quarta-feira, 5 de março de 2014

Em nota, Capitania dos Portos confirma emborcamento de barcaça de mineradora

O empurrador opera com barcaças como essa para o embarque de minério
A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) informou nesta quarta-feira (05) que por volta das 10h30 tomou conhecimento do emborcamento do Empurrador “Mato Grosso”, por volta das 23h30 da noite anterior, a terça-feira de Carnaval. O incidente ocorreu no Canal de Santana (fundeadouro nº1). O empurrador pertence à empresa PAES CARVALHO, que presta serviço para Mineradora ZAMIN Amapá.
No momento do incidente, o empurrador conduzia uma balsa com minério de ferro para o Navio Mercante “Hammonia Malta”. Após o emborcamento, ele foi rebocado por outras embarcações até a localidade da Fazendinha, entre o Igarapé da Fortaleza e o Trapiche da Praticagem, aonde se encontra encalhado. Não houve vítimas.
A Capitania enviou para o local uma Equipe de Inspeção para prestar apoio e está tomando todas as providências para garantir a segurança da navegação na área e prevenir eventual poluição hídrica, por meio da instalação de barreiras de contenção.
Será instaurado o Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação no intuito de apurar as causas do incidente, com prazo de conclusão em 90 (noventa) dias.
A Marinha do Brasil, por intermédio de seus SALVAMAR - Serviço de Busca e Salvamento da Marinha, distribuídos pelos seus Distritos Navais em todo o país, recebe rotineiramente várias solicitações de resgate (SAR – Search and Rescue) e sempre empenha meios, homens e recursos para o cumprimento de suas atribuições e competências constitucionais, no que tange à segurança da navegação e à salvaguarda da vida humana nas vias navegáveis.
A nota é assinada pelo comandante da Capitania dos Portos no Amapá, o capitão-de-fragata Lúcio Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE