terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Coluna Argumentos





Mudanças

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), instalou, no começo da tarde de ontem, a Comissão da Reforma Política. Formada por 15 parlamentares, tendo como presidente o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), a comissão está encarregada de propor um anteprojeto com mudanças nos sistemas político e eleitoral brasileiro.

Mulheres lá

No poder. Não tem jeito amigos, elas estão podendo. Ontem, vimos duas mulheres tucujus alcançando mais dois postos relevantes na sociedade amapaense. A promotora de Justiça Ivana Cei foi anunciada como nova procuradora-geral de Justiça e a prefeita Euricélia Cardoso, de Laranjal do Jari, venceu a eleição para a Associação dos Municípios.

Uma agenda

Durante a sessão de instalação da Reforma Política, ontem, Sarney disse que a comissão terá o desafio de encontrar um caminho para que a representação no Parlamento seja não apenas legal, mas também legítima. Para tanto, os senadores deverão propor mudanças concretas no sistema eleitoral brasileiro. Tomara.

Muito calmo

O deputado estadual Dalto Martins (PMDB) mudou de estilo. Está mais tolerante e cortez. Ele está no meio de um turbilhão de ataques dos adversários nessa disputa interna da Assembleia Legislativa, com repercussão na mídia. Mas ele tem limitado-se a manifestar-se por notas oficiais distribuídas por sua assessoria. Quero ver quando decidir falar...

Boa pauta

O programa radiofônico Conexão Brasília, da Diário FM, prepara mais um bom debate. Trata-se da ameaça da volta da inflação e do fantasma da queda de arrecadação para Estados e Municípios. Para debater o tema foi convidado o economista Antônio Teles Júnior, que é Mestre em Gestão Financeira e consultor, que dará dicas também de orçamento doméstico.

Jornalismo

O Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ) esco-lheu o Brasil como o país por onde iniciar a divulgação do seu relatório anual para as Américas – “Ataques à imprensa em 2010”. Organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), cujo presidente é Fernando Rodrigues, da Folha de S.Paulo, reuniu jornalistas e advogados em São Paulo.

A força
da CEA

Vamos lembrar dos vários políticos eleitos com a força da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA)? Primeiro foi Antônio Pontes; depois Nilde Santiago, Sérgio Barcellos, Murilo Pinheiro, Lourival Frei-tas, Hélio Esteves, Joel Banha, Jonas Gemaque, além de muitos vereadores pelo interior. Mas isso tudo não resultou em ajuda para que a estatal saísse do “vermelho”. Pena.

Gargalos
da estatal

O ex-deputado estadual Jorge Salomão (DEM) talvez já tenha sido um dos mais áspe-ros e contundentes críticos do controle político da CEA. Uma vez ele chegou a acusar que os partidos que controlaram a estatal chegavam a fazer saques com o dinheiro que os clientes pagavam suas contas em trêileres de atendimento móvel. Mas gente que já trabalhou lá não acredita que isso ocorra...

QUEM É QUEM
Eis o time de parlamentares que terão a missão de produzir um dos mais relevantes projetos de lei no Congresso Nacional desde a volta das eleições diretas no Brasil. Trata-se da Reforma Política, que pode banir práticas repugnantes nas eleições

Dinheiro na conta

O gabinete do senador José Sarney (PMDB-AP) informa que, entre os dias 15/01 a 14/02/2011, o total liberado pela União, em convênios para o Amapá, foi de R$ R$ 18.721.327,00 (Dezoito milhões, setecentos e vinte e um mil, trezentos e vinte sete reais). Os recursos foram para os municípios de Laranjal do Jari, Macapá, Santana e Vitória do Jari. Vieram de vários ministério.

Humor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE