sábado, 1 de março de 2014

“Estou feliz por voltar a Macapá para ajudar a devolver o Zerão ao povo”

cad4dom ENTREVISTA-1
MINISTRO Aldo Rebelo e a bola da Copa do Mundo do Brasil, visitou Macapá para inaugurar o Zerão.
O ministro dos esportes do Brasil, Aldo Rebelo, veio a Macapá ontem para a festa de reinauguração do Estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão. Ele concedeu uma entrevista exclusiva ao Diário do Amapá, oportunidade em que falou sobre os investimentos que o governo federal está fazendo no ano da Copa do Mundo, tanto para a prática do futebol, como também do esporte amador. Para isso, serão 5 mil novas quadras em escolas públicas bem como outras 5 mil arenas ganhando cobertura. Em Macapá, o ministro anuncia a construção de uma pista oficial de atletismo e também uma piscina olímpica. Esses e outros assuntos foram abordados nessa conversa com o jornalista Cleber Barbosa. Acompanhe a seguir.

Cleber Barbosa
Da redação
Diário do Amapá – Não é sua primeira vez em Macapá, não ministro?
Aldo Rebelo – Não. Sou freguês antigo aqui do estado do Amapá, mas sempre muito feliz por poder retornar a Macapá e agora poder ajudar a cidade e o estado a devolver ao povo o Zerão, que é uma joia para o futebol do Amapá, e o governo federal apoiou, ajudou e daí a nossa presença aqui.

Diário – Mas o seu Ministério já vinha ajudando o Amapá em outras iniciativas, não é mesmo?
Aldo – Ah sim, também fizemos a entrega já no ano passado de dois centros de iniciação ao esporte, um para a cidade de Macapá e outro para a cidade de Santana e vamos apoiar no que estiver ao nosso alcance a criação de uma infraestrutura esportiva para o Estado do Amapá.
Diário – E essa peculiaridade do Estádio Zerão estar no meio do mundo, o apelo que isso tem para o turismo também ministro, pode ser também incrementado, especialmente por estarmos em ano e no país sede da Copa do Mundo?
Aldo – Tem um significado importante da ideia do que o futebol representa para o Brasil, da nossa diversidade, da nossa capacidade de oferecer ao mundo uma forma de identidade que é o futebol, que para nós é muito mais do que o esporte. E daí naturalmente que essa curiosidade do Zerão ser dividido pela Linha do Equador só enriquece o imaginário do que significa o futebol brasileiro.
Diário – Nesse período que antecede à Copa do Mundo já dá para relaxar um pouco e entrar no clima da mais famosa competição esportiva do planeta ou os compromissos e os prazos a serem cumpridos dentro do cronograma da Copa ainda o deixam estressado?
Aldo – Não, estamos tranquilos, trabalhando muito é verdade, não tem outro jeito, preparando a Copa. Mas o Brasil vai fazer uma Copa do Mundo exemplar, disso eu não tenho nem nunca tive dúvidas.
Diário – As cidades que não são sedes da Copa do Mundo, mas que podem ser incluídas no roteiro de viagem dos milhares de turistas estrangeiros que viajarão ao país isso também está sendo observado pelo governo federal?
Aldo – Nós já tivemos aqui o Amapá selecionado como um dos centros de treinamento pela Fifa (Federação Internacional de Futebol), com um dos hotéis escolhidos e com o Zerão escolhido, então de certa forma o estado do Amapá e a cidade de Macapá entraram no calendário e no organograma da Copa. E nós teremos também Olimpíada no Brasil e não devemos perder de vista a criação desta infraestrutura esportiva no Amapá também por causa das Olimpíadas.
Diário – E ainda têm os outros investimentos nessas cidades, seja na infraestrutura dos aeroportos, na própria acessibilidade das cidades e a melhoria da qualidade de vida para essas populações o senhor diria que deverá ser o grande legado desses grandes eventos?
Aldo – Eu acho que o Brasil tem que investir em dotar o país de uma infraestrutura esportiva. Nós estamos construindo 5 mil quadras nas escolas públicas, cobrindo outras 5 mil quadras e estamos construindo 270 mil centros de iniciação esportiva, então acho que isso tudo vai ficar para a nossa população.
Diário – Fala-se em outros investimentos do Ministério dos Esportes nesse campo de incentivo ao esporte amador também, não é mesmo?
Aldo – Sim, queremos dotar o Amapá de uma pista de atletismo oficial e também uma piscina olímpica, isso é um compromisso do Governo Federal por meio do Ministério do Esporte.
Diário – E também há o compromisso de continuar os investimentos na ampliação do Estádio Zerão?
Aldo – Com certeza, já temos alocados cerca de R$ 5 milhões no Ministério do Esporte para garantir a continuidade das obras de reforma e ampliação deste estádio, com a construção inclusive do segundo lance de arquibancadas. O Governo do Estado vai realizar essas obras e o Governo Federal vai dar o apoio.
Diário – Os mais otimistas chegam a dizer que o Zerão está dentro do chamado padrão Fifa de qualidade. Isso é verdade?
Aldo – Tanto está dentro do padrão Fifa que foi um dos centros de treinamento de alguma seleção estrangeira dentro dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Isso demonstra que havia esse equipamento e havia também uma rede hoteleira capaz de receber uma seleção no Amapá, o que credencia o Estado a abrigar eventos de cunho esportivo e também para as Olimpíadas de 2016.
Diário – O senhor está otimista com relação à seleção brasileira de futebol levar o título de campeão mundial na Copa que o Brasil vai sediar a partir de junho deste ano?
Aldo – Sim porque nós temos grandes jogadores e o Felipão é um grande treinador, então acho que isso nos assegura, jogando em casa, o êxito e o nosso sexto título.
Diário – Falando de política partidária também ministro, como o senhor reencontra seus camaradas do PC do B e sobre o momento da legenda aqui no Amapá?
Aldo – Muito bem. Com Milhomen, Pingarilho, que são quadros importantes do partido, pessoas que tem importante e nós confiamos no desempenho do PC do B aqui no Amapá.

Perfil...

Entrevistado. José Aldo Rebelo Figueiredo (Viçosa-MG, 1956) é jornalista e político, membro do Partido Comunista do Brasil (PC do B) e deputado federal eleito diversas vezes pelo mesmo partido, representante do estado de São Paulo na Câmara dos Deputados. É, desde 27 de outubro de 2011, ministro dos esportes do governo federal. Foi presidente da Câmara dos Deputados. Também foi ministro de Estado da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais do Governo, no período de 2004 a 2005. Tem intensa participação em debates na área de relações exteriores e defesa nacional, sendo membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional que presidiu em 2002. Atua na preparação da Copa do Mundo 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE