sexta-feira, 21 de julho de 2017

OPINIÃO | Notas da coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 21 de julho de 2017.


Viagem

O presidente da Associação Comercial e Industrial do Amapá, Altair Pereira, acaba de retornar de Caiena, onde uma de suas filhas teve bebê (ela é casada com um francês). Pereira também foi o primeiro brasileiro a entrar de carro pela ponte binacional.

Comércio

Aliás, Altair está licenciado da ACIA neste período, afinal foi por um bom motivo, de acompanhar sua família. A vice, Graça Rocha, é quem vem tocando a entidade, aliás, com muito dinamismo.

Aniversário

A presidente interina da ACIA, inclusive, está se esmerando com sua diretoria e associados para fazer o evento de aniversário da associação, que chega aos 72 anos na segunda-feira. Festa merecida, claro.

Domingo

Brasileiros e franceses que nesta época do ano viajam de carro para o Amapá, estão reclamando apenas do horário de funcionamento da Aduana na ponte. Fecha sábado ao meio-dia e só reabre na segunda-feira.

Aviação

A coluna recebe telefonema do executivo da Azul para a Amazônia, Lucas Frade. Ele ainda não veio a Macapá por questões operacionais, mas confirma que virá tratar sim do voo para Caiena.

Batalhadores
Hoje é dia do garimpeiro, um profissional como tantos outros que carecem de todo tipo de apoio e reconhecimento. Vilanizados por séculos, eles tem sim uma importante missão a cumprir no país, mas para isso é preciso de regulamentação e apoio oficial para a atividade deles. A coluna os felicita ainda assim, claro.

Mineração

Enquanto deixou órfão o Amapá, a mineradora Anglo American segue crescendo. Sua produção de minério de ferro subiu 27%, segundo dados oficiais. Este aumento no segundo trimestre motivou elevação da meta anual. A prioridade na operação Minas-Rio é obter licenças para a Etapa 3.

Reparação

Olha, essa crítica não tem nada a ver com agouro, ao contrário, queremos que os ingleses ganhem seu dinheiro honestamente, gerem emprego e renda no Brasil. Só não podemos aceitar que o enorme passivo deixado no Amapá fique por isso mesmo. A Anglo precisa ser tragada para o rolo da Zamin Ferrous por aqui.

Serra

Enquanto isso, o novo prefeito de Serra do Navio, Elson Belo (PTdoB) sonha com a reativação mineral em seu município e região. Até que isso aconteça, ele abre hoje a programação do Festival do Cupuaçu, que, felizmente, ainda grassa por lá. Evento termina no domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE