terça-feira, 6 de julho de 2010

Coluna Argumentos (6 de julho)


Esforço concentrado

Começa hoje o mutirão para fechar o semestre de votações no Congresso Nacional em relação às matérias le-gislativas consideradas prioritárias. A partir da próxima semana, o foco do Senado e da Câmara dos Deputados deverá ser a votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2011, sem o qual não pode haver recesso.

Saúde mental

Um acordo mediado pelo Ministério Público selou uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado e o Iapen para disponibilizar uma sala adequada para atendimento dos apenados com distúrbios mentais e a presença de agentes treinados para a segurança dos profissionais da saúde. Presos sim, mas com direitos e garantias, diz a lei.

Maioridade do ECA

Mesmo contestado por muitos, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, está completando 20 anos. Para a secretária da ação social de Santana, Helena Colares, é o maior instrumento em favor das crianças e adolescentes, e foram garantidos os direitos dos menores que antes não tinham uma lei específica.

Turbinando

A Associação de Artesãos Maracá e Cunani, composta por 28 membros, localizada no Ramal do Pequiazal, em Mazagão, recebeu do Senai-AP, em parceira com o Sebrae, doação de um torno elétrico para produção de peças em miniatura (linha de souvinirs) em argila. A partir desse equipamento se iniciam os testes e o Sebrae estará desenvolvendo o layout das embalagens para compor a linha completa de apresentação do produto para comercialização.

UM ALERTA


A dengue não está mais ocupando o espaço no noticiário como ocupou no início de 2008 e 2009. Porém, essa sensação de que diminuiu a incidência de casos de dengue no Brasil é falsa. Foi o alerta feito pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP), ontem em Brasília, quando divulgou que houve no país 447.769 casos registrados da doença no primeiro trimestre de 2010.

Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) disponibiliza um boletim com dicas para os consumidores identificarem medicamentos verdadeiros. A embalagem sempre traz indicações de segurança, como a ‘raspadinha’, que fica em uma das laterais da caixa. Conferir o lacre e comprar o remédio somente em farmácias ou drogarias é outra dica importante.

Troca na PM

Acontecerá hoje às 9 horas, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado, solenidade de transmissão de cargo de comandante-geral da corporação. Deixa o posto o coronel PM Marcos Vasconcelos da Cruz, que passará o cargo ao também coronel da PM Walter Soares de Oliveira, que era o chefe do Gabinete Militar da Defesa Social. Dizem que mais trocas de função virão nos próximos dias. Ajustes da máquina.

Nem sinal

Terminou em Caiena o encontro entre Brasil, Guiana Francesa e Suriname para debater questões relacionadas às políticas de fronteira. O Amapá enviou 50 pessoas para o evento mas até hoje não se vê notícia sobre o desfecho da viagem, ou mesmo uma notícia sobre o que ocorreu por lá. Tomara que algo de bom tenha resultado tudo isso.

Gozação: “Te vi lá”

A banda baiana Parangolé fez show no Sambódromo no domingo, abrindo oficialmen-te a programação de verão no município de Macapá. Agora o que chamou a atenção foi a quantidade infinitamente menor de homens do que as mulheres na festa. Puro machismo, afinal o bom era ir para ver as meninas. E ainda tinha amigos tirando onda: “Te vi lá”. Então ele foi, né?



Pré-Sal em pauta

Dentre as matérias que podem ser votadas nestas terça e quarta-feira em Brasília, destaca-se o PLC 309/09, que autoriza a União a criar uma estatal para gerir os contratos de partilha de produção e comercialização de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos na área do pré-sal, sob novo modelo de partilha proposto pelo governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE