sábado, 1 de maio de 2010

Coluna Argumentos deste domingo






Na conta

O gabinete do senador José Sarney (PMDB-AP) informa que o Amapá recebeu, da União, aproximadamente 52,5 milhões de reais nas últimas semanas. O Ministério da Defesa liberou R$ 489mil para a Prefeitura de Porto Grande. Os recursos são para a construção de uma escola no Bairro “Aeroporto”, na sede do município.

Qualificação

A empresa Cadam (Caulim da Amazônia) e a Universidade do Estado do Amapá (UEAP) estudam um possível convênio para o apoio à formação acadêmica nos cursos de base tecnológica da universidade. Entre as opções, estão sendo consideradas no convênio a oferta de estágio e o chamado “trainee” para recém-formados. Uma boa essa.

A pauta

O reajuste das aposentadorias com valores acima de um salário mínimo (MP 475/09) e o projeto Ficha Limpa (PLP 518/09 e outros) serão os destaques do Plenário na primeira semana de maio, que inicia nesta segunda-feira em Brasília. Essa MP e outras seis que trancam os trabalhos serão analisadas nas sessões.

Pelo Sul

A deputada federal Dalva Figueiredo (PDT-AP) está visitando os municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari neste final de semana, participando de várias reuniões com Sindicatos, Associações e outros seguimentos sociais, dialogando melhorias para a sociedade do Vale do Jari. Energia, água e geração de empregos sempre estão na pauta.

Transição

O ex-secretário Alberto Góes (GEA) está concluindo seu trabalho na transição para a gestão Pedro Paulo e agora poderá dedicar-se ao trabalho do PDT para as eleições deste ano. Uma das primeiras ações foi organizar um seminário sobre as regras da disputa deste ano, para a qual ele mesmo está credenciado, pois disputará uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Palestras

Outra nota sobre Alberto é que além de cuidar da própria campanha, a de Waldez ao Senado e das costuras por espaço para o PDT, ele tem sido bastante solicitado para palestras e debates no meio acadêmico. Pesquisador renomado, ele também esteve ontem em Pracuúba, onde acompanhou a soltura de quelônios e inaugurou o sinal da telefonia móvel em Tartarugalzinho. Mais seis municípios agora têm sinal da Oi.

Municípios
de aniversário

Três municípios amapaenses comemoraram ani-versário de 18 anos de fundação ontem: Porto Grande, Pedra Branca e Pracuúba. Em Porto Grande, o prefeito Antônio Bessa organizou mais uma edição do Porto Fest, na principal praça da cidade, com direito a shows musicais e muita animação, entrando pela madrugada. Quer explorar vocação turística, disse ele.

Qualificar
trabalhadores

O superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no Amapá, Glicério Tavares, foi ontem a rádio falar sobre o Dia do Traba-lhador. Segundo ele, o país vem respondendo bem com a oferta de empregos mas o desfio é acelerar o processo de qualificação profissional. Ele ratificou as parcerias com a bancada federal e o Governo do Estado para isso.

NAS NUVENS

O presidente Obama já havia sentenciado: “Ele é o cara”. O fato é que Lula figurando na lista das pessoas mais influentes do mundo da Revista Time foi o acontecimento da semana. Para os governistas, muita festa e crença de que Dilma Rousseff possa “surfar” na popularidade do chefe. Já a oposição desdenha. Para os tucanos, a notoriedade é do país e não do presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE