terça-feira, 4 de maio de 2010

Coluna Argumentos (Diário do Amapá)






Até ele

Espirituoso como sempre e com o enorme talento para a produção literária, o ex-presidente da República José Sarney escreveu uma pérola no artigo dominical deste Diário. Brincou com as recomendações para a hipertensão. “E eu, que sou hipertenso, com 80 anos, vou procurá-lo para que o Ministério da Saúde distribua o remédio”

Exportação

A Anglo American comemorou esta semana o centésimo embarque de minério de ferro desde sua instalação no Amapá. O 100º navio foi o M/V Monica P, do cliente Arcellor Mittal que partiu do Porto de Santana na segunda-feira com um carregamento de 43.414,66 toneladas de sinter feed, com destino ao porto de Hansa na Alemanha.

Remuneração

Por decisão unânime o plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu rever a Resolução 13 para analisar quais verbas podem ser pagas a magistrados e que estão em acordo com a Constituição Federal e com a Lei Orgânica da Magistratura (Loman). Não é todo dia que se trata abertamente tal tema.

Expansão

Nesta quarta-feira (5) o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) inaugura mais um Diretório Municipal no Amapá. A cidade de Porto Grande, distante 102 quilômetros de Macapá, será a terceira a receber um espaço próprio para os filiados. O município tem mais de 14.950 habitantes. A inauguração do novo Diretório será às 19 horas.

Reação

Médicos que atuam na Maternidade do Estado reagiram também a respeito da repercussão negativa da matéria do Fantástico. Alegaram já ter procurado o Ministério Público do Estado em busca de “ajuda” para garantir os investimentos públicos para fazer frente à gigantesca demanda de atendimentos. Há mais de 50 anos a maternidade possui praticamente a mesma estrutura.

Impunidade

Sabe aquela história de ser preso e esperar a progressão de pena? Há 17 projetos em tramitação no Congresso que visam regulamentar ou simplesmente impedir a chamada progressão de regime de cumprimento da pena para pessoas acusadas de praticar crimes hediondos. O assunto é polêmico e o Supremo Tribunal Federal (STF) já definiu que a legislação não pode simplesmente proibir essa medida.

Temas
relevantes

O instrumento das audiências públicas, que se amplia e consolida a cada ano nas comissões do Senado - somente em 2009 aconteceram 170 -, tem agora um veículo específico para difundir esses debates, promovendo a reprodução das reuniões: é a revista Em Discussão!, uma publicação com periodicidade mensal elaborada pela Secretaria de Comunicação Social.

Acesso à
informação

Com o objetivo de democratizar as informações colhidas nas audiências públicas, a revista poderá ser solicitada à secretaria do Jornal do Senado, responsável por sua edição, através do telefone (61) 3303.3330, ou pelo endereço eletrônico jornal@senado.gov.br. Méritos do jornalista Fernando Cesar Mesquita, que é o diretor da Secretaria de Comunicação.

SENHOR SORRISO


Enquanto os bastidores da sucessão estadual pegam fogo tamanha a movimentação para as definições, o governador Pedro Paulo Dias de Carvalho segue surfando na popularidade que o exercício da governadoria e o carisma pessoal como médico e o agente público goza. Pelos sorrisos nele e de uma beneficiária do Renda para Viver Melhor, a vida segue e o governo idem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE