domingo, 15 de agosto de 2010

Feira de Oiapoque termina hoje


Na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa acontece o primeiro de uma série de eventos voltados ao incremento do turismo

A Feira Internacional de Oiapoque (FIO) encerra neste domingo, 15, do lado Brasileiro na cidade de Oiapoque. O evento binacional iniciou no último dia 9 de agosto em Saint-Georges (Guiana) e atraiu milhares de turistas. Os sete dias de programação, no lado francês, foram marcados por apresentações de danças de grupos folclóricos, exposição e venda de produtos, rodada de negócios, apresentação de grandes artistas, shows musicais e degustação de comidas típicas da Guiana Francesa e do Brasil.
Do lado brasileiro, na cidade de Oiapoque, os estandes foram montados em toda extensão da principal rua do município. A feira ocupa 3.600 metros quadrados, em formato de L, tendo como porta de entrada a frente da Igreja Nossa Senhora das Graças. A programação lá inicia sempre às 16 horas e entra pela madrugada. Do lado francês a programação é pela manhã.
Já a praça de alimentação está próxima ao monumento que marca o início do Brasil. O palco de shows, em formato de concha acústica, está posicionado na orla de Oiapoque, em frente à Prefeitura.
De acordo com a secretária de Turismo do Estado, Ana Célia Brazão, a feira sem dúvida marca a aproximação das culturas francesa e brasileira. “Os laços entre Brasil e Guiana estão cada vez mais fortes. Esse é o primeiro passo de uma aproximação entre duas culturas tão diferentes. Com a inauguração da ponte daqui alguns meses, estaremos ainda mais próximos, isso significa o crescimento do Amapá”, destacou a secretária.
A titular da Setur explicou que o sucesso de público superou todas as expectativas dos organiadores, tanto que já há um movimento para tornar a FIO um evento bienal, ou seja, que ocorra a cada dois anos, pelo interesse de expositores e público.

Programação Oficial da FIO 2010
Domingo 15/08
Local: Oiapoque
08h – Provas de ciclismo e atletismo na BR-156 Km 07
10h – Torneio de canoagem do Rio Oiapoque. Local: Praia do Goiabal
16h – Abertura da Feira
16h - Estande do Governo do Amapá: Mostra de manifestações culturais – Dança do Marabaixo e Desfile Temático com Biojóias
17h – Missa de Encerramento da Programação Religiosa da Paróquia Nossa Senhora das Graças e Coroação de Nossa Senhora.
18h30 – Apresentação de Grupo de Toada
19h – Entrega das premiações esportivas
19h – Apresentação Hip-Hop
20h – Apresentação das Rainhas da Feira de Saint-Georges e Oiapoque
21h30 – Banda Gospel
22h – Banda Projeção Central
22h 30 – DJ Robson
00h – Forró Bom de Farra
02h – Encerramento



Turismo



OPORTUNIDADES - A realização de eventos como feiras e seminários envolvendo o Amapá e a Guiana podem incrementar o turismo regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE