terça-feira, 28 de setembro de 2010

Analisando o debate da Tv Amapá















Os nervos

Pedro Paulo – Apareceu no vídeo com o rosto brilhando demais, o que denota nervosismo. Além disso, atrapalhou-se com os óculos, acessório indispensável para suas leituras. Depois administrou a tensão e pode até botar as manguinhas de fora, abandonando o estilo defensivo e espetando alguns concorrentes.

Camilo Capiberibe – Seu calcanhar de Aquiles é mesmo a família. Bastava alguém criticar seu pai e sua mãe para o candidato perder o foco. Fora isso, fez o estilo de oposicionista, como franco atirador, exagerando por vezes, o que aparentava mais arrogância que contundência.

Lucas Barreto – Também demonstrou falta de habilidade ao alternar o uso dos óculos de leitura mas ao longo do debate usou o tática de falar pausadamente para ganhar tempo de formular perguntas ou respostas.

Jorge Amanajás – Procurou ser propositivo e diplomático, mas bastava ser alfinetado para fazer valer a experiência de parlamentar, respondendo as provocações com respostas diretas e igualmente contundentes.

Os estilos



Pedro Paulo – Manteve-se fiel à orientação de seus marqueteiros, usando paletó sem gravata, modelito oficial da campanha, mas escorregou na escolha da camisa de baixo, com as mangas frouxas demais fazendo com as pontas ficassem quase três dedos para fora, quando a regra é que seja de no máximo um centímetro.



Camilo Capiberibe – Repetiu o estilo engomadinho, talvez para disfarçar a pouca idade e a falta de experiência administrativa. Escolheu uma gravata de seda, mas apertou demais o nó, fazendo com que o acessório parecesse enforcado.



Lucas Barreto – Esqueceu de desabotoar o último botão do paletó, uma regra de etiqueta. Além disso, escolheu uma gravata fina demais para sua robusta silhueta.



Jorge Amanajás – Mesmo com os cabelos rarefeitos foi o mais elegante da noite, desde o traje até a demonstração de intimidade com as câmeras.

Os erros

Pedro Paulo – Como sabia a estratégia para vender bem uma réplica a pergunta formulada a Amanajás, sobre o orçamento da Assembleia, acabou aparentando não saber o valor exato do repasse do duodécimo para o Legislativo.

Camilo Capiberibe – Algumas contas sobre número de lotes não bateram e também reivindicou para seu partido um Ministério que na verdade foi dado a outra legenda. Trata-se do Ministério do Esporte, cujo titular, Orlando Silva Júnior, na verdade é do PCdoB.

Lucas Barreto – Ao conferir por várias vezes suas imagem ou o cronômetro no monitor acabava aparentando nervosismo demais. Também não cumprimentou os telespectadores em sua primeira fala no debate.

Jorge Amanajás – Apesar de ter lembrado de dar um boa noite ao eleitor que assistia ao debate pela televisão, não cumprimentou os concorrentes. Tem a característica de sorrir toda vez que espeta alguém com uma argumentação o que é bom para a militância, mas um tanto quanto deselegante.

3 comentários:

  1. Que bacana alguém se preocupar em fazer uma análise tão técnica e detalhada sobre o debate, pois a gente assistindo pela tv nem tem tempo para ver tudo isso. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Opa! Que legal você ter gostado. Tentei ser o mais imparcial possível, apesar de que como qualquer cidadão tenho o direito de também ter meu candidato. Mas a análise foi meramente técnica, acredite. Boa noite e boa votação!

    Cleber

    ResponderExcluir
  3. A análise é perfeita e minuciosa, o mais interessante é que alguns detalhes todos os que assistiram puderam ver, como o despreparo de alguns candidatos oposicionistas.

    ResponderExcluir

Contribua conosco!

PUBLICIDADE