segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Coluna do Cleber Barbosa





Mãos limpas

Policiais federais de várias partes do país novamente desembarcaram de madrugada em Macapá em um enorme avião da Força Aérea Brasileira. A missão era mais uma vez mexer com pessoas citadas na Operação Mãos Limpas, aquela deflagrada em setembro. Nessa nova edição, apenas sete pessoas foram presas e muitas ouvidas na PF.

Força federal

Uma curiosidade sobre essa terceira edição da opera-ção é que mais uma vez ocorre na reta final de um turno das eleições gerais. Desta vez nenhum candidato foi preso e as pessoas se perguntavam se não bastaria intimar os envolvidos para que pudessem prestar seus depoimentos. É a tal “pirotecnia” que agrada uns e desagrada outros.

Interesse

Bastaram circular notícias sobre a realização de mais uma Expofeira Agro-pecuária em Macapá para despertar o interesse de empreendedores de várias partes do país, como no vi-zinho Estado do Pará. De lá, uma operadora de turismo quer trazer clientes aposentados para um “tour” pela cidade durante o evento.

Queimação

O episódio de violência ocorrido em frente à sede do Partido Socialista Brasileiro, em Macapá, ganhou atenção da mídia nacional ontem. Não bastassem as operações da PF na cidade, nosso filme fica cada vez mais sujo com relatos de intolerância política e pistolagem. A gente só espera é que o caso seja devidamente esclarecido e culpados achados.

Não houve

Um acordo celebrado entre as assessoria dos candidatos a governador do Amapá definiu o impasse ontem sobre a rea-lização ou não de uma audiência pública em Laranjal do Jari, organizada pelo Ministério Público Estadual daquela Comarca. Segundo o advogado Wladimir Almeida, pesou para essa decisão a recomendação do Ministério Público Federal.

Vai ganhando

O ex-prefeito de Santana, Geovani Borges (PMDB) vai vencendo o julgamento do pedido de impugnação de sua candidatura como primeiro suplente do irmão Gilvam Borges (PMDB), que concorre à reeleição ao Senado Federal. Até agora o placar está 3 a 1 pelo deferimento de seu registro. O PSB de João Capiberibe pede a impugnação da chapa toda. Mas o julgamento de ontem à noite foi suspenso.

Entenda
o caso

O caso citado acima é da eleição deste ano, quando na véspera do pleito a família Borges decidiu trocar o primeiro suplente. Sai Geová e entra Geovani no posto de primeiro suplente. O pedido foi aceito, mas alegando que Geovani Borges teria alguma pendência eleitoral, o arqui-inimigo Capiberibe entrou com pedido de impugnação para ficar com a segunda vaga.

Quem
votou

O julgamento foi suspenso devido a juíza Alaíde de Paula ter pedido vistas do processo. O relator foi o juiz João Lages, que decidiu pelo deferimento do registro. Os juízes Eloílson Távora e João Bosco acompanharam o voto do relator. Outro juiz eleitoral, o advogado Gerônimo Acácio, declarou-se suspeito, já que foi secretário de Geovani na Prefeitura de Santana. 3 a 1.

BENDITA CHUVA



E não é que voltou a chover em Macapá? Pois é, foi uma boa aquela chuva da tarde de ontem, pois a poeira e o forte calor já estavam incomodando muita gente. A coluna aproveitou inclusive para fazer esse registro fotográfico de um solitário nadador que caiu nas águas do Amazonas. Aliás, sozinho ele não estava, pois ao fundo o encoberto São José pegava a chuva no rosto.




Trabalho temporário

As inscrições para os trabalhos temporários na 47ª Expofeira do Amapá que teria início ontem foram transferidas para o dia 3 de novembro. A informação é da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). A alteração da data é em razão de organizações que visam atender melhor a demanda de interessados. A feira acontecerá no período de 12 a 21 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE