sábado, 26 de fevereiro de 2011

"Para o turista a viagem é a busca da felicidade”

Durante a semana que termina a presidente Dilma Rousseff escolheu mais uma mulher para um importante posto de seu governo, Isabel Mesquita, que foi prefeita de Parauapebas e também deputada federal pelo Pará. Por ser nortista e uma entusiasta do turismo, muita gente da região comemorou essa indicação, especialmente no Amapá, que ela já visitou e até já debateu as primeiras ações voltadas ao incremento de uma política de regionalização do turismo e de divulgação dos 65 destinos indutores do turismo, que tem Macapá e cidades vizinhas incluídas. A nova secretária nacional de Políticas de Turismo, do Ministério do Turismo, falou com exclusividade ao jornalista Cleber Barbosa, ontem, no programa Conexão Brasília, da Rádio Diário FM. Os principais trechos o Diário do Amapá publica abaixo.


ISABEL MESQUITA - A nova secretária nacional do Turismo fala sobre potencial do Amapá








"Se nós não temos um voo de Macapá para Manaus, por exemplo, e se Manaus não tem um voo direto para Rio Branco, ou para Boa Vista e tudo mais, como nós vamos fazer um circuito turístico na nossa região se vamos ter que ficar esperando 24 horas por outro avião?"

Diário do Amapá - Secretária, como foi para a senhora receber essa missão tão honrosa de comandar a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, sendo mulher, nortista de coração e que certamente recebeu muitas manifestações de apoio para encarar esse desafio?

Isabel Mesquita - Fico feliz de estar conversando com vocês e dar notícias sobre o que significa ser a secretária nacional de Políticas de Turismo. Eu recebi com muita alegria e tenho certeza de que a minha ida para o Ministério do Turismo é uma chance maior para todos nós do norte que temos uma expectativa enorme de fazer acontecer realmente o turismo em nossa região. E o que depender de mim pode ter certeza de que nós vamos ter [a chance].

Diário - A senhora foi deputada federal pelo Pará e como prefeita por dois mandatos da cidade de Parauapebas ganhou o prêmio Mário Covas de Prefeito Empreendedor. Como as boas experiências com o empreendedorismo ajudarão nessa nova fase secretária?

Bel Mesquita - Olha o Sebrae para mim, nem sem como posso explicar, pois tenho o maior carinho e respeito. O prêmio que eu recebi do Sebrae realmente abriu portas para mim, porque ser considerada prefeita empreendedora, recebendo o Prêmio Mário Covas, é referência na minha vida e isso é muito importante. O Sebrae é um parceiro, aliás é mais do que um parceiro, na verdade ele abre portas, não só para os prefeitos, digamos assim, mas para aqueles que querem realmente empreender. Isso significa pensar em como fazer acontecer o que parece impossível. E isso é muito bom.

Diário - A senhora representa o norte mesmo não tendo nascido no Pará, como é sua relação com nossa região?

Bel Mesquita - Olha, pode ter certeza, eu nasci em São Paulo, mas a minha opção de vida foi o Pará, então se eu não escolhi nascer em São Paulo, mas escolhi viver no Pará, então acredito que como tantas outras pessoas que estão fazendo o mesmo aí pelo Amapá.

Diário - Secretária, existe uma política aí no Ministério do Turismo que é a da regionalização do turismo, sendo que foram identificados 65 destinos indutores do turismo, entre os quais Macapá está incluída. O que se pode esperar dessa iniciativa?

Bel Mesquita - Olha, na verdade nós temos dentro do Ministério do Turismo várias visões. Os 65 destinos são importantíssimos para as cidades que foram escolhidas como destino e o ao redor, digamos assim, e o que tem de atrativo ao redor deste destino. Isso é muito importante. Mas tem outra coisa que devemos pensar também em conjunto, pois a região Norte tem que estar unida, com todos os seus Estados, para poder criar um circuito de visitas, de atrativos, de destinos. Isso, na verdade, faz com que todos nós tenhamos a idéia, a pretensão mesmo de tornar o Norte mais atrativo do que é.

Diário - Buscar soluções para problemas comuns a esses Estados da região?

Bel Mesquita - Isso para acontecer nós temos que sentar e discutir juntos. Então está aí, já é um desafio. Anteriormente já teve essas discussões, só que agora mudaram muito os secretários de Estado, alguns governadores, então nós temos que retomar essas discussões para inserir Macapá no contexto, Belém no contexto, Manaus se fortalecer e fazer uma emissão maior de turistas para todos os outros Estados. Isso é muito bom, reunir as forças políticas e as forças que querem que a nossa região crescendo atraindo turistas.

Diário - Aqui em nossa região foi lançado um roteiro que vai ao encontro disso que a senhora também defende, denominado Produto Combinado da Amazônia, que congrega atrair turistas para visitas ao Amapá, Guiana Francesa, Suriname, Pará e Amazonas. A senhora acredita que isso pode dar certo?

Bel Mesquita - Claro, mas nós não podemos discutir o turismo, principalmente em nossa região, sem discutir as rotas aéreas. Então se nós não temos um voo de Macapá para Manaus, por exemplo, e se Manaus não tem um voo direto para Rio Branco, ou para Boa Vista e tudo mais, como nós vamos fazer um circuito turístico na nossa região se vamos ter que ficar esperando 24 horas por outro avião? Você está me entendendo?

Diário - Com certeza, daí a senhora chamar a atenção para que os representantes políticos dos Estados se mobilizarem também, não é mesmo?
Bel Mesquita - Esse é o grande desafio, que é a discussão macro. Claro que dentro das cidades de cada um dos Estados vai ter que se discutir uma roteirização, mas nós temos que ter essa visão de conjunto e para isso nós temos que ter um aporte de forças, digamos assim, do Ministério do Turismo nas interfaces com outros Ministérios. É a questão aeroportuária, na questão dos aviões, na questão das estradas, como é o caso do Pará, que pode fazer um roteiro de transporte rodoviário para chegar ao Tocantins, para chegar ao Maranhão, mas não é fácil, é quase impossível fazer um roteiro para chegar ao Amapá, a não ser pelo Laranjal do Jari, por ali assim.

Diário - É, dá para ligar algumas cidades paraenses apenas...

Bel Mesquita - Para nós do Pará é muito delicado, é muito vazio digamos assim, essa distância, então nós temos que pensar juntos, nós não podemos pensar separados. Por falar nisso, nós tivemos já uma reunião esta semana, eu, a deputada Fátima Pelaes, que tem o maior interesse, pois ela já tem uma vivência grande no turismo aí no Amapá, então nós discutimos realmente em como incentivar o turismo nas cidades que não estão tão próximas assim de Macapá. Isso é possível também, principalmente no turismo de eventos e no turismo de aventura. Isso nós temos que ver juntos.

Diário - Mas voltando ao assunto das ligações aéreas, secretária, nós tivemos recentemente a volta da operação de um voo regular entre Macapá e Caiena, sendo que apesar de semanal, ele permite fazer uma conexão para Paris, sem a exigência de visto, o que de certa forma atravanca o incremento do turismo para a Guiana Francesa, a senhora concorda?

Bel Mesquita - Eu tenho certeza que sim, pois do mesmo jeito que vai fazer a ligação Caiena Paris, vai fazer de lá para Caiena e depois para o Brasil, isso é muito importante. É isso que eu chamo de roteirizar o nosso destino Macapá. Você sabe que eu estarei indo em breve aí, a convite da deputada Fátima Pelaes, pelo PMDB Mulher Nacional, e um dos aspectos que estão sendo discutidos e que será discutido na próxima Feira Mundial do Turismo, em Berlim, é a mulher assumindo postos de destaque dentro do turismo.

Diário - É o que se costuma chamar atualmente de empoderamento das mulheres, chegando também ao turismo?
Bel Mesquita - Exatamente. É muito fácil se ver mulher comandando uma agência, uma operadora, um hotel, uma pousada. De qualquer forma, o turismo está sendo uma fonte de desenvolvimento, de empoderamento da mulher e isso me faz muito feliz.
Diário - Bem, se a gente levar em consideração que aqui, no Fórum Estadual do Turismo, a maioria esmagadora dos representantes do trade é formada por mulheres. Mas na verdade existe uma mobilização do setor para que o turismo não seja apenas uma bandeira e sim uma realidade econômica importante...

Bel Mesquita - Olha, eu fico muito feliz, estou à disposição tenha certeza, que o Amapá é um estado que eu tenho muito carinho, estive aí já, já fui visitar a Cachoeira de Santo Antônio, eu acredito realmente que nós do Norte temos hoje a obrigação de compartilhar com os outros brasileiros as belezas que nós temos aí em nossa região tão querida. Mas para isso nós vamos ter que colocar a nossa boca no trombone, com a ajuda de você e de todos os outros jornalistas que atuam dentro dessa área de turismo, pois o turismo tem uma série de palavras que explicam como se forma essa engrenagem que faz o turismo funcionar. Mas para o turista, a viagem, a visita tem uma máxima também, que é a busca da felicidade e é para isso que nós estamos trabalhando no turismo, para que nós possamos trazer para o turista essa imagem que viajar é bom e trazer para o Brasil um aumento significante das divisas como contribuição da alegria do turista que está vindo ao Brasil conhecer o país e ao brasileiro que conheça todas as regiões e se sinta mais orgulhoso ainda de ser um brasileiro.


Perfil


Ana Isabel Mesquita de Oliveira, a nova secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur), gosta de ser chamada Bel Mesquita. Ela tem 58 anos e nasceu em Jundiaí (SP). Ela é professora, psicóloga social e especialista em Planejamento Estratégico Situacional e Ciências e Técnicas de Governo. Exerceu mandato de deputada federal pelo Estado do Pará entre 2007 e 2010. Também foi eleita prefeita de Parauapebas (PA) em 1997 e reeleita em 2004. Recebeu o prêmio Prefeito Empreendedor: Governador Mário Covas, concedido pelo SEBRAE em 2001, por aperfeiçoar e ampliar a produção de comunidades rurais, estimulando o emprego, a renda e a produção de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE