segunda-feira, 5 de julho de 2010

Coluna Argumentos, domingo e segunda-feira





Tombamento


O senador José Sarney (PMDB-AP) e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, fizeram a inclusão do maior e mais preservado monumento militar do Brasil, a Fortaleza de São José de Macapá, na lista de monumentos candidatos ao título de patrimônio histórico da humanidade.

Patrimônio

Considerado um dos maiores e mais bem preservados monumentos militares do Brasil, construída em meados do século XVIII, foi incluída em lista a ser encaminhada à Unesco, de monumentos candidatos ao título de patrimônio histórico da humanidade. A notícia foi dada ao presidente José Sarney,em audiência no Senado com a direção do Iphan.

Equilíbrio

Pelas regras da eleição, os candidatos a reeleição como parlamentares e governadores, terão que dar garantias ao chamado equilíbrio do pleito, no que diz respeito a aparições na mídia. Depois que a campanha for às ruas, as entrevistas terão que ser agendasas também com os concorrentes. É a igualdade.

Uma vitória

A procuradora-geral do Estado, Luciana Melo, foi o personagem da semana ao divulgar que a direção do jornal goiano O Popular decidiu se retratar publicamente pelas ofensas ao Estado do Amapá que foram feitas com a publicação de um artigo do jornalista Rogério Borges. Para escapar da ação ci-vil pública e da multa que lhe seria imposta, compensações.

Apertando

O procurador-geral do Ministério Público Estadual, Iaci Pelaes dos Reis, disse que a instituição vai encampar uma verdadeira força-tarefa para disciplinar o horário de funcionamento de bares e boates em Macapá. Ele, que é evangélico, conta com o apoio do novo titular da Divisão de Diversões Públicas da Polícia Civil, o delegado Ericlaudio Alencar.

Ele é assim

O técnico da Argentina, Diego Maradona, teve uma discussão acalorada com torcedores alemães após o fim da partida que marcou a eliminação argentina da Copa do Mundo. A equipe perdeu para a Alemanha por 4 a 0, na Cidade do Cabo. Aparentemente xingado por alemães que estavam atrás do banco de reservas argentino, Maradona se aproximou e começou uma discussão até que Dalma, uma de suas filhas, pediu calma.

Alívio de rival

Em Macapá, não se tem notícia de nenhuma colônia argentina, portanto o que se viu ontem com a eliminação da Argentina da Copa foi uma enorme sensação de “alívio” e “consolo” aos brasileiros. “Nós perdemos, mas em compensação eles [os argentinos] também já voltaram para casa”, dizia uma senhora dentro de uma loja no Centro da cidade.

Prêmio e consolo

Tem um grupo de amapaenses que apesar da derrota do Brasil puderam ter uma alegria com a Copa do Mundo. Foram os vencedores de uma promoção da Federação Amapaense de Futebol e a Prefeitura, que premiou as melhores decorações das ruas da cidade. A alemeda Calçoene, no Cabralzinho, foi a primeira, com a Avenida Ana Nery em segundo. Parabéns!

Nosso forte

Erguido estrategicamente na foz, pela margem esquerda do rio Amazonas, a Fortaleza de São José de Macapá exerceria várias funções estratégicas: impedir por esta via, a entrada de navios invasores; defender, abrigando no seu interior, moradores da vila de São José de Macapá, caso sofressem ameaça de assédio estrangeiro.

EIS A NOVA TAINÁ


A pequena índia Wirandu Tembé, da aldeia Tekohãw, de Paragominas (PA) foi a escolhida para ser a estrela do filme Tainá 3. Mediante um processo de seleção com mais de 1000 crianças de seis estados do Brasil, a seleção foi concluída numa votação pela internet, que culminou com a escolha da menina de 5 anos, que nunca tinha saído da aldeia e sequer falava português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE