terça-feira, 6 de março de 2018

OPINIÃO | Notas da coluna ARGUMENTOS, terça-feira, dia 06 de março de 2018.

Poderosa

Conforme se especulava, a promotora de justiça Ivana Cei declinou do convite dos senadores Capiberibe e Randolfe para entrar para a política. Ela havia confirmado inscrição no concorrido curso na Escola Superior de Guerra. Optou pela carreira. Será general civil.

Agora não

Mas ela também deu pistas de que a proposta tem seus encantos e diz que poderá retomar sim o projeto assim que se afastar definitivamente da carreira no MP, uma exigência legal. Senado ou Setentrião, diz.

Mulher

E em plena Semana da Mulher, teve outra poderosa roubando a cena ontem. Foi Tânia Maria, ex superintendente da Suframa, que assumiu ontem a presidência da Agência de Desenvolvimento do Amapá.

Indústria

Tânia já chega determinada a escrever sua história com política de resultados. Elegeu duas prioridades: deslanchar a Zona Franca Verde e o Agronegócio. E para isso tem o respaldo da classe empreendedora.

Chancela

Sim, a indicação do nome de Tânia Maria teve o aval das principais entidades do comércio e da indústria, que foram lá prestigia-la, como Jaime, Veronese, Mateus, Alvarenga, Altair, Itamar, entre outros.

Maresia
Os nossos poetas cantam em verso e prosa essa época como sendo a das “águas de março”. Mas os especialistas dizem que se trata tecnicamente das “marés de Sizígia” e que ocorrem sim em março, mas também em outubro, segundo Lucas Borges, que é agente marítimo. Na orla de Macapá ontem, tinha gente até fugindo da força das águas.

França

O diplomata francês que desembarcou em Macapá ontem para retomar as tratativas deu um show de simpatia. Com um sotaque mais para paulistano do que para europeu, falou português bem razoável para admitir que houve sim uma estagnação, mas a França quer retomar a cooperação transfronteiriça.

Tête-a-tête

O nome dele é Gilles Pecassou, que é ministro conselheiro da Embaixada da França no Brasil, cuja sede é em Brasília. Em uma espécie de audiência pública ontem na Sede do MP em Macapá, foi submetido a uma esclarecedora sabatina diante de diversos segmentos da sociedade, comércio, universidade e turismo.

Visa

A maior parte dos questionamentos era sobre reciprocidade e como flexibilizar a exigência de visto para brasileiros adentrarem na Guiana Francesa. Sobre a troca do cônsul honorário em Macapá, Pecassou diz estar em busca de um substituto e por ora atendimento está suspenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE