terça-feira, 10 de junho de 2014

Café da manhã na AL marca os 25 anos da primeira turma de mulheres da PM/AP

A programação em homenagem aos 25 anos da inclusão da mulher na Policia Militar do Estado do Amapá, teve mais uma parte na manhã desta segunda-feira (9), na Assembleia Legislativa (ALAP). Um café da manhã com a presença de várias oficias e praças, foi servido no Salão Nobre da Casa, com a presença das deputadas Mira Rocha (PTB), autora da Lei que instituiu 1º de junho, como Dia Estadual da Mulher Policial Militar e Bombeiro Militar e a deputada Cristina Almeida (PSB), que fez parte da turma de 89 mulheres que no dia 1º de junho de 1989 ingressaram nos quadros da instituição. Dessas 53 ainda atuam na instituição. Desde então, as mulheres ascenderam profissionalmente e passaram a desempenhar suas funções em diversos postos e graduações.

A 2ª vice-presidente da Casa, deputada Roseli Matos (DEM), no ato, representando o presidente Junior Favacho (PMDB), parabenizou as pioneiras da Policia Militar e também a todas as mulheres que compõe a instituição. “Nem todas as pessoas nos olham como seres humanos capazes, ainda somos discriminadas e limitadas em todos os aspectos. Estamos quebrando essas barreiras gradativamente”, frisou a deputada, comentando sobre a vitória das mulheres que hoje fazem parte do quadro da Policia Militar.

O ingresso da mulher nos quadros das policias Militares no Brasil ocorreu através do Decreto Lei nº 2.016, assinado no dia 06 de fevereiro de 1984 pelo então presidente da república, João Batista Figueiredo. “Hoje a Policia Militar do Amapá possui 755 policiais militares femininas, o que representa 20,35% de um contingente acima de 3.700 militares. No Brasil o percentual esta acima dos 50%. “A data marca 25 anos de profissionalismo, persistência e inovação, oportunizou mulheres a realizar um importante serviço nunca imaginado. Foi um importante passo para uma mudança de cultura institucional”,  comentou o coronel Ailton, que ora representava o comandante geral da Policia Militar, coronel Aclemildo Barbosa. 

O deputado Manoel Brasil (PTN) também parabenizou as policias e disse que, além de toda delicadeza e sensibilidade peculiar do sexo feminino, não vê diminuída a eficiência no trabalho policial. "As mulheres integrantes da PM asseguram maior equilíbrio a tropa e realizam excelente trabalho na segurança pública. São 25 anos de compromisso, coragem, dedicação e competência, no mesmo nível com os demais integrantes do sexo masculino, não havendo razão para preconceitos e discriminação. Gostaria de ver um dia uma mulher na presidência da Assembleia Legislativa, no comando-geral da Policia Militar e no Executivo Estadual”, frisou.

Falando em nome das demais militares a Coronel Palmira das Neves Bittencourt, falou das dificuldades e discriminação enfrentadas dentro da carreira militar, revelando situações assustadoras que foram obrigadas a passarem, como: não poderem ter filhos, não usarem calças e terem que usar coturnos pesados específicos para os homens. “Com muita luta quebramos esses paradigmas. Hoje podemos olhar para trás e dizer que valeu apena”, agradece.

A coronel Palmira foi a primeira mulher a comandar o primeiro Batalhão da capital. Na Polícia Militar do Amapá, foi comandante do Batalhão Policial Militar no período de março a agosto de 2009 e Ajudante Geral da PM entre agosto e dezembro do ano passado.

É bacharel em Direito, possui especialização em Gestão Estratégica de Defesa Social e Cidadania, pela Universidade Federal do Pará e IESP e Curso Superior de Segurança Pública pela Escola de Formação de Oficiais do estado do Rio de Janeiro. É mestre em Políticas Públicas e Cidadania, pela Escola de Administração do estado do Amapá, onde defendeu a tese Vinte Anos da Inclusão da Mulher na Polícia Militar do Amapá Estudo sobre as Relações Profissionais e seus fenômenos naturais de gênero.

Finalizando a programação a Sargento Zélia, com 20 anos de Assembleia Legislativa, fez seu agradecimento em nome das mulheres militares da ALAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE