terça-feira, 10 de maio de 2016

Notas da Coluna ARGUMENTOS, terça-feira, dia 10 de maio de 2016.

Era hora

Secretário Jorge Amanajás faz valer o poder do estado para retomar a Estrada de Ferro do Amapá, a EFA, que está completamente abandonada, fruto de um contratado de arrendamento. Tomara que um investidor seja logo encontrado para colocar os carros nos trilhos.

Referência

A coluna já visitou a Estrada de Ferro Oeste de Minas, que tem quase 300 anos. Tudo restaurado e ainda tem um museu ferroviário, onde está inclusive o carro de Dom Pedro, quando reinava no Brasil.

Valor

O interessante é que essa histórica ferrovia ainda é responsável por alavancar duas importantes cidades mineiras, São João Del Rey e Tiradentes, onde a velha Maria Fumaça leva os (muitos) turistas.

Negócios

Isso tudo para dizer que a ferrovia amapaense tem também enorme valor histórico, são mais de 60 anos. E importância econômica, pois poderia estar transportando riquezas minerais e também agrícolas.

Manganês

Olha, para fechar, papo reto como se diz. Seu Camilo Capiberibe levou três anos para dizer que não queria a Icomi de volta ao Amapá. E os investidores na sua porta com quase R$ 1 bi. A bola está com Waldez.

Rádio
Nos estúdios da Diário FM no fim de semana, a entrevista da deputada Marcivânia, ex-PT e que hoje está no PCdoB. Ela se diz um poço de mágoas com ex companheiros por aqui e foi em busca de novas perspectivas. Mas permanece afinada com o Planalto, de Lula, Dilma e demais quadros.

Risco

Empresa contratada pelo DNIT no Amapá instalou meio-fio nas rotatórias da BR 210, em seu trecho urbano que acaba de ser duplicado. Mas como não tem iluminação pública, a proteção já foi destruída no fim de semana, em dois acidentes. Como diz o Bóris, isso é sim “uma vergonha”. Só botar luz!

Viagem

Enquanto por aqui as companhias aéreas estão reduzindo a oferta de voos, o mercado intercional segue promissor. Pelo menos para a Azul Linhas Aéreas, que acaba de anunciar que terá cinco voos semanais para a Europa, mais precisamente para a capital de Portugal, Lisboa. Detalhes no Blog do Cleber Barbosa.

Lamentável

O ambientalista Rivaldo Ataíde, da Ong Amo Serra, acaba de perder o cargo de analista judiciário do Fórum daquela Comarca. Suas lutas sociais parece que estavam atrapalhando a assiduidade. Ele promete recorrer da decisão imposta pelo Tribunal de Justiça do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE