terça-feira, 11 de março de 2014

À BEIRA DO ARAGUARI: Ferreira Gomes pronta para receber o turista

TURISMO / A cidade de Ferreira Gomes não quer ser mais apenas referência de Carnaval fora de época, quer se firmar como um dos destinos importantes do interior do Amapá
BUCÓLICA - A prática de esportes de recreação no Araguari ou simplesmente de acampar às margens do rio são um dos maiores atrativos para o turista que decide visitar a pequena mas aprazível vila de Ferreira Gomes.
Cleber Barbosa
Editor de Turismo

Gestão Integrada e foco no empreendedorismo. Essas são bandeiras do atual prefeito do município de Ferreira Gomes, Elcias Borges, há quase um ano à frente da administração municipal. Ele pretende tirar do lugar a referência apenas de ser palco da maior micareta do interior do Estado, pois acredita que compartilhando ações e fortalecendo parcerias, o alcance dos resultados propostos será bem mais fácil e a bucólica vila às margens do rio Araguari terá turista o ano inteiro.
Prova disso é o investimento em obras de infraestrutura e realização de eventos planejados em parcerias com a iniciativa pública, privada e a comunidade em geral, para que o município se torne de fato um local turístico. “Só em 2013 foram investidos recursos em eventos como Forroguari, Araguari Verão, Réveillon, e o tradicional evento do maior carnaval fora de época do estado realizado nas margens do belíssimo e majestoso rio Araguari, o Carnaguari”, diz o prefeito Elcias.
"A implantação das usinas hidrelétricas trouxe um aumento do fluxo de turistas para Ferreira Gomes".
Antônio Brito, secretário de Turismo
Compensações - Um exemplo prático de como estão se dando as parcerias com a iniciativa privada foi a celebração de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), entre a Prefeitura e a empresa Ferreira Gomes Energia, responsável pela construção da nova usina hidrelétrica do município. A título de compensações, a empresa comprometeu-se em realizar projetos que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico local e do estado. “Os projetos contemplam a revitalização da Praça Francisco Pinheiro Borges, com a construção de um quiosque, instalação de academia ao ar livre, playground, revitalização paisagística, construção de novas passarelas, reconstrução dos bancos de concreto, recuperação do guarda-corpo e a construção de duas rampas de acesso, para pessoas com deficiência física na extensão da orla”, enumera o titular da Secretaria de Turismo, Antônio Brito.
As entregas das obras estão marcadas até início de abril deste ano, após a finalização de capacitação de mão de obra local, com cursos específicos para o turismo, como Monitor local para Turismo, Higiene e Manipulação de Alimentos, entre outros, feitos em parceria com o SENAC e Prefeitura.
Segundo Antonio Brito, foi sugerido a acatado pela empresa a proposta de melhoria também na área urbana da cidade a implantação de 254 placas de identificação de ruas, facilitando a acessibilidade  dos moradores, visitantes e turistas, além de fazer o resgate dos munícipes ferreirenses os nomes com homenagem de várias pessoas que fazem parte da história de Ferreira Gomes.
Colaborou: Nira Brito

Investimentos em meios de hospedagem

A sede do município de Ferreira Gomes está estrategicamente instalada às margens do rio Araguari, cortada pela Ponte Tancredo Neves e bem ao lado do reservatório da hidrelétrica. Já está sendo considerada por especialistas uma das mais belas cidades turísticas do Amapá, com boa infraestrutura hoteleira com 14 empreendimentos entre pousadas e hotéis, com 120 UH’s (unidades habitacionais), com mais de 200 leitos. “Com a implantação das hidrelétricas  de Ferreira Gomes, houve um aumento de fluxo de turistas de negócios, já que a maioria dos técnicos são de fora do Estado”, explica o secretário Brito.
O prefeito Elcias Borges acredita o que  município tem grande possibilidades de desenvolvimento sustentável se o setor econômico do turismo for fomentado com responsabilidade e ações que promovam o bem estar do cidadão. “Para tanto, já está em andamento além da aprovação a Lei Municipal de Turismo, a criação do Conselho Municipal de Turismo e o Fundo Municipal de Turismo, critérios que facilitaram o investimento no setor através de convênios e emendas parlamentares conforme critérios exigidos pelo Ministério do Turismo”, afirma o secretário Antonio Brito.

Um município que corre atrás de novas vocações econômicas e culturais

Ferreira Gomes é um município no centro-oeste do Estado do Amapá. A população estimada em 2005 era de 4.321 habitantes e a área é de 5047 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,78 hab/km². Seus limites são Pracuúba e Tartarugalzinho a norte, Cutias a leste, Macapá a sudeste, Porto Grande a sudoeste e Serra do Navio a noroeste.
O município foi criado em 17 de dezembro de 1987. Dentre os fatores históricos de seu desenvolvimento até sua emancipação político-administrativa, destaca-se a condição estratégica que desempenhou como entreposto rodoviário no antigo traçado da BR-156. Sua economia está baseada no desenvolvimento de atividades agropecuárias tradicionais e, mais recentemente, no investimento no turismo para o qual vem colocando em prática a realização de eventos e a instalação de infraestrutura destinada ao aproveitamento das ambientações paisagísticas e de lazer do município.
Se destacam economicamente no setor primário a agricultura e a pecuária. Também a criação dos gados bovino e bubalino, além da criação de suínos, constituem a principal atividade econômica do município. No setor agrícola destaca-se a plantação da mandioca, cuja farinha misturada ao peixe resulta na famosa farinha de piracuí. Destacam-se ainda os plantios de milho e banana.O setor pesqueiro vem gerando divisas, por já estar sendo exportado para outro locais. No setor secundário, embora o município seja rico em argila, não dispõe de grandes recursos para incrementar a indústria. A despeito disso, e conforme informações disponibilizadas pelo Departamento Nacional da Produção Mineral, verifica-se interesse na pesquisa e exploração de minério de ferro no território do município. Possui também uma usina de industrialização de leites e derivados.

VANTAGENS DO TURISMO

- Redução do desemprego; 
- Distribuição efetiva da renda; 
- Geração de divisas; 
- Aumento na arrecadação de impostos; 
- Atração de investimento externo; 
- Melhoria da infra-estrutura de apoio ao turismo, beneficiando também os residentes; 
- Preservação dos patrimônios naturais e culturais com melhoria na qualidade de vida da população.
53 Atividades Econômicas.
Estimativa de impactos do turismo na economia.

CARNAGUARI
"O maior carnaval fora de época do interior do Amapá acontece às margens do majestoso Rio Araguari".
Elcias Borges, Prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE