terça-feira, 9 de outubro de 2012

Coluna Argumentos (Diário do Amapá), domingo, 07 de outubro de 2012

Costuras

Não se sabe se o Ibope mais acertou ou mais influenciou no resultado, mas o fato é que vamos ter mesmo segundo turno para sucessão municipal em Macapá. Roberto Góes (PDT) e Clécio Luiz (PSol) usaram muito o telefone ontem mesmo nas costuras para definir os palanques no segundo turno. Camilo (PSB) vai estudar as alianças.

Não renovou

Tido e havido como a maior liderança do Sul do Estado, o prefeito de Vitória do Jari, Luiz Beirão (PSD) perdeu a reeleição, daquele que poderia ser seu quarto mandato por lá. Dielson (PT) levou a vitória nas urnas, com uma expressiva votação, representando 61,67% da votação. Por lá vive-se grande expectativa de incremento a indústria.

Câmara

Foi considerada grande a renovação na Câmara de Macapá. Entre as novidades a campeã de votos Aline Gurgel (PR) e o Rocha do Sucatão (PT), que finalmente ganhou uma. Já Acácio Favacho, segundo mais votado, representa o desta-que das lideranças jovens. Em Cutias, Dadá (PSDB), mais votado, ficou fora.

Encontro
O líder do Parlamento Federal, com o líder da Igreja Católica no Amapá. Sarney e Pedro Conti reuniram-se em Macapá e falaram de quase tudo. De comunicação social a política, passando pelos preparativos para a jornada mundial da juventude do papa Bento XVI. 

Os Favacho

O presidente da Assembleia Legislativa, Júnior Favacho (PMDB) era só alegria ontem após a divulgação do resultado das urnas. Ajudou a reeleger o irmão, vereador por Macapá Acácio Favacho e comemorou a volta do cunhado, Dr. Fábio, para a Câmara Municipal de Santana. Aliás, na cidade portuária seu grupo ainda foi decisivo para a virada de Robson Rocha (PTB).

Amena

Com algumas apreensões aqui e acolá, mas na avaliação da Justiça Eleitoral foi positivo o balanço das Eleições Municipais 2012 em Macapá. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Raimundo Vales, não só delegou como também procurou atender aos jornalistas durante a longa transmissão do pleito, a dar todos os esclarecimentos necessários.

Calma lá

O anúncio dos eleitos feito através dos números finais não representa que a festa deve ser plena. Houve casos sim de fraudes à eleição, resultando na abertura de procedimentos de investigação judicial eleitoral, o que pode barrar muita gente de assumir o cargo. Na verdade se prosperarem algumas denúncias, os candidatos sequer podem receber o diploma do TRE.

Exemplo

Dona Val, de 73 anos de idade, deu um exemplo de cidadania e liberdade política. Ela pode ter sido a primeira macapaense a exercer seu voto ontem. Ela chegou meia hor antes do início da votação e assim que os portões da Escola Estadual Tiradentes foram abertos ela se habilitou a votar e ainda deu entrevista à rádio Diário FM, onde falou da importância de participar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE