sexta-feira, 10 de novembro de 2017

POLÍTICA | Senador Davi vai à Alemanha participar da conferência do clima COP 23

O senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), apresentará o Amapá a mais de 195 países na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática- COP 23, a maior rodada de negociações sobre o clima. A conferência está sendo realizada em Bonn, na Alemanha, desde o dia 06 de novembro. O senador chegará ao país germânico no próximo sábado 11 e fica até o dia 17 de novembro juntamente com representantes de mais de 195 países para debaterem as mudanças climáticas.
O objetivo do evento é viabilizar formas de promover os objetivos do Acordo de Paris, firmados na COP21, em 2015, onde foram propostas ações de sustentabilidade para cada país participante na missão de diminuir a temperatura do planeta em, pelo menos dois graus.  Após o governo Trump anunciar a saída dos EUA do acordo de Paris, o mundo vai tentar realinhar forças para impedir o aumento da temperatura global.
Neste encontro, na Alemanha, o senador Davi Alcolumbre, presidente da Comissão do Meio Ambiente no Senado Federal, participará de oficinas e debates importantes com representantes mundiais a fim de trazer para o Brasil experiências e vivências do mundo, bem como levar o que de bom o Brasil tem para oferecer na área de sustentabilidade. “Num debate deste, temos muito a aprender com experiências estrangeiras, mas também podemos mostrar, por exemplo, nossas atitudes de conservação da Amazônia, ou das unidades de conservação do nosso Estado”, afirma o senador Davi.
A problemática das altas temperaturas da atmosfera e dos oceanos, das mudanças climáticas, da devastação das florestas, falta de água, mau uso de energias renováveis são problemas que atingem a todos, dos mais pobres aos mais ricos países. “O discurso de que temos de deixar um planeta melhor para nossos filhos ficou atrasado. A situação é mais emergente. Temos que cuidar agora. Quem sabe assim sobrará algo para nossos filhos”, diz o senador Davi.
No Brasil, a principal fonte de emissões que causam as mudanças climáticas é sem dúvida o desmatamento. Os números não são espetaculares, mas observa-se entre agosto de 2016 e julho deste ano uma diminuição de 20%. Segundo o senador Davi, com uma conscientização ambiental é possível fazer um bom trabalho no Brasil. “Temos potencial de energias renováveis. A solar e a eólica, se bem exploradas, seríamos exemplo para o mundo”, diz o senador.

Região Norte
Com todo o cenário caótico que estamos vivendo, o Brasil foi o país que mais diminuiu suas emissões, segundo pesquisas. O desmatamento acumulado na região Amazônica foi de 2.834 Km². É um número menor que o do ano passado (3.580 Km²) e retrasado (3.323 Km²) na série histórica.
Senador Davi Alcolumbre participará do evento representando o Estado do Amapá, que é uma, unidade da Amazônia e tem 72% do seu território constituídos de unidades de conservação e terras indígenas (10.277.970,00ha). ”É a maior contribuição proporcional existente entre todos os Estados brasileiros. Temos cerca de 97% de todas as coberturas florestais preservadas”, disse o senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE