domingo, 6 de junho de 2010

Termina o Ciclo do Marabaixo


AApós dois meses de festejos encerra neste final de semana o Ciclo do Marabaixo 2010 com a derrubada dos mastros da Santíssima Trindade e Divino Espírito Santo e a escolha dos festeiros de 2011. No bairro Laguinho o Ciclo iniciou no Domingo de Páscoa com o Marabaixo da Ressurreição e seguiu com o corte dos mastros nas matas do quilombo Curiaú, missas, novenas, rodadas de marabaixo até o amanhecer e levantamento dos mastros enfeitados com ramos ao raiar do dia.
A festa centenária é realizada dentro da tradição e este ano a Associação Folclórica Raimundo Ladislau comemora duas conquistas, conseguiu resgatar o respeito da Igreja Católica reatando os laços com a coordenação da paróquia São Benedito após um mal entendido em 2009 que impediu que as imagens fossem colocadas no altar, e ainda a união dos quatro grupos que realizam o Ciclo na capital. “Conseguimos nos unir e isso é muito importante para que a nossa cultura não fique somente nos livros, somos todos parentes dos negros antigos que lutaram contra muitos preconceitos para manter viva essa tradição”, fala Danniela, presidente da Associação e bisneta de Mestre Julião Ramos, um dos primeiros moradores do Laguinho.
No domingo, chamado na tradição de Domingo do Senhor, às 17 horas começa a festa com rodadas de marabaixo na Casa da Tia Biló com toques de caixas, fogos e distribuição de caldo e gengibirra. Como manda a tradição, às 18 horas os mastros são derrubados a som dos “ladrões” e caixas de marabaixo. O festeiro do próximo ano é quem pega uma das bandeiras que ficam no alto dos mastros. A festa termina à meia-noite. A casa da Tia Biló fica na rua Ge-neral Rondon, entre Mãe Luzia e Nações Unidas.
Tradição - No Amapá, o Ciclo do Marabaixo é comemorado todos os anos por grupos tradicionais organizados que trabalham para manter vivas as tradições da raiz herdada dos ancestrais. O ciclo inicia no mês de abril e encerra no mês de junho. Durante este período diversos eventos serão realizados. Em homenagens a páscoa e o dia do trabalhador.

Gengibirra, Marabaixo e Pororoca SP

Visitantes que foram conhecer as opções de pacotes de viagem para o Amapá no 5º Salão do Turismo, realizado no Anhembi, em São Paulo, encantaram-se com os sabores do Estado. Uma grande fila se formou no stand do Amapá para a degustação da Gengibirra. Logo depois, no palco principal, o público acompanhou a roda de Marabaixo, no ‘Marabaishow’.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Célia Brazão do Nascimento, ficou satisfeita com o resultado apresentado no stand Amapá. “Conseguimos mostrar ao público os nossos melhores atrativos e a procura está superando nossas expectativas”, falou animada.
O stand do Amapá, montado em formato de palafita, se destacou entre os mais visitados no espaço da região Norte. Um dos motivos de curiosidade dos visitantes foi a exposição sobre a Pororoca (fenômeno natural produzido pelo encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas, com ondas que chegam a 6 metros de altura). O fenômeno foi exibido em vídeos, incluindo gravações do surfista Sérgio Laus, enfrentando as ondas da pororoca.
Destaque também para a degustação típica da terra tucuju, na qual reinaram absolutos a farinha de tapioca, mujica de camarão e o bombom de cupuaçu. O Stand do Amapá conseguiu reunir o que há de melhor da culinária amapaense, bem como o artesanato, fotos dos igarapés, dos animais, do povo e dos principais pontos turísticos do Estado do Amapá.
O Governo do Estado do Amapá teve como parceiros no 5º Salão do Turismo a Prefeitura Municipal de Macapá, através da Coordenadoria Municipal de Turismo (Comtur), Sebrae/AP, Amapá Convention & Visitors Bureau “Meio do Mundo”, Abav/Amapá, Singtur/AP.

* Colaboraram: Mariléia Maciel e Bianca Castro (GEA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE