sábado, 21 de abril de 2012

De Macapá procurador constrói veleiro para cruzar Piauí

   Fotos: Arquivo Pessoal/Veleiro-Aragem.com
Paulo Afonso usa seu veleiro Li-Si-Ri em Macapá. 
O procurador da Fazenda aposentado, Paulo Afonso Pereira da Silva, transformou seu antigo desejo em realidade. Ele construiu um barco e deseja percorrer o rio Parnaíba até chegar ao litoral.  “É um sonho que eu tenho desde a juventude. Já construí um pequeno barco a vela com o qual aprendi a velejar. Há mais de sete anos venho trabalhando neste barco que tem capacidade ara cinco tripulantes”, descreve.

O barco, batizado como Aragem tem acomodações para pernoite de quatro pessoas, “porque o outro tem que ficar acordado”, segundo explica Paulo Afonso. O procurador diz que não sabe quanto já gastou para transformar seu sonho em realidade. Projeto do Aragem Nesta sexta-feira (20), o Aragem será colocado nas águas do rio Poti e deve seguir sua viagem até a chegada ao Delta do Parnaíba, prevista para a próxima segunda ou terça-feira. A viagem de Paulo Afonso levanta a questão sobre a navegabilidade do Rio Parnaíba.

O ambientalista Cid Dias defende a iniciativa como a mais viável para o escoamento da produção dos cerrados. “Uma hidrovia é quatro vezes mais barata que uma construção rodoviária. A navegabilidade do Parnaíba já foi verificada, e identificados todos os pontos que precisam ser retificados”, descreve. O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira reitera que o plano estadual de recursos hídricos fora concluído em 2010 e a Semar já sabe o que precisa ser feito para restabelecer a completa navegabilidade do rio. Carlos Lustosa Filho redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE