domingo, 18 de maio de 2014

FENÔMENO NATURAL: Turismo aposta suas fichas no Equinócio

TURISMO / A cidade de mais uma vez vira notícia no país e até no exterior por ser o cenário de um fenômeno natural único no Brasil, o Equinócio, que ocorreu na última 5ª feira
A ocorrência do fenômeno natural do Equinócio leva muita gente ao Marco Zero do Equador a cada ano, especialmente turistas ávidos por uma atração diferente daquilo que se chama de trivial em muitos lugares por aí.
Cleber Barbosa
Editor de Turismo

Atualmente é fácil se achar nossa posição global em relação ao planeta, afinal é simples ter acesso a um aparelho chamado GPS. Mas em poucos lugares no mundo isso é fisicamente possível de se ver a olho nu, no Monumento do Marco Zero do Equador, em Macapá. A única capital brasileira cortada pela Linha do Equador. E foi com o pensamento de explorar essa localização geográfica privilegiada que as autoridades locais organizaram a programação do Equinócio das Águas deste ano, cujo ponto alto foi na quinta-feira (20), dia em que ocorreu o fenômeno, que marca o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul.
“Você passam aqui todos os dias e já nem dão tanta importância para o fato de estarem no meio do mundo”.
Jorge Miranda, professor português

Jorge Miranda, um professor português considerado um dos maiores constitucionalistas do mundo, esteve em Macapá e teve uma crise de alegria, sé que existe o termo, ao deparar-se com o fato de estar no meio do mundo. Convidado a palestrar por aqui há alguns anos, ele tirou várias fotos sobre a linha do Equador, pulando de alegria com o feito. Aos guias que até riram de sua descontração, disse: “Vocês dão risada porque passam aqui todos os dias e nem não mais importância, mas a única vez que estive na Linha do Equador foi na África, andei muitas horas de jipe e depois no lombo de uma mula e cheguei a uma vila muito pobre onde uma placa de madeira indicava ‘linha do equador’. Aqui isso é plasticamente muito mais representativo”, disse o professor.

E ele tem razão. Mas da mesma forma com que muitos moradores do Rio de Janeiro dizem nunca terem ido ao Cristo Redentor, também em Macapá muita gente sequer pisou na parte de cima no Monumento do Marco Zero do Equador, muito menos saberia explicar o que é esse fenômeno raro que acontece por aqui. Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem no Amapá (Abav-AP), Elenilton Marques, a ideia é disseminar esse conhecimento não apenas com quem tem obrigação de saber, como os guias e os operadores de turismo em geral, mas com toda a sociedade. “E principalmente com nossas crianças, pois elas possuem um grande senso de localização e são perfeitos gentes multiplicadores de qualquer campanha educativa ou de conscientização, então a dica é trabalhar isso na escola”, disse ele.

Para quem não pode comparecer ao monumento do Marco Zero nestes dias de Equinócio das Águas, que na verdade fica encoberto pelas nuvens, fica a dica de ir lá em setembro, quando tem nova ocorrência, sem chuva.

A observação do sol em seu movimento aparente

O equinócio ocorre quando os raios do Sol, no seu movimento aparente, incidem diretamente sobre a linha do Equador, na Terra. Nesse período, os dias e as noites têm a mesma duração em todo o planeta. Para os povos antigos, como fenícios, astecas, maias, incas e egípcios, a posição que o Sol ocupa na linha do horizonte tinha uma grande importância para o dia a dia deles. Era nesta data e nesta exata posição do Sol que eles marcavam o calendário. Era dele que se contava o início para os 365 dias do ano.
Em Macapá, o equinócio pode ser observado do Monumento do Marco Zero. O fenômeno atrai estudiosos e turistas, além dos moradores da capital. Este ano, o fenômeno acontecerá no dia 23 de setembro próximo. No Amapá, devido a estação chuvosa, o equinócio é batizado de Equinócio das Águas, por conta do aumento do nível das águas no período. É constituído de uma edificação de 30 metros de altura, dotada de um círculo na parte superior, através do qual é possível visualizar o equinócio duas vezes ao ano, em março e setembro. O Sol alinha-se, perfeitamente, no círculo do Monumento Marco Zero e proteja um raio de luz sobre a linha imaginária do Equador.


Programação leva em consideração o valor e importância da água potável

Com o tema Equinócio de Março 2014: "Água para Todos", o Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e parceiros, promoveu a programação do fenômeno do Equinócio das Águas. Como parte da programação do Ano Estadual da Água, as atividades contam com experimentos científicos, exposições, tour cultural e pedagógico, receptivos e a participação de estudantes da rede pública. Este ano, a temática "Água para Todos" visa apresentar a comunidade estudantil, visitantes e turistas, experimentos científicos a cerca do Equinócio; projetos relacionados à captação, tratamento e distribuição de água; além da valorização; importância; e a influência da água no dia a dia da população em geral.

Richard Madureira, secretário de Turismo, diz ser motivo de orgulho. “Macapá é privilegiada pelo fenômeno do Equinócio, que acontece duas vezes ao ano, nos meses de março e setembro, marcando o início das estações de outono e primavera”, explica. Março é o início da primavera no hemisfério Norte e do outono no hemisfério Sul. Em setembro ocorre o inverso. No dia do Equinócio, dia e noite tem a mesma duração.

O fenômeno do Equinócio deste ano aconteceu no dia 20 de março (quinta-feira), às 16h57min, porém, como ensinava o já falecido físico Marcomedes Rangel, ele pode ser observado nas 24 horas que antecedem ao ponto alto, bem como 24 horas depois do fenômeno. Neste dia, a programação dava ênfase à astronomia, abordando a influência dos astros nas mudanças das marés, o fenômeno das águas, no aspecto do dia a dia da população amazônica, o fenômeno da Pororoca e a sustentabilidade da água para o mundo e o turismo.

CURIOSIDADES
"Macapá é privilegiada pelo fenômeno do Equinócio, que acontece duas vezes ao ano, em março e em setembro".
Richard Madureira, secretário de Turismo

- A palavra "aequinoctium" vem do latim e significa "dia igual a noite". Representa a passagem do Sol pelo Trópico de Câncer (hemisfério Norte), atravessando a linha do Equador e indo incidir pelo Trópico de Capricórnio (hemisfério Sul), onde é realizado um movimento de vaivém. Por conta da inclinação que a Terra sofre, se tem a impressão de que é o Sol que se movimenta. Mas, é o planeta que faz essa evolução. 

15h57
Hora exata do Equinócio das Águas 2014.

VISTA AÉREA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE