terça-feira, 14 de setembro de 2010

Coluna Argumentos de quarta-feira





Boataria

Aquilo que se costuma chamar de “diabinho” por aqui tentou fazer nova vítima em Brasília: o senador José Sarney (PMDB-AP). Uma imagem dele apareceu no programa eleitoral da oposição tucuju e o ex-presidente reagiu. Sua assessoria divulgou matéria e fotos mostrando porque seu gabinete é chamado de “Embaixada do Amapá”.

Mais mulheres

Divulgados ontem pela Justiça Eleitoral, os números oficiais de eleitores no país. As mulheres representam 51,8% do eleitorado, um total de 70.373.971 milhões de votantes. Os homens representam 48%, ou 65.282.009. A diferença é de 0,109%, ou de 148.453 eleitores. Este ano também é o primeiro com duas mulheres na disputa pela Presidência.

Causos políticos

Desde segunda-feira (13 de setembro) equipes da 2ª zona do Tribunal Regional Eleitoral estão no arquipélago do Bailique para fazer a vistoria nas escolas onde funcionarão as seções eleitorais. Os técnicos do TRE permanecem na localidade até o dia 17 de setembro. Lembrei daquelas boas histórias de cemitério...

Fiscalização

Agora falando sério, as duas maiores zonas eleitorais do Estado, a 2ª e 10ª tem cadastrados cerca de 250 mil eleitores. São 135 locais de votação. Nos colégios funcionam 695 seções eleitorais.Pelo menos um mês antes do pleito, as escolas também são vistoriadas por técnicos do Tribunal Regional Eleitoral. Olha o trabalho que a eleição dá!

“NÃO ME ACOCHO”
Ele já havia entrado para a história do Amapá por ter sido o primeiro presidente do Tribunal de Justiça do Estado. Mas coube ao desembargador Dôglas Evangelista Ramos a missão de virar também o governador, mesmo que interinamente. Seu curto período de gestão pode terminar hoje, ou renovado por mais cinco dias. Par analistas, ele mostrou ter “estilo”. Saiu-se bem.

Alarme falso

A chegada ontem de magistrados e outros operadores do Direito no aeroporto de Macapá acendeu o sinal amarelo na cidade novamente. Muita gente bem vestida e com traços sulistas levou muita gente a imaginar se tratar do que se costuma chamar de “rebordosa” da operação Mãos Limpas. Na verdade eram participantes de um congresso ambiental...

Honraria

O ex-governador do Território Federal do Amapá, Jorge Nova da Costa, recebeu ontem o título de Cidadão Honorário de Brasília, outorgado pela Câmara Distrital. Agrônomo e economista, ele atuou por aqui na extensão rural e depois foi governador por quase quatro anos. Considerado um getor probo e muito católico, Nova da Costa ainda possui amigos e até familiares morando no Amapá. Uma bela homenagem.

Recepção em MCP

Militantes do PDT do Amapá e de outros partidos aliados do ex-governador Waldez Góes estavam ontem esperando a confirmação da liberação dele em Brasília para montar uma recepção em Macapá. Góes poderia deixar a Polícia Federal em Brasília a partir da meia-noite de hoje, depois de ser ouvido pelos encarregados da Operação Mãos Limpas. Seu fã-clube defende sua inocência.

Estratégia alterada

Já os advogados do governador Pedro Paulo Dias (PP) mudaram a estratégia da defesa e desistiram de protocolar pedido de “habeas corpus” no STF (Supremo Tribunal Federal), ontem. Um dos mais conceituados advogados do Amapá, Cícero Bordalo Júnior, chegou a embarcar para Brasília, mas em nota disse ter desistido de atuar na defesa de Pedro Paulo.



Resultados


Já viraram lei nove dos 12 projetos de lei aprovados pelo Senado e enviados à Presidência da República nos períodos de esforço concentrado realizados em agosto e setembro. Duas dessas leis receberam vetos parciais do presidente. Já o PLC 31/07 - que tratava da presunção de paternidade nos casos em que o suposto pai se recusa a fazer o teste de DNA - foi totalmente vetado.

Um comentário:

  1. Elevando o pensamento, gostaria de deixar aqui um sinônimo para "o fã-clube" do ex-governador Antonio Waldez Góes. Gente, não seria melhor de chamá-lo "os cargos comissionados". Aqueles que com medo de perder a "têta" gostariam de homenageá-lo ou pajulá-lo mais uma vez! No meu conceito se homenageia herói!!!

    ResponderExcluir

Contribua conosco!

PUBLICIDADE