segunda-feira, 5 de julho de 2010

Quem será o campeão da Copa?





Muita gente achou que a zebra havia feito todas as suas vítimas na Copa do Mundo da África do Sul e que Brasil e Argentina fariam a final do mundial. Ledo engano, pois duas das principais favoritas também já voltaram para casa e agora a pergunta é sobre quem pode levantar a taça em Johannesburgo no próximo domingo. Agora somente quatro seleções podem conquistar o título: Alemanha, Espanha, Holanda e Uruguai.
Para os analistas da Copa, que costumam analisar os resultados apenas em cima de estatísticas e supremacia dos continentes, fica a triste constatação de que os europeus chegaram em maior número às semi-finais do torneio, com três do Ve-lho Mundo, contra apenas uma seleção sul-americana.
Aliás, sobre a nossa América do Sul, o continente nunca chegou tão longe com o número de representantes que passaram da fase classificatória este ano, com o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, estando entre os oito melhores colocados da competição. Os demais foram a Alemanha, Espanha, Holanda e Gana. Pelo retospecto em todas as Copas, o equilíbrio é total entre sul-americanis e europeus, pois cada continente possui nove títulos no currículo.
Currículo - Pela América do Sul, já foram campeões o Brasil (5 vezes), a Argentina (2 vezes) e o Uruguai (2 vezes); pela Europa, jpá ergueram a taça a Itália (4 vezes), a Alemanha (3 vezes), a França (1 vez) e a Inglaterra (1 vez). Isso significa que quem vencer a copa da África do Sul também leverá seu continente à liderança nessa briga particular entre América e Europa.
O Brasil, que gaba-se de ser o único país a ter parcipado de todas as copas até agora, também vai continuar sendo o maior ganhador do torneio, pois seus cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) não serão alcançados tão cedo, apesar da proximidade da Itália, que tem 4 títulos mas já voltou para casa em 2010. Corre por fora a Alemanha, que se for campeão este ano, será também tetra e ficaria a um título de se igualar ao Brasil como as maiores vencedoras de Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE