quinta-feira, 13 de maio de 2010

Coluna Argumentos (Cleber Barbosa)






Homenagens
O senador e acadêmico, José Sarney (PMDB-AP), celebrou ontem a memória do político abolicionista e escritor Joaquim Nabuco. Em 2010, quando se comemoram os 100 anos da morte do intelectual, instituiu-se o Ano Nacional de Joaquim Nabuco. Sarney destacou a maior luta de Nabuco, a luta intransigente pelo fim da escravidão no Brasil.

RR vai esperar
O presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos manteve o prefeito Nogueira no cargo, ao conceder efeito suspensivo à decisão de cassação do seu diploma, contrariando o desejo dos advogados de Rosemiro Rocha, autor da ação, que queriam a posse imediata do ex-prefeito de lá.

Uma Musa
A Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) e o Serviço Social da Indústria (SESI-AP) realizarão no dia 30 de maio, no SESI (na Avenida Leopoldo Machado, 2749 - Trem), durante a Domingueira em Homenagem ao Dia do Trabalho, a 4ª edição do Concurso Musa da Indústria/2010.

Enfermeiros
Aberta ontem no Hospital Unimed a Semana de Enfermagem. Serão quatro dias de homenagem aos 76 profissionais que atuam na rede hospitalar da cooperativa médica. O padre Dante Bertolazzi celebrou uma missa em comemoração ao Dia do Enfermeiro, no auditório do prédio administrativo da Cooperativa. Eles bem que merecem.

DAVI x GOLIAS

O gigantesco Rio Amazonas é também um dos mais democráticos da região, por onde se cruzam embarcações de todo porte, como uma inofensiva catraia levando passageiros para a Ilha de Santana, ou este navio cargueiro que leva minério de ferro para o exterior. O maior rio do mundo estaria enfrentando problemas de assoreamento, pelo transporte de sedimentos.

Debate
A assistência à criança usuária do Serviço Único de Saúde (SUS) será, pela primeira vez, o centro de discussão de um encontro de profissionais de saúde do Amapá. Durante três dias, de 12 a 14 de maio, será realizada a 1ª Semana de Enfermagem do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e do Pronto de Atendimento Infantil (PAI).

Capacitação
Nesta quinta-feira (13), o Ministério do Turismo (MTur) realiza o curso de Sistema de Convênios do Governo Fe-deral (Siconv), das 8 às 12 horas, no auditório da Amapá Previdência. O curso é coordenado pelo Governo do Estado do Amapá, através Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Amapá Previdência (Amprev) e Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap).

Identidade do bairro
A Festa do Tambor do Laguinho, completa 65 anos de Tradição e acontece no Centro de Cultura Negra (UNA), nos dias 14 e 15 de maio com vasta Programação Cultural. É uma mostra da diversidade artístico, cultural, social e esportiva para homenagear, reviver e reunir tudo o que dá vida ao Laguinho e comemorar o bairro, as instituições e os moradores.

Pedido de compensações
O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) exigiu compensações a estados e municípios que tiveram parte considerá-vel dos seus territórios destinados à preservação ambiental e reservas indígenas. O Amapá é um dos casos pois abriga diversas reservas indígenas e unidades de conservação, inclusive o maior parque de floresta tropical do mundo, o Tumucumaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE