quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Relação na fronteira com a Guiana Francesa é discutida


Inauguração da ponte binacional sobre o rio Oiapoque tem previsão para o mês de julho deste ano

O governador Camilo Capiberibe esteve reunido nesta terça-feira, 15, com o prefeito da Guiana Francesa, Daniel Ferey, para estreitar relações na Fronteira. A inauguração da ponte binacional sobre o rio Oiapoque, que vai ligar o Amapá ao Platô das Guinas, tem previsão para o mês de Julho deste ano.
O encontro, que ocorreu no gabinete do prefeito, em Cayenna, contou com a participação do secretário de Ciência e Tecnologia, Cláudio Carvalho, do diretor do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), Alípio Júnior, da diretora da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), Ivana Antunes e do secretário Geral da Região, Lionel Lemoine.
Na reunião, foi discutido o andamento dos trabalhos do Conselho do Rio e da Comissão Mista Transfronteriça. “O Conselho do Rio é formado por um conjunto de pessoas que representam as comunidades do rio Oiapoque, e que cuidam da regularização de pequenas demandas”, explicou o secretário geral da região da Guiana, Lionel Lemoine, ao informar que a Comissão Mista Transfronteriça, é representada por membros de ministérios dos governos francês e brasileiro.
Nas discussões, foi levantada a possibilidade de ser colocado em prática os trabalhos do Conselho do Rio, que será subordinado a Oiapoque e São Jorge. “Sugerimos ao Itamaraty, mas não obtivemos respostas”, relatou o prefeito da Guiana Francesa.
Ao ouvir o relato das autoridades francesas, o governador Camilo Capiberibe disse que, em decorrência da mudança de governo, serão feitas mudanças nos membros da comissão do lado brasileiro. “Vamos tomar providências, junto ao governo brasileiro, no sentido de colocarmos em prática a cooperação bilateral”.
Ao final da reunião, ficou acordada a realização de um novo encontro entre as autoridades brasileiras e francesas, a ser realizado no mês de maio.

Eduardo Neves
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE