quarta-feira, 29 de junho de 2011

Notas da Coluna Argumentos






Recesso
Deputados estaduais realizam hoje a última sessão ordinária do semestre. Amanhã a Assembleia Legislativa ainda realiza uma audiência pública, mas a reunião não tem caráter deliberativo. Havia dúvida se os parlamentares estariam impedidos de tirar as férias de julho sem votar a LDO, mas a legislação permite que fique para a volta.

Acontecimento
Por falar na AL, a sessão de ontem foi marcada pela repercussão do pedido de exoneração do agora ex-secretário da Saúde, Evandro Gama. Deputados da oposição e da situação se pronunciaram a respeito da saída de Gama, que foi candidato a deputado federal no ano passado pelo PT (e não a senador, conforme dito pelo colunista ontem).

Levando
O deputado Edinho Duarte (PP) deixou o falso pudor e decidiu falar abertamente sobre o apelido dado a Evandro Gama, mas defendeu uma tese de que tudo tenha sido objeto do que definiu como fogo amigo. “Foi o próprio PSB quem inventou esse apelido, para queimar o próprio aliado”, disparou Edinho.

Inusitado
Representante do maior grupo de oposição ao PSB no Amapá, o senador Geovani Borges ocupou a tribuna ontem para cobrar exatamente o principal objeto de campanha dos Capiberibe, o Portal da Transparência, maior trunfo do algoz João Alberto. Para o peemedebista, o Governo do Amapá, na gestão PSB, não cumpre a Lei da Transparência e omite dados.

Embrapa
Os empregados da Embrapa decidiram, por maioria, entrar em greve por tempo indeterminado desde ontem. Cabe lembrar que 28 das 31 unidades aderiram ao movimento. “Em nossa unidade o número de companheiros que aderem à greve cresce a cada dia”, diz uma nora distribuída à imprensa ontem pelo Comando de Greve em Macapá.

Ministra
Depois de não conseguir virar ministra do Turismo, no começo do ano, agora a deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP) aspira ser ministra do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo a assessoria da parlamentar o nome dela aparece cotado para vaga de titular do TCU, na vaga aberta com a aposentadoria em julho do ministro Ubiratan Aguiar. E se colar?

Deu Amapá
Em cerimônia realizada na Sala de Audiência da presidência da Casa, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) instalou a primeira ouvidoria do Senado Brasileira em seus 187 anos de história. Este é mais um instrumento que busca ampliar a transparência das ações da Casa, que desde 2009 também conta com o Portal da Transparência.

Erramos
Os atletas do time Master da Associação dos Magistrados do Amapá (Amaap) enviam correção de informação postada ontem pela coluna a respeito do título conquistado por eles na última edição da Copa Norte de Futebol para Magistrados. O último título foi em 2001 e não em 2007 conforme dissemos ontem. Isso só aumenta a importância do feito. Parabéns!

Em Macapá
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, participou, nesta segunda-feira, 27, na Escola Estadual Mariam Meriam, localizada na zona Norte de Macapá, da 15° escuta pública do Plano Plurianual Participativo (PPA). Por meio de plenária, a caravana popular, composta por secretários de Estado, identificou demandas da cidade e de comunidades que compõem o município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE