quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Curso aprimora técnicas em conciliação e mediação judicial


Aspecto do treinamento que reúne serventuários do Judiciário Amapaense

Com  carga horária de 20 horas de aulas presenciais, a Escola Judicial do  Amapá promoveu curso para capacitar serventuários da Justiça estadual a  aplicar técnicas de autocomposição em processo de mediação e  conciliação, auxiliando as partes a encontrar soluções pacíficas para  seus conflitos de interesse.
Segundo  o ministrante do curso, professor Carlos Fernando Silva Ramos, juiz de  Direito da comarca de Macapá, mestre em Direito Ambiental e Políticas  Públicas, e especialista na área de mediação e conciliação, está  comprovado por meio de estatísticas que a resolução de conflitos, por  meio da conciliação e da mediação, tem encurtado o caminho do processo.

Ele  ressaltou a grande importância para a aplicação desse método no fato de  que, através dele, resolve-se muito mais rápido a desavença. Ao  contrário se, para a solução fosse necessária a prolação de sentença de  mérito, seguindo todos os procedimentos normais, além do desfecho  demorar muito, ainda há a possibilidade de nenhuma das partes ficar  satisfeita. Quanto ao curso, o magistrado Carlos Fernando destacou a  importância do tema para a aplicação nas atividades do dia a dia dos  serventuários, observando que, quanto mais os serventuários dominarem as  técnicas que envolvem conciliação e mediação, melhor será a prestação  jurisdicional: “Nós teremos acordos melhor entabulados, com uma satisfação maior para os jurisdicionados”.

Para  aprenderem a lidar com os impasses que habitualmente ocorrem nas  audiências de conciliação, os participantes conheceram, ainda, algumas  técnicas e habilidades que podem ajudar as partes a chegarem ao fim do  problema através de acordo.

BERNADETH FARIAS
Assessora de Comunicação Social.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE