terça-feira, 10 de março de 2015

QUE VENHAM OS CANADENSES! Diplomata faz prospecção turística no Amapá.

TURISMO / O Canadá envia ao Amapá diplomata escalado para fazer prospecções a respeito do setor de turismo, o que aguça a expectativa do setor.
A chegada de turistas estrangeiros traz sempre expectativa de que o setor possa ter incremento de números e receita para estado e os municípios, como Macapá onde estão aos maiores monumentos de atração, como a Fortaleza S. José.

Cleber Barbosa
Editor de Turismo

O setor do turismo do Amapá viveu dias de intensa expectativa durante a semana por cota da visita que fez ao estado o cônsul do Canadá no Brasil, o diplomata David Milward. Oficialmente, ele veio saber como o Estado está preparado para receber turistas canadenses. Na rápida passagem pelo estado, esteve com autoridades locais, como o governador Waldez Góes e o prefeito da capital, Clécio Luiz.

Acompanhado pela secretária de estado do turismo, Syntia Lamarão, Milward visitou os principais pontos turísticos de Macapá, como a fortaleza de São José, o monumento Marco Zero do Equador, o estádio Zerão e o Museu Sacaca, recebendo do guia Sandro Figueiredo as orientações acerca de cada ponto turístico da cidade de Macapá.
Para a secretária Syntia, o contato com o representante do Canadá é fundamental para fortalecer o turismo amapaense. “O cônsul veio conhecer a nossa infraestrutura e roteiros turísticos para ver como o Estado está preparado para acolher o turista canadense. Isso é muito importante, pois estabelecendo essa comunicação poderemos aproximar os nossos países e nossas culturas”, disse.
"Precisamos saber de que forma o canadense vai ser atendido no Amapá caso venha visitar ou morar aqui".
David Milward, diplomata.

Setores - David Milward é um dos três cônsules canadenses no Brasil. Atualmente cada um é responsável por uma região, e a ele cabe a região norte e nordeste. Esta é a primeira vez que o cônsul vem ao Amapá, pois não havia registros de visitantes canadenses ao estado e David veio conhecer a região a fim de mudar esse quadro.
Durante a reunião o governador apresentou as medidas que estão sendo tomadas nas áreas de segurança e saúde, que são o principal interesse do consulado. Ele também reforçou que esses segmentos são prioridades no mandato. O objetivo da visita é saber que estruturas na área da saúde o estado oferece para o cidadão canadense. “Precisamos saber de que forma o canadense vai ser atendido no Amapá caso venha visitar ou morar aqui”, disse David Milward.

Em sua mensagem ao ilustre visitante, Waldez disse que “O Amapá está de braços abertos seja para o cidadão brasileiro, canadense ou de qualquer outra nacionalidade e é uma obrigação nossa recebermos bem, esperamos termos futuramente canadenses morando no Estado”, falou o chefe do executivo.

*Colaborou: Agência Amapá

Potencial para turismo de aventura, diz prefeito de Macapá
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, também recebeu o cônsul do Canadá no Brasil, David Millward e sua comitiva. Durante o encontro, o prefeito repassou informações sobre a localização e estrutura de Macapá, que concentra 60% da população. Falou sobre as regiões de fronteira e a vocação do estado para o comércio, bem como os progressos nas atividades industriais, com os avanços na logística, que envolve o setor elétrico e de comunicação. Além da importância do porto organizado, localizado a 17 km da capital, como uma das grandes vantagens comparativas a outras cidades do país.

“O Amapá é um dos estados da Amazônia com maior potencial turismo ecológico e de aventura. Temos maior concentração de etnias indígenas, todos os ecossistemas reunidos em nossa região. Temos uma riqueza cultural e uma culinária espetacular, além de um povo muito acolhedor”, destacou o prefeito. O cônsul, que ainda visitou outras instituições da capital, agradeceu pela receptividade e oportunidade de trocar informações e experiências com a administração da Prefeitura de Macapá. Millward se colocou à disposição para futuros diálogos. Ao final, as autoridades trocaram cortesias.

Canadá também quer ser um destino de brasileiros em viagem ao exterior
Na diplomacia existe a tal da reciprocidade, ou seja, se vale para um lado, tem que valer para o outro. E isso pode explicar o interesse do Canadá em vir prospectar o turismo do Amapá pois, naturalmente, a vinda deles aqui estimula o interesse dos amapaenses retribuírem a visita. E eles estão se mexendo. Desde 2013, as operadoras de lá estão fazendo promoções arrojadas para estimular abocanhar uma fatia do mercado brasileiro de turismo, pois o Canadá está longe de ser um dos destinos preferidos por aqui. Para se ter uma ideia, para cada 71 turistas brasileiros que viajam para fora da América do Sul – foram 5,6 milhões em 2013 – apenas um desembarca no Canadá.

Em sua breve história, o Canadá tornou-se em uma nação completamente moderna, baseada no conhecimento, com uma governança, corporações, cultura e estilo de vida de nível mundial. O Canadá possui atrações naturais espetaculares, culturas diversas e grandes espaços abertos. Sinceramente comprometidos com a educação, o meio ambiente e os cuidados da saúde para todos, os canadenses olham para o futuro com um sentimento de confiança e otimismo.

A Comissão Canadense de Turismo (CTC), braço do governo, é quem está à frente da divulgação do Canadá como destino turístico. Com essas iniciativas, o órgão quer provar que de fato o Canadá pode não possuir cidades cartões-postais, com símbolos internacionalmente conhecidos, como a torre Eiffel de Paris ou a estátua da Liberdade de Nova Iorque, o que não faz dele um país não menos interessante. Pelo contrário, lá existe uma das melhores qualidades de vida.

CURIOSIDADES
- O Canadá possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano do mundo (IDH). Vancouver foi eleita também a “cidade mais habitável” do planeta.
- A palavra Canadá deriva de “kanata”, que significa “pequena povoação” ou “a vila” no idioma indígena. Em 1535, nativos americanos utilizaram a palavra para explicar o caminho para a aldeia de Stadacona, hoje a cidade de Quebec.

6.414Km.
Tamanho da fronteira do Canadá com os EUA, além de outros 2.477 km da divisa com o Alasca.

BRASIL/CANADÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE