quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Coluna Argumentos





Ponto a favor

Mesmo sem ter a presença da candidata Dilma Rousseff em Macapá, o senador José Sarney (PMDB-AP) organizou em Macapá ontem à tarde uma demonstração de mobilização de fazer inveja, talvez a única do país. Trata-se da inauguração do Comitê Suprapartidário, que congregou em um só evento mais de vinte partidos em prol da candidatura da petista.

Ponto contra

Agora o que ninguém entendeu ontem foi a ausência dos candidatos do PSB, que nesta eleição cantam aos quatro cantos serem os oficiais de Lula e Dilma. Trata-se de Capiberibe pai e filho, candidatos ao Senado e ao Governo do Estado, que não compareceram ao evento que marcou oficialmente o lançamento da campanha de Dilma Rousseff no Amapá.

Bendita és

A jornalista Ariane Lopes, que é da diretoria do Sindicato dosJornalistas do Amapá, foi a única representante do Estado no 34º Congresso Nacional de Jornalistas, que aconteceu no final de semana, em Porto Alegre (RS). E a moça não se fez de rogada, pois teve destacada atuação e várias intervenções na plenária.

Tendência

Eis a questão. Trata-se de um fenômeno genuinamente amapaense em se tratando de eleições. Mas até os institutos de pesquisa se acostumaram e apresenderam a medir isso. Nos próximos dias há uma expectativa da divulgação de novas rodadas de pesquisas pelo Ibope e GPP, com o primeiro grande cruzamento dos números, o que pode apontar a tal tendência.

OBRAS DE SARNEY


O senador José Sarney (PMDB-AP) é considerado um dos estadistas do Brasil, entusiasta de obras de infraestrutura, por entender que isso projeta o futuro. Mas ele também sabe como poucos construiu obras políticas, como a inédita reunião de ontem de políticos de quase todas as correntes partidárias do Amapá, em torno da candidatura Dilma Rousseff à presidente.



Agora não

Dito por um taxista à coluna, ontem, que existem placas de táxi para alugar, o que é até bem comum. Mas o item estám em falta atualmente, por conta de que se trata do segundo semestre. Isso mesmo, os profissionais do volante dizem que com a proximidade do fim de ano os negócios, ou melhor, as corridas aumentam. Aí vem dia das crianças, natal, etc...

Haja gogó

A deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP) foi a que le-vou o maior número de militantes para a festa de inauguração do Comitê Pró-Dilma, ontem. Mas coube ao único cabo eleitoral do também deputado Bala Rocha (PDT-AP), a tarefa de roubar a cena. Tudo bem que era o único a ter comparecido, mas foi sem dúvida o dono da garganta mais potente entre tantos outros simpatizantes. Berrou muito o cara!

Quem perdeu

Para votar este ano, o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado têm até o dia 23 de setembro para pedir uma segunda via (reimpressão) do documento, em qualquer cartório eleitoral do país. Em junho deste ano o Tribunal Superior Eleitoral autorizou a reimpressão até esta data, mesmo daqueles eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral.

Que se ache

Ainda sobre a nota anterior, a legislação antiga previa que quem estivesse fora do seu local de votação ti-nha somente até o último 4 de agosto para pedir a segunda via do título. Mas só podem pedir a reimpressão os eleitores que já tinham ou pediram o título até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE