sábado, 19 de fevereiro de 2011

"Precisamos dar uma atenção especial à África”


EVANDRO MILHOMEN - A viagem recente à África vai pautar sua atuação parlamentar

O deputado federal Evandro Milhomen (PC do B-AP) esteve esta semana na cidade de Dakar, capital do Senegal, na África, onde participou do Fórum Social Mundial e voltou de lá com enormes contribuições para sua atuação parlamentar, como formulações para a política da inclusão social através da acessibilidade. Ele viu muitos mutilados por lá e acredita também que não se pode virar as costas para a enorme influência que a África deu para a formação do povo brasileiro, que disse ser nossa “pátria-mãe”. Sociólogo por formação, o parlamentar falou sobre detalhes de sua participação no evento, ocasião em que relata a história viva da escravidão, que tinha o Senegal como um dos maiores entrepostos para as Américas.


"É claro que a África tem hoje uma realidade totalmente diferente da nossa, mas o Brasil tem que cumprir efetivamente com o seu papel porque nós nos tornamos um dos países mais importantes deste mundo e temos uma tradição muito forte nesta relação com a África"


Diário do Amapá - Então deputado, o senhor foi ao continente africano participar do Fórum Social Mundial, em Dakar, no Senegal. Além dessa rica experiência já está refeito da diferença do fuso horário?

Evandro Milhomen - É, naturalmente, é confuso o fuso... (risos) Mas naturalmente é muito gratificante você ser convidado para participar do Fórum Social Mundial, como único deputado da Câmara Federal que esteve presente, com o senador Inácio Arruda pelo Senado. Foi extremamente importante, primeiro para conhecer um pouco da história do nosso país com a nossa pátria-mãe que é a África e essa relação que se construiu com o povo brasileiro, que na sua grande maioria é descendente de africanos, sejam eles os negros, sejam eles os judeus, afinal temos uma relação muito próxima. E nós, os árabes, temos que entender naquela relação de povos que estiveram no Fórum que há um clamor da África chamando a atenção do resto do mundo.

Diário - Chamando a atenção no sentido de quê, deputado?

Milhomen - Nós temos na África o continente mais antigo do mundo, onde começaram as civilizações, mas que vive problemas muito grandes hoje, do ponto de vista político, social, econômico e precisamos dar uma atenção especial, então entendo que o mundo precisa se voltar para a África porque há uma descompensação na realidade do Ocidente, com os países mais ricos e os africanos que foram colonizados, que foram vilipendiados pelos colonizadores, principalmente aqueles que levaram as riquezas minerais, aqueles que levaram a riqueza cultural dos seus povos, como a escravatura que aconteceu para a colonização das Américas.

Diário - E sobre o Senegal, como foi essa experiência em conhecer esse país?

Milhomen - É um país pequeno, com 12 milhões de habitantes. Sua capital Dakar tem 4 milhões de habitantes e eles é um reflexo de tudo aquilo que falei anteriormente. Imagine um país que só teve a sua independência consolidada em 1960, bem recente, portanto, cinqüenta anos, colonizado pela França, que sempre esteve presente naquele especo como colonizador, levando especialmente as riquezas minerais e sacrificando aquele povo. Esse é o espelho da África, em alguns casos a pobreza total e em outros a disputa pelo processo do poder econômico, o poder político, da ditadura militar, ou da consolidação daqueles que ainda distantes de lá continuam colonizando através de seus agentes políticos como tem acontecido. Mas o povo africano tem se rebelado com esses que governaram durante muito tempo.

Diário - E como o Brasil pode ajudar nessa discussão proposta pelo Fórum Social Mundial?

Milhomen - É claro que a África tem hoje uma realidade totalmente diferente da nossa, mas o Brasil tem que cumprir efetivamente com o seu papel porque nós nos tornamos um dos países mais importantes deste mundo e temos uma tradição muito forte nesta relação com a África. Mesmo que já tenhamos feito alguma coisa temos que fazer muito mais. Eu acho que o Brasil tem hoje um papel a cumprir na sua atividade social no mundo, um país que se desenvolveu economicamente, que tem uma certa consolidação e que a cada dia tem melhorado a condição de vida do seu povo precisa começar a olhar aqueles que nos deram essa pátria, formada por aqueles que vieram para cá de forma até grosseira, arrancados de sua pátria-mãe, do seu lar, para vir trabalhar forçosamente.

Diário - Lá no Senegal existem ainda hoje traços ou lembranças deste período em que os africanos de lá também atravessaram o oceano para a escravidão?

Milhomen - Sim, com certeza. Lá existe a ilha de Goré, por onde passaram 20 milhões de escravos nesses 400 anos de escravatura nas Américas. Desses 20 milhões, 6 milhões morreram no mar, jogados.

Diário - Essa ilha funcionava como uma espécie de entreposto para o embarque dos escravos, não é isso?

Milhomen - Era um entreposto sim, onde se concentravam os escravos lá e foi tão bem montado que você tinha lá as cadeias onde eles ficavam antes do embarque e tinham aqueles que iam para a engorda, como um animal, tinha onde ficavam as mulheres, a gestantes e ainda um lugar menor, chamado de buraco da tortura, para onde enfiavam os escravos que se rebelavam. A igreja cumpriu um papel muito importante para a consolidação da escravatura, pois foi ela que difundiu a idéia de que aquele povo não tinha alma, que não pensava, não tinha discernimento, porque eram povos tribais. Isso fez com que nós tivéssemos esse grande genocídio que foi o processo da escravatura.

Diário - A maneira com que o evento foi organizado o senhor diria que se propunha a levar os participantes a refletir sobre o que aquele período terrível da história da humanidade?

Milhomen - Com certeza. Nós tivemos os debates na universidade, com vários temas, levando em consideração a diversidade da sociedade mundial, como a liberdade sexual, da comunicação, da democracia, você ouvia os marroquinos organizados fazendo manifestação, grupos organizados que estavam discutindo aquela questão do presidente do Egito, então tinha manifestação cultural também, danças, mas também tinha o turismo do conhecimento.

Diário - Foi a ocasião em que o senhor conheceu a Ilha de Goré?

Milhomen - Isso, que foi o momento mais marcante. Ela fica a quinze minutos de Dakar, pelo mar, com o transporte sendo feito em grandes barcas que levam cerca de 400 pessoas e que estão sempre lotadas de turistas. A maioria das pessoas que estava participando do Fórum incluiu no seu roteiro a Ilha de Goré, porque pelo que dizem os estudiosos, quando se vai lá você sente nas costas 400 anos de escravatura, dada a realidade ainda viva com que tudo está retratado, com fotografias, os equipamentos de tortura, um monte de coisa. Foi um momento para você entender como tudo aconteceu.

Diário - Para a encerrarmos sobre essa viagem à África, sabemos que o senhor lançou dois olhares sobre o Senegal, um de sociólogo, claro, mas também como político, então a pergunta é como isso tudo pode contribuir para sua atuação parlamentar?

Milhomen - Olha, uma das coisas que eu vi e que tenho debatido no Congresso Nacional, com projetos na Câmara, é a questão dos portadores de necessidades especiais e os deficientes. O Senegal tem muita gente deficiente, mutiladas e a própria ONU (Organização das Nações Unidas) em seus estudos aponta que 10% da população sofrem de alguma deficiência. O Brasil tem mais de meio milhão de deficientes. Então fui para o Fórum Social Mundial praticamente com a preocupação de discutir esses dois temas, que foi esse e a questão da igualdade racial, por conta do Estatuto que nós aprovamos na Câmara dos Deputados. Embora lá nos não tenhamos tal discriminação da cor da pele, mas nós temos s discriminação na questão das castas que estão pautadas dentro do estado africano, o que acaba sendo uma questão se certa forma ligada ao racismo.

Diário - O que o senhor pensa em fazer com relação a essa questão das políticas de acessibilidade?

Milhomen - Nós precisamos lançar um olhar diferenciado sobre essas pessoas que estão privadas de seus direitos sociais, que não conseguem acessar a educação porque não tem salas adequadas para que elas possam participar, não tem equipamentos de leituras ou de escrita para que essas pessoas possam estudar, não podem acessar a um teatro ou a um cinema adequadamente, acessar a um show ou simplesmente atravessar uma rua por não estar devidamente adequada para eles, com sinalização e tudo mais, então a questão da inclusão passa pela política da acessibilidade, de entender as diferenças que existem na sociedade e pautar isso como prioridade, pois assim você vai modificando a sociedade. Quando cada segmento da sociedade tem um problema e você vai avançando nas soluções, é um problema a menos e assim a sociedade vai se tornando mais feliz.

Perfil do entrevistado

O amapaense Evandro Costa Milhomen nasceu em Macapá no dia 21 de abril de 1962, é casado, formado em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (1991). Foi Diretor Municipal de Ação Comunitária, 1990-1994, e Secretário substituto, 1992, Secretaria Municipal de Ação Comunitária, Secretário substituto da Secretaria do Trabalho e Cidadania do Estado do Amapá, 1995; Diretor do Sistema Nacional de Empregos do Amapá, Macapá, 1995-1996. Foi vereador de Macapá (1997 a 1999); eleito deputado federal 1999-2003, sendo reeleito para o período de 2003-2007; Nova recondução para o período de 2007-2011, sendo novamente vencedor para o quarto mandato no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE