sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Festa na virada do ano na Beira-Rio celebra a chegada de 2014

festa
Aspecto da festa de Reveillon na orla de Macapá, no último dia 31
"Marcas de um ano que se foi. Sonhos que vamos ter...". Com esses versos de uma das canções mais populares de fim de ano, o povo amapaense prestigiou a virada do ano na Beira-Rio. Um show pirotécnico iluminou o céu de Macapá à meia-noite, saudando a chegada de 2014 e encantando crianças, pais e famílias inteiras.
Quando o locutor anunciou os dez segundos finais de 2013 para chegada do Ano Novo, um grande coro de mais de cem mil pessoas o acompanhou. Uma explosão de fogos teve início no Rio Amazonas, deslumbrando a todos. Um show inigualável organizado pela união de esforços entre Governo do Estado e Prefeitura de Macapá.
A festa, organizada pelo Governo do Amapá, por meio da Secult, Concult, além da parceria da Amcap, iniciou às 19h com a rodada de música de cantores locais consagrados, entre eles, Zé Miguel, Amadeu Cavalcante, Ivo Canutti, com participação de grupos folclóricos de Marabaixo, escolas de samba da capital e bandas regionais, culminando com roda de samba.
O povo acompanhava tudo de pé, sentado ao chão, em cadeiras e até mesmo em locais improvisados. O clima era de festa, mas com tranquilidade. Crianças em carrinhos, mães amamentando filhos, casais enamorados, pessoas se abraçando, pais empinando papagaios, mesa farta, inclusive no chão, era um pedaço da casa de cada um na orla de Macapá.
De acordo com o comando da Polícia Militar, cerca de cem mil pessoas estiveram na extensão da orla, participando da festa da virada, com a garantia de que voltariam para casa em segurança. Isso foi possível com o policiamento preventivo e ostensivo, além de que a prefeitura organizou o acesso dos transportes de passageiros para viabilizar a celeridade da ida de muitos para as suas casas.
Vários grupos de afrodescendentes e simpatizantes de religiões africanas fizeram homenagens à divindade Yemanjá, no sincretismo religioso a mãe das águas e protetora da vida. Eles pediram dinheiro, saúde e paz para todos. Outros grupos religiosos tocavam, ao som de violão, músicas proféticas com mensagens sobre a vida, a preparação e o amor de Deus para às famílias do Amapá e do Brasil. Eram crianças, jovens e adultos cantando o amor de Jesus para os amapaenses como fonte da salvação e amor à vida.
Após a eclosão dos fogos, a festa continuou ali mesmo, na grama, na praça, no rio e no passeio público, que ficou lotado e colorido até o sol raiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE