sábado, 15 de março de 2014

Sorocaba, no interior de São Paulo, ganha o Jardim Botânico neste sábado

Mariana Campos (macampos@sorocaba.sp.gov.br)
Na manhã deste sábado (dia 15), às 9h, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio entregará à população de Sorocaba, cidade localizada a 90 quilômetros de São Paulo (capital), o Jardim Botânico "Irmãos Villas-Bôas". Localizado numa área de cerca de 70 mil metros quadrados, o novo cartão postal da cidade está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, próximo ao Parque das Águas.
Situado numa área de proteção permanente, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica, o Jardim Botânico será destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente e terá como principal objetivo trabalhar com as espécies da flora local e regional. "Sorocaba está ficando mais rica com a inauguração desse espaço. Vamos ganhar um local para o estudo da botânica, para produção e disseminação de conhecimento, educação ambiental, lazer e turismo. É um novo cartão postal da nossa cidade", destaca Pannunzio.
Com isso, Sorocaba será uma das poucas cidades do Brasil e a contar com esse espaço ecológico. Atualmente, 36 jardins botânicos são associados à Rede Brasileira de Jardins Botânicos, entre eles o de Sorocaba. Para Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente (Sema), é um orgulho entregar a unidade aos sorocabanos. "Estamos muito felizes com essa inauguração. Quando um município entrega um jardim botânico ele entrega na verdade um compromisso assinado de que esse será um espaço de pesquisa e conhecimento da nossa flora, um dos nossos maiores patrimônios. É um presente muito especial", destaca Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente (Sema).
Com um investimento total de cerca de R$ 5 milhões, a construção do Jardim Botânico foi projetada considerando os valores do tripé de sustentabilidade: ser ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.
A Prefeitura de Sorocaba utilizou, para isso, materiais e soluções técnicas que vão promover a redução da poluição, a melhoria da qualidade do ar e do solo, conforto nos ambientes internos e economia de recursos de água e energia elétrica, por exemplo.
"Implantamos várias maneiras para armazenar a água de chuva no sentido de conservar a água e reaproveitá-la na irrigação do jardim e das plantas do local", declara Clebson Ribeiro, secretário de Serviços Públicos (Serp). Entre as iniciativas, além dos espelhos d'água, a Prefeitura implantou cisternas, contenções por terraceamentos, bacias de sedimentação e a drenagem das vias do Jardim Botânico.
Outro detalhe importante da obra é a total acessibilidade para crianças e adultos portadores de deficiência física. Já na questão social, houve a inclusão dos reeducandos do sistema prisional da cidade na construção do orquidário e na manutenção do parque.
Já o nome "Irmãos Villas-Bôas" faz referência aos irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas, importantes sertanistas brasileiros que, em decorrência dos seus esforços, foram os principais responsáveis pela criação do Parque Nacional do Xingu, em 1961, a mais importante reserva indígena das Américas.
O Jardim Botânico de Sorocaba funcionará de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada será gratuita.

Os espaços do Jardim Botânico
 O principal edifício do Jardim Botânico será o Palacete de Cristal. Com uma área de 500 m², o prédio teve como referências os Palácios de Cristal de Londres, de Petrópolis e de Curitiba.
Constituído quase que inteiramente por vidros em armação metálica e um telhado com isolante térmico, o palacete abrigará coleções de plantas nativas e ornamentais e também será utilizado para exposições e eventos. O palacete conta também com um mezanino, uma passarela para apreciação dos canteiros internos e da paisagem e um elevador para acesso das pessoas com deficiência.
O salão multiúso será utilizado para atividades de Educação Ambiental e abrigará um herbário, que funcionará como uma biblioteca de plantas secas prensadas, que ficarão catalogadas e identificadas com informação sobre a espécie e o local onde foram colhidas. "O herbário será uma biblioteca, que servirá como uma fonte de pesquisa constante da biodiversidade das plantas e como referência para a identificação e pesquisa", explica o secretário Clebson Ribeiro.
Construído com tijolos de demolição pelos reeducandos, o orquidário abrigará diversas espécies da flor. Já o roseiral possui o formato de um sol, com 12 raios e abriga 27 variedades de rosas, desde as mini-rosas até as rosas híbridas.
Por último, no mirante do Jardim Botânico, os visitantes terão a oportunidade de contemplar uma vista panorâmica de Sorocaba. "Ele está localizado no ponto mais alto do parque e possui uma vista espetacular do nosso município, onde podemos ver o Vale do Rio Sorocaba, o morro da Fazenda Ipanema e a Serra de São Francisco, em Votorantim", explica Clebson Ribeiro.
Obras de arte ao ar livre
Os visitantes do Jardim Botânico "Irmãos Villas-Bôas" terão uma grata surpresa ao se deparar com obras de arte no novo cartão postal de Sorocaba.
"Além de chamar atenção pela beleza, a introdução de obras de arte ao ar livre nesse espaço público reforça o sentimento de respeito e cuidado pelos patrimônios naturais e culturais", explica a secretária Jussara de Lima Carvalho. "A ideia é com o tempo instalarmos outras obras de arte", completa.
Uma delas é uma escultura construída em ferro, com cerca de 6 metros de altura, em formato de uma folha. Sem título, a obra foi produzida em 2013 pelo engenheiro José Orivaldo Simonetti, especialmente para ser instalada no Jardim Botânico. A escultura teve matéria-prima doada pela empresa Bardella e foi confeccionada pela empresa Tertecman.
Apesar de utilizar um material de alta densidade, rigidez e de difícil maleabilidade, a obra traz a ideia de movimento através de formas orgânicas, que remetem às linhas encontradas na natureza. Os recortes e torções parecem subverter as principais propriedades do ferro, trazendo leveza e fluidez ao material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE