domingo, 6 de junho de 2010

Coluna Argmentos, deste domingo







Reação
O senador José Sarney (PMDB-AP) defende veemente seu principal projeto na política internacional quando presidiu o país: o Mercado Comum do Sul (Mercosul), que reúne Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Reação a críticas feitas por José Serra. Disse que o Mercosul deveria ser inserido nos programas de todos os pré-candidatos.

Recepção
O governador Pedro Paulo e sua esposa Denise foram os anfitriões ontem de almoço oferecido a jornalistas, por ocasião da passagem do Dia do Jornalista (1º de junho). Ele ainda arrumou tempo para participar de evento em Porto Grande pela manhã e depois usou um helicóptero para chegar mais rápido e se confraernizar com profissionais da imprensa.

Mulher
Dito pelo próprio governador que a jornalista Cléia Lima, atual secretária estadual da Comunicação tem sim dado conta do recado nessa dura missão de repercutir a agitada agenda de compromissos do novo inquilino do Setentrião. Na verdade foram muito poucas mulheres a ocuparem esse posto no Amapá.

Até segunda
A enfermeira Kelly Araújo, secretária-geral do Conse-lho de Saúde de Macapá, é quem preside a comissão eleitoral para a escolha da nova diretoria da entidade. Ela foi ao rádio ontem dizer que até segunda-feira podem ser recebidos pedidos de associações para poder votar e ser votado, no processo de eleição das 16 vagas no conselho.

MENINO PRODÍGIO

Esse garoto com cara séria tem apenas nove anos de idade, responde pelo nome de Bruno, é aluno de escola pública muni-cipal e é filho de empregada doméstica e vendedor. Mas foi uma das maiores revelações no Campeonato Brasileiro de Karatê Escolar, que aconteceu no Distrito Federal. Voltou de lá com três meda-lhas no peito e uma enorme vontade de vencer na carreira.

Azedaram
As relações entre PSDB e DEM no Amapá, tudo por conta de diferenças para a escolha do vice na chapa do tucano Jorge Amanajás (PSDB) na corrida pela sucessão estadual. O PMDB, de Gilvam Borges, pulou para a barca do “Reitor” mas quer a vaga do imediato (vice). Os Democratas, por sua vez, deram uma de Romário: “Chegou agora e quer a janela”.

Nova baixa
Depois de anunciar com pompa e circunstância o evento de adesão à candidatura tucana ao Setentrião, o dirigente do PRTB, Hildegar Gurgel, confirmou apoio a Amanajás mas foi adiantando que na proporcional não haverá coligação. Agora ninguém quer saber de correr o risco de servir como “bucha” para eleger (ou reeleger) figurões que dão as cartas nos maiores partidos. Revolta dos nanicos, declarada.

Voz e voto
A atual presidente da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem) no Amapá, a empresária Rosângela Lima está ansiosa para organizar a ida também de empresários do Amapá para a rodada de encontros em Caiena. Ela quer garantir poder de voz para o setor do turismo nessas discussões sobre transportes e trocas comerciais entre Guiana Francesa, Suriname e Brasil.

A fala do bispo
Você que nos lê saberia escrever corretamente o nome italiano do bispo de Macapá, dom Pedro José Conti? Eu também não sabia. Em italiano, o chefe da igreja assina Piergiuseppe Conti. Ele é nosso entrevistado de domingo neste Diário e em uma conversa franca fala dos temas mais atuais da igreja católica e avalia o recente encontro da CNBB em Brasília.



Na pauta


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anunciou para esta semana, a data para início da discussão do Projeto de Lei do Senado (PLS) 156/09 que reforma o Código de Processo Penal (CPP), aprovado nesta terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto que reforma o CPP é fruto do trabalho de uma comissão de juristas, que preparou um anteprojeto em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE