodos de baixa temporada. Há quem diga que também para os idosos isso é melhor, pois conseguem frequentar praias, piscinas, clubes e hotéis sem muita concorrência ou agitação, além de que nessas épocas do ano são praticadas tarifas muito mais acessíveis tanto pelas companhias aéreas como também por todos os representantes do chamado Trade turístico, como hotéis, pousadas, operadoras e agências.
“O público de terceira idade tem tempo e dinheiro para viajar, e exige um serviço muito bem feito. Tudo precisa ser rigidamente cumprido como prometido”, afirma Cintia Paolescki, sócia proprietária do Cinthe-Tur, agência de viagens que oferece pacotes para a terceira idade. Segundo Cintia, o público idoso gosta muito de conhecer culturas, e consome bastante por onde passa. “Levar esses senhores e senhoras a lojinhas e feiras locais é quase uma obrigação”, comenta.
Números - Dados da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) apontam que os idosos correspondem a 15% da carteira de clientes, com o possível aumento deste número por conta do recém-lançamento do programa governamental. Nas agências, uma das premissas de um profissional que vai lidar com a terceira idade é saber se relacionar com pessoas, pois além da parte técnica da profissão, é fundamental dar mais atenção do que o usual, pois os mais velhos em geral gostam de dialogar e ser bem tratados. “Não é apenas falar sobre preço de um pacote e encerrar a compra. Acabamos virando uma extensão da família deste cliente”, conta a sócia do Cinthe-Tur.

CURIOSIDADES

- De acordo com um levantamento realizado pelo Banco Mundial, intitulado como “Envelhecendo em um Brasil Mais Velho”, a população idosa no Brasil deve ultrapassar 65 milhões de pessoas até 2050.
- Impulsionada pelo aumento da expectativa de vida do brasileiro, a terceira idade vem chamando a atenção da área do Turismo como forte público consumidor, mas ainda falta estrutura para atender devidamente este perfil.

R$ 7,5 Bilhões
Esta é a renda mensal da terceira idade no Brasil.

DIVIRTA-SE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE