Texto de Nira Brito
Turismóloga
“Quem quer abacaxi? Quem quer abacaxi?” A famosa frase ecoada aos quatro ventos por longas décadas pelo famoso e carismático apresentador do maior programa de auditório no Brasil, o já falecido “Chacrinha”, traduz com perfeição o slogan do XXIV Festival do Abacaxi, assim explica Antônio de Sousa Pereira, o Tonho do Matapi, atual prefeito do município de Porto Grande, localizado a 105 km da capital do Amapá, com uma população segundo o IBGE de 19.191 habitantes. É que a safra do fruto para esse ano ultrapassa os 3 milhões de abacaxi, afirma o presidente da Associação dos Agricultores da Perimetral Norte, Sérgio Souza, que é parceira do tradicional evento.
O município tem sua economia focada em diversos setores do comércio, com números de empresas atuantes em mais de 150 (IBGE-2014), madeira, agricultura e turismo, aproveitando o grande potencial para o desenvolvimento e aquecimento do município é que se aproveita a farta colheita de abacaxi, nos meses de agosto e setembro com a comercialização do fruto e seus derivados, e que segundo o prefeito, que também é agricultor.
Apesar da crise que o país enfrenta e, consequentemente, um efeito cascata para os pequenos municípios brasileiros, não amedrontou seus munícipes afirma o prefeito, e como medida de gestão a estratégia foi arregaçar as mangas, unir forças, atuar com dedicação, responsabilidade, comprometimento e integração. Essa é a receita diz sua equipe técnica, na qual optou por focar no planejamento estratégico, buscar parcerias e com garra e inovação realizar a 24º edição do festival.
Com intuito de melhorar e inovar o evento, os organizadores investiram em ações de planejamento com a contratação de consultoria especializada para elaboração do Plano de Ação do Evento. A metodologia aplicada foi a realização de diversas reuniões fortalecendo a busca de parcerias, resultando em ações que viabilizem o alcance dos objetivos, que para o prefeito se bem organizado traz resultados bastante positivos, como o aumento na arrecadação dos impostos, aumento na geração de emprego e da renda dos amapaenses, foi isso é a sua prioridade. “Investir na cadeia produtiva do turismo”, afirma o prefeito. A programação do evento marcado para ocorrer no período de 04 a 06 de setembro, no balneário e numa avenida de 600 metros, com arena para show com uma área total de 2000 m². Entre as atrações deste ano, show com a banda Calypso, entre outros artistas.
Turismo rural é a aposta de Porto Grande
Visando fomentar o setor de turismo, o prefeito Tonho já colocou em pauta com sua equipe assim que terminar o evento, dará início na implantação do Projeto Turismo em Espaço Rural (TER), que conceitualmente nada mais é que o conjunto de atividades, serviços de alojamento e animação a turistas, em empreendimentos de natureza familiar, realizados e prestados mediante remuneração, em zonas rurais.
A prática do TER é uma das formas de turismo mais recentemente desenvolvidas em Portugal, aproveitando a disponibilidade de residências rurais tradicionais, por vezes monumentais e sempre de grande interesse patrimonial. Esse tipo de turismo permite aos turistas e visitantes o acesso serviços especializados, além de permitir um contato mais direto com a natureza, os costumes locais, usufruindo de belos locais, o que em Porto Grande a natureza nos rios é belíssima. A aposta no setor do agroturismo é uma de prioridades para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do município, para tanto foram buscar parcerias do setor como a Embrapa-AP.
Além de show nas noites, atividades durante o dia como esportes radicais
Entre as muitas novidades deste ano, investimento em atividades diurnas como Rapel, Tirolesa, Arvorismo em Box Truss, além da aposta em ações direcionadas a saúde com exames preventivos de HIV, teste de glicemia, palestras preventivas dos cânceres de próstata, mama e útero, assim como ginástica funcional e aeróbica, aulas de zumba.
As ações estão divididas entre as todas as secretarias municipais, contemplando várias ações que promovam a inclusão socioeconômica local. Será implantado um verdadeiro mutirão para amenizar a crise econômica que em nos pequenos municípios como o de Porto Grande causa uma verdadeira catástrofe.
A decisão de aumentar de o número de estandes, a criação do Corredor Empreendedor com montagem de 100 estandes, divididos em com exposição de equipamentos pelas empresas parceiras, espaços institucionais, 36 estandes cedidos especialmente para os agricultores na comercialização de seus produtos agrícolas. Optar em trazer uma banda de renome internacional como a Calypso, que se apresentará no sábado dia 05 de setembro, e o cantor de Fortaleza Wylley Gomes, no dia 04, além é claro da valorização das atrações locais
como a banda Fuzaka e a dupla Jeferson e Rafael, o que atrairá um número maior de visitantes e turistas, com estimativa de comparecimento de mais 70 mil pessoas durante os três dias de evento e coincidindo com o feriado do dia 07 de setembro.
Com base nessa estimativa, a medida de gestão dos organizadores foi investir na segurança. Para tanto, foi formado QG da segurança com reuniões especificas entre os órgãos de segurança pública no auditório da policia rodoviária do Amapá. O QG da segurança com a presença da Polícia Rodoviária Federal, Polícia e Bombeiro Militar do Amapá.
NÚMEROS
- Para o incremento do turismo rural, a Embrapa e o Senar capacitarão agricultores com técnicas de manejo e aproveitamento do fruto com produção de doces, compotas, licores e diversos pratos feitos com o abacaxi.
- Agentes da segurança estarão atendendo a comunidade, os turistas e visitantes com orientações sobre segurança e demais atendimentos focados na segurança de todos aqueles que prestigiarão o evento.
19.191
População estimada de Porto Grande (AP).
RAINHA DO ABACAXI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua conosco!