terça-feira, 6 de julho de 2010

Sebrae Itinerante registra 41 novos empreendedores individuais


Por Ana Barbosa

A Caravana Sebrae Itinerante esteve nos municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari, a ação durou quatro dias, dois em cada cidade e ofereceu 18 oficinas, cinco palestras e 31 consultorias empresariais, o que resultou em 450 atendimentos.
A Caravana do Sebrae é uma ação do Projeto Interiorização do Atendimento no Amapá, que visa descentralizar o atendimento da sede do Sebrae, levando informações, capacitações, palestras, consultorias, oficinas manuais e registro de empreendedores individuais.
Percorrendo lugares em que não existe uma Unidade de Atendimento do Sebrae, a escolha dos destinos da Caravana acontece por meio de planejamento, pois no início de cada exercício das atividades anuais da Instituição é elaborado o calendário de execução das ações e são realizadas avaliações de quais municípios foram atendidos e quais ficaram faltando para o ano seguinte. De acordo com a coordenação, a prioridade é para os que não foram contemplados, objetivando, sempre, fomentar o empreendedorismo das micro e pequenas empresas, que é a missão do Sebrae.
No mês de junho, os municípios contemplados foram os de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari. Cinco colaboradores do Sebrae se deslocaram para os dois destinos. Em Serra do Navio, os trabalhos foram realizados no barracão da Igreja Católica da cidade. Ali, foram realizados 209 atendimentos, sendo eles, quatro palestras direcionadas ao empreendedor individual e 18 oficinas de capacitação, em média com 20 a 25 vagas por turma. Já no município de Pedra Branca do Amapari, a Caravana se instalou no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), neste, o total foi de 241 atendimentos, com 18 oficinas e uma palestra para o empreendedor individual.
Segundo Cynthia Pereira, coordenadora da ação Caravana Sebrae Itinerante, antes da chegada dos colaboradores do Sebrae nos municípios há mobilização nas rádios e pré-inscrição. Os cursos são gratuitos, porém, em contra partida, o participante doa 1kg de alimento não perecível, para, ao final da Caravana, ser entregue à uma entidade de cunho social.
“Esta edição da Caravana foi excelente, bastante proveitosa e focada no empreendedor individual. Desde o início do projeto, já visitamos praticamente todos os municípios do Estado do Amapá e, por onde já passamos, sempre fomentamos o empreendedorismo e a economia local, para tanto, surge a figura do empreendedor individual. Assim podemos contribuir para a legalização desses trabalhadores que já produzem suas peças a partir das habilidades adquiridas nas oficinas e cursos da Caravana”, disse Cynthia.
Se referindo à ação de registro dos empreendedores individuais, que foi realizada pela primeira vez, nestas edições de Serra do Navio e Pedra Branca, o resultado foi 41 novos empreendedores que saíram da informalidade.
Neste primeiro semestre, a Caravana Sebrae Itinerante já percorreu, além de Serra do Navio e Pedra Branca, Pracuúba, Santana, Porto Grande e Ferreira Gomes. Em julho, a Caravana se estabelecerá na capital do estado, Macapá, realizando parceria com o projeto Seama Comunidade, da Faculdade Seama, ofertando cursos, oficinas, capacitações e consultorias.

Serviço:
Sebrae no Amapá:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Call Center: 0800 570 0800
(06/07/2010)
Denyse Quintas
Analista da Unidade de Marketing e Comunicação
e-mail: denysequintas@ap.sebrae.com.br
Tel. (96) 3312.2832 / 9113.9793

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE