quinta-feira, 13 de maio de 2010

Garimpo de Calçoene é pauta de encontro no Senado


O senador José Sarney recebeu hoje pela manhã (13/05), em Brasília, no gabinete da presidência do senado, comitiva do Amapá, onde tratou de vários assuntos pertinentes ao estado. Da questão do garimpo no Distrito de Lourenço, município de Calçoene/AP, à demandas para recuperação de estradas/ramais que ligam a cidade aos distritos de Lourenço e Unani.
Com a presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amapá, Telma Gurgel, conversou sobre temas relacionados à entidade e, também, sobre as alianças políticas no estado, em especial sobre o pleito eleitoral desse ano. Ela estava acompanhada por Vinícius Gurgel, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, o PRTB.
O vereador de Calçoene, Raimundo Martil Piaba (PV), representante do distrito de Lourenço, trouxe na sua bagagem um presente para Sarney, pelos seus 80 anos, e pedidos de apoio para sua série de demandas da região. O político de Calçoene destacou a recuperação do ramal de 59 km que faz a ligação entre a BR 156 com Lourenço. "Existem várias pontes de madeira no percurso e muitas em péssimo estado", salientou, para, em seguida, pedir por um outro ramal: "são cerca de 50 km ligando Calçoene ao distrito de Cunani, que também necessitam de uma ampla recuperação". Piaba lembrou que Cunani abriga uma grande comunidade Quilombola, além de um parque Arqueológico. O vereador aproveitou para agradecer Sarney pela viabilidade da 2º etapa do Programa Luz Para Todos, que desta vez atenderá a região que representa.
Também foi discutido com o Ouvidor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Paulo Ribeiro de Santana, a situação da exploração da mina de ouro localizada em Lourenço. Houve consenso sobre a melhor condição de explorar o antigo garimpo, tendo sempre como referência o formato utilizado para a retomada do garimpo de Serra Pelada (PA).
"O modelo de Serra Pelada deu certo. Ele é a referência", expressou Sarney, registrando que legalizar o garimpo é a primeira etapa para se conseguir a Concessão de Lavra. Ele sugeriu ao vereador Piaba que inicie o processo, como aconteceu em Serra Pelada, com a formalização da Cooperativa dos Garimpeiros de Lourenço. O dirigente do DNPM, Paulo Ribeiro, concordou com o presidente do Senado, indicando que o caminho seguinte leva a associação da cooperativa dos garimpeiros com uma empresa do ramo, viabilizando a retomada da atividade através da mineração mecanizada no antigo garimpo de Lourenço, em Calçoene.


Publicado em blogamapa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE