quarta-feira, 29 de junho de 2011

Floresta Nacional do Amapá é discutida em fórum


Palestras, mostra de vídeo, teatro e exibição de curtas-metragens, será em clima de comemoração que acontece nesta quinta-feira (30/06), o evento VIVA FLONA 2011, no Centro Comunitário do município de Porto Grande (AP). O VIVA FLONA será um momento de integração entre os gestores dos projetos que envolvem essa unidade de conservação e a população do município que é vizinho à Floresta Nacional (FLONA) do Amapá. O Programa de Apoio à Implementação da FLONA do Amapá é resultado de uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Conservação Internacional (CI-Brasil), o Instituto Walmart e a agência americana USAID. O programa tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento local sustentável a partir da implementação da FLONA do Amapá. “Nos primeiros anos do projeto estávamos voltados a melhoria da gestão da unidade através de infraestrutura, capacitação dos conselheiros e da elaboração do Plano de Manejo, documento que vai orientar todas as atividades a serem desenvolvidas na unidade, agora estamos voltamos também para atividades em parceria com a comunidade, educação ambiental e planos de negócios de atividades sustentáveis”, explica Patrícia Baião, diretora do programa Amazonia da Conservação Internacional.
Nos meses anteriores ao VIVA FLONA, foram realizadas reuniões para discutir a Floresta Nacional do Amapá como um vetor de desenvolvimento para os municípios na área de influência da projeto. Participaram gestores municipais de Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio. No início de abril, o projeto apoiou a realização de um seminário sobre políticas públicas que teve participação dos conselheiros da FLONA do Amapá,e de instituitições e organizações que agora devem aderir ao Conselho Gestor da Unidade de Conservação. Em seguida, aconteceu o Curso de Capacitação de Projetos de Temas Ambientais, que reuniu 20 professores de Porto Grande, durante o mês de maio.
Na programação desta quinta, palestras sobre a unidade de conservação, além de depoimentos de comunitários envolvidos no projeto e autoridades municipais. “O VIVA FLONA deve ser o primeiro de diversos eventos que realizaremos visando integrar a população dos municípios próximos a FLONA do Amapá ao nosso projeto. A expectativa é de grande participação da população de Porto Grande. O conceito do evento será de usar outras linguagens para atingir o público que estamos esperando. Assim o projeto pode ser melhor entendido por todos” explica Cesar Hagg, coordenador de políticas ambientais da CI-Brasil.
Cultura – Durante o evento, acontecerá a apresentação do grupo de teatro Grande Porte, formado por atores do município de Porto Grande, que vai mostrar de maneira divertidas alguns dos conceitos das unidades de conservação. Outra atração será a exibição de curtas-metragens, com destaque para MATINTA, filme do Pará inspirado na lenda da matintapereira, vencedor de dois prêmios no último Festival de Cinema de Brasília.
Programa de Apoio a Implementação da Flona do Amapá – Os objetivos do projeto são tornar, ao longo de cinco anos, a Floresta Nacional do Amapá um modelo de gestão e uso sustentável dos recursos na Amazônia brasileira. O foco das atividades na área está divido em três frentes: infraestrutura física e de pessoal para a gestão da unidade; confecção do Plano de Manejo e implantação dos programas previstos; e implantação atividades sustentáveis, como a exploração sustentável de recursos florestais madeireiros e não-madeireiros, educação ambiental, turismo e pesquisa.
O projeto prevê o apoio ao desenvolvimento local nos municípios da região da FLONA do Amapá, integrando ações junto aos principais projetos de desenvolvimento da região.

FLONA do Amapá - A Floresta Nacional do Amapá, criada em 1989, foi a primeira Unidade de Conservação de Uso Sustentável do estado. Tem uma área de 412 mil hectares de floresta tropical e é a quinta maior unidade de conservação do Amapá. Ocupa um importante espaço dentro quase 11 milhões de hectares do Corredor da Biodiversidade do Amapá, que faz parte do Escudo das Guianas, o maior conjunto de áreas protegidas de florestas tropicais do mundo. A Floresta densa de terra firme é a vegetação mais predominante, com uma parcela significativa de florestas de várzea. Nos levantamentos realizados, verificou-se que em seus rios existe uma grande diversidade de peixes e crustáceos. Foram registradas no local um alto número de espécies de anfíbios, lagartos, jacarés, quelônios e serpentes, indicando que esta UC possui uma das mais altas diversidades registradas na Amazônia Brasileira.

VIVA FLONA 2011

Data: 30/06/2011
Hora: de 16h00 as 18h30
Local: Centro Comunitário de Porto Grande
Av. Mario Cruz, bairro centro, 620 – Porto Grande (AP)

Contatos:

Fernando Segtowick - Coordenador de Comunicação – Programa Amazônia – Conservação Internacional
Telfax: (91) 3225-3848 - Ramal 13 - Celular: (91) 8135.6644
E-mail: f.cardoso@conservacao.org
www.conservacao.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE