segunda-feira, 27 de junho de 2016

TURISMO | Mobilização para salvar o LUGAR BONITO

Frequentadores do “Parque do Forte” lançam um movimento para resgatar o logradouro que virou um cartão postal da cidade de Macapá.
O Parque do Forte no auge de sua forma. Um cartão-postal da cidade que não pode sucumbir ao descaso
Por Cleber Barbosa
Para a Revista Diário

A Fortaleza de São José de Macapá é sem dúvida uma das maiores atrações turísticas do Amapá.  Mas tem uma estrutura em seu entorno que foi criada para valorizar ainda mais o monumento: O Parque do Forte, também apelidado de “lugar bonito” e que atualmente dá sinais de que precisa de uma intervenção urgente, pois a ação de vândalos está descaracterizando o logradouro e até deixando arriscado um passeio por lá.
E uma solução pode estar a caminho. Trata-se de um grupo de abnegados frequentadores do Parque do Forte, que encabeçam um movimento para limpar, recolher o lixo, pintar e resgatar o valor arquitetônico que deu fama ao local. “Nós passamos a vir para cá com nossas famílias, seja para caminhadas, corridas, trazer as crianças para patinar ou andar de bicicleta e não podemos desistir da praça”, diz Gilberto Carvalho, 49, que é um dos voluntários do movimento.
Já a dona de casa Rosário Dias, 44, costuma levar alimentos, cadeiras e a família inteira para fazer picnic no Parque. “Vi isso em uma viagem à Europa, onde as pessoas sabem valorizar os parques públicos. Então porque não fazer a mesma coisa aqui, num lugar com atrativos ainda maiores, como o Rio Amazonas que adorna esse lugar?”, indaga.
O movimento para salvar o Parque do Forte pretende fazer gestões junto ao poder público no sentido de resgatar a iluminação pública e implantar policiamento no lugar bonito. “E tem outros logradouris da cidade que precisam também deste tipo de apoio, como a praça do Novo Horizonte”, diz Rosário.

CURIOSIDADES
Foto G1

Inaugurado no dia 10 de junho de 2006, o complexo turístico Parque do Forte é localizado na frente da cidade de Macapá e abrange a área externa da Fortaleza de São José. O lugar é ideal para caminhadas e piqueniques e sua inauguração acabou por revelar que o maior monumento histórico da cidade era bem maior do que se podia imaginar. O logradouro passou a ser um novo cartão postal da cidade e motivo de orgulho para os moradores da capital dos amapaenses desde a inauguração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE