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domingo, 7 de agosto de 2016

INFRAESTRUTURA | DNIT anuncia asfalto para estrada do JARI

Finalmente sai do papel o projeto de pavimentação do trecho sul da BR 156, que liga o Vale do Jari até Oiapoque. DNIT emite Ordem de Serviço e um consórcio de três empresas assumirá o primeiro lote da obra abrindo os primeiros 61 quilômetros ainda neste verão
O chamado trecho sul da BR 156 liga Macapá a Laranjal do Jari
Por Cleber Barbosa
Para a Revista Diário

A principal rodovia federal que corta o Amapá de Norte a Sul – a BR 156 – nem sempre é lembrada como nascendo no Jari, pois muita gente acha que ela liga Macapá a Oiapoque. A BR 210 é quem nasce na capital do estado e segue para a região Centro-Oeste, passando por Serra do Navio e continuando depois das divisas do Pará e Roraima, daí ser chamada historicamente de Perimetral Norte. Mas o fato é que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) acaba de emitir Ordem de Serviço para que um consórcio de três empresas possa apresentar o projeto executivo e iniciar a pavimentação do primeiro lote da obra – de 61,1 quilômetros.
O superintendente do DNIT no Amapá, Fábio Vilarinho, diz que esse primeiro lote vai do Km 21 (bifurcação com a BR 210) e vai até a comunidade do Vila Nova. “Os demais lotes serão licitados ainda este ano, para serem iniciados possivelmente no próximo ano”, diz o executivo, que lembra ser essa obra objeto de um convênio da União com o Estado, através do próprio DNIT e a Setrap (Secretaria Estadual dos Transportes). Pela parceria entre os entes, o Governo Federal faz o aporte dos recursos e o Amapá entra com a contratação das empresas e executa a fiscalização das obras.
Vilarinho lembra ainda que o dinheiro para o início da obra já está na conta do GEA desde janeiro de 2014, no valor de R$ 34,5 milhões. O anteprojeto foi feito pelo próprio DNIT e a obra tem um custo estimado em R$ 140 milhões.

NORTE
Ainda segundo o DNIT, o último trecho que falta ser pavimentado no trecho Norte da BR 156, entre Calçoene e Oiapoque, também está na prancheta dos projetos a serem executados neste verão. Serão licitados os dois lotes restantes, num total de 107 quilômetros. A contratação será direta pelo órgão, que avocou para si a administração da obra, portanto não é objeto de convênio com o GEA/Setrap.

Para acabar com o registro de atoleiros
A despedida da estação das chuvas deste ano ainda produz imagens como essa da foto, de atoleiros em alguns trechos da BR 156, considerada a mais antiga rodovia federal em construção no país. A bem da verdade, essa situação tem sido minimizada pela mobilização de empresas responsáveis por fazer a manutenção da via, mas toda vez que chove forte, a cena se repete.


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