quinta-feira, 5 de maio de 2011

Coluna Argumentos desta quinta-feira






Incentivos

A deputada federal, Fátima Pelaes (PMDB-AP), titular da Comissão de Desenvolvimento Econômico, emitiu parecer favorável ao projeto que inclui o município de Oiapoque na Área de Livre Comércio, a exemplo das cidades de Macapá e Santana. O projeto é de autoria do deputado Bala Rocha (PDT-AP) e será um incremento à cooperação.

Boa medida

Os jornalistas que cobrem as sessões plenárias da Assembléia Legislativa do Amapá não precisam mais disputar os enormes blocos de papel com a pauta dos trabalhos legislativos. É que a Secretaria já disponibiliza através da Assessoria de Imprensa, o envio digitalizado do documento por e-mail. De quebra, presidente Moisés economiza com papel.

Estilo La Roque

Com voz de cantor romântico que acorda cedo após show da madrugada e com estilo todo próprio no figurino, que inclui o uso de blazer de tecido brilhante, o secretário estadual dos Transportes, Sérgio La Roque, roubou a cena em Brasília, ontem. Destoando o chefe, o governador Camilo, que sempre é sóbrio.

Em Brasília

Na data em que se comemora o Dia Internacional das Parteiras, hoje, acontecem eventos que lembram as parteiras em várias cidades do Brasil e do Mundo. Uma das Marchas acontece em Brasília, com parteiras de todo o paísm, entre elas dezesseis parteiras tradicionais viajaram do Amapá para participar da Marcha na Capital Federal. Querem apoio.

DEBUROCRATIZAR - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, acertaram trabalhar em conjunto para agilizar a liberação de recursos de convênios firmados pela União com estados e municípios, constantes no Orçamento Federal, de forma a desburocratizar o repasse dos chamados “restos a pagar” do governo.

Era diabinho

Uma cacique de uma das aldeias localizadas às margens da BR-156 disse certa vez ter recebido a visita de “gente da oposição” ao então governador Waldez Góes. Segundo a indígena, esses militantes mais aloprados teriam dito que a ordem do governo era construir muros bem altos em volta das aldeias para quando o asfalto passasse por lá. Agora, que o PSB é governo, eles devem voltar lá e explicar como são as compensações de verdade.

Realidade

Ainda sobre o assunto do asfalto passando em reservas indígenas, o próprio governador Camilo Capiberibe (PSB) foi a Brasília e tratou da retomada das obras no trecho norte da BR-156. No Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o governador ouviu do diretor Luiz Antônio Pagot, que entre as medidas compensatórias está previsto realocar nove aldeias. A notícia será dada a um conselho dos caciques.

Elogio de Borges

O senador Geovani Borges (PMDB-AP) parabenizou a Se-cretaria de Turismo do Amapá pelo lançamento de campanha de combate aos crimes de exploração sexual e tráfico humano contra crianças e adolescentes. Intitulada “Enfrentando a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Tráfico Humano”, a campanha deve implantar um programa de ações integradas e referenciais em sete municípios de maior vulnerabilidade.

Promessa

O deputado federal Bala Rocha (PDT-AP) participou de uma reunião de lideranças partidárias com ministro das Relações Institucionais, Luis Sérgio, a respeito de repercussão negativa no Congresso Nacional sobre o decreto da presidente Dilma sobre as emendas parlamentares ainda não executadas. Parlamentares querem mais prazo e o ministro prometeu “interceder”.

Debatendo alternativas

O Sebrae promove Workshop de Mercado, dia 11 de maio, no auditório da Faculdade Estácio do Amapá (Famap), das 8 às 12 horas e das 14h às 18h. O workshop é destinado aos colaboradores com o objetivo de oferecer conhecimentos sobre as ferramentas de marketing e a formulação de estratégias para desenvolvimento de novos produtos.

Fazendo acontecer

Comunidades quilombolas das regiões da Pedreira, Maruanum, Pirativa, Rio Ma-tapi e Maracá, dos municípios de Macapá, Santana e Mazagão querem mostrar que mesmo recebendo alimentos do programa Fome Zero, estão em busca de alternativas econômicas. No sábado, com a I Feira de Exposição Rural Quilombola pretendem mostrar do que são capazes.

Estagnou

O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, afirmou, após encontro com o senador José Sarney (PMDB-AP), que a alta da inflação ainda não repercutiu nos financiamentos para aquisição de casa própria da Caixa, especialmente os dirigidos à população de baixa renda, como o programa Minha Casa, Minha Vida. Para o presidente da Caixa, os índices de financiamentos permanecem praticamente iguais aos registrados no mesmo período de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE