quinta-feira, 6 de julho de 2017

MEIO AMBIENTE | Projeto quer resolver problema do lixo urbano no Amapá


O Amapá será o primeiro Estado do Brasil a resolver integralmente o problema do lixo em seus dezesseis municípios. Na próxima segunda feira, dia 10, a Confederação do Elo Social (CESB) reúne empresários no Atalanta Hotel que estão interessados em ser parceiros no programa “Lixo Zero, Social 10” que vai construir Centros de Transbordo e Triagem (CTT), Usinas de Incineração, Compostagem e Cremação, além de Prédios Sociais que oferecerão cursos para famílias de baixa renda, preferencialmente aquelas que trabalham com o lixo.
Jomateleno dos Santos Teixeira, presidente da Confederação, afirma que o Amapá está “saindo na frente" e vai mostrar a todos os governadores e prefeitos como dar uma solução definitiva e vantajosa para o Estado na questão do lixo”. A previsão é que em pouco tempo o Amapá esteja cumprindo fielmente a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos na qual Jomateleno diz “já deveria estar sendo aplicada em todo o país, mas como ninguém dá bola para o lixo, foi sendo esquecida e agora, com esse problema chegando ao limite, todos se preocupam e muitos estão adotando soluções apenas paliativas que somente vão "empurrar o problema mais para frente”. Vale lembrar que cada pessoa produz cerca de um quilo de lixo todo dia.
No Amapá a Confederação prevê a criação de 1262 empregos diretos com os CTTs e a construção dos prédios sociais do Elo Social, como também das usinas de Compostagem, Crematório de Animais e Incineração.
Com a implantação do “Lixo Zero, Social 10”, as famílias que vivem hoje do lixo e muitas delas trabalhando em lixões em condições sub-humanas, serão apoiadas nas cooperativas dentro dos prédios sociais da CESB. “Ali, adianta Jomateleno, elas farão um curso de tapeceiro, decorador e restaurador e irão conquistar uma nova posição social”.
O evento de segunda feira, será aberto a qualquer empresário interessado, já estão confirmadas as presenças das empresas Terraplena, Tratalix, Rumos, ESC e Bernacon entre outras.
O presidente da Confederação, Jomateleno dos Santos Teixeira, está à disposição para entrevistas no (11)98460-4046.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE