terça-feira, 20 de março de 2018

TURISMO | Além do Equinócio, Macapá registra Solstício, lembra turismólogo amapaense


Turismólogo amapaense Sandro Bello, da ABBTur no Amapá | Arte: Bruno Gabriel/CB
Lilian Azevedo
Da Redação

Os fenômenos do equinócio e solstício marcam o início e o fim das estações. No hemisfério sul, onde está incluído grande parte do Brasil e no Amapá que compreende da linha do Equador no Monumento Marco Zero em direção à Santana e Laranjal do Jari, o equinócio que ocorre hoje, dia 20 de março às 13h15 marca o início do OUTONO. Enquanto no hemisfério, da linha do Equador em direção ao centro e à zona norte de Macapá, município de Oiapoque e hemisfério norte, o equinócio marca o início da PRIMAVERA.
O turismólogo amapaense Sandro Bello, lembra que em setembro ocorre o inverso. Portanto, o equinócio de outono (ou ponto Libra) acontece no hemisfério que transita do verão para o outono e o equinócio de primavera (ou ponto Vernal) acontece no hemisfério que passa do inverno para a primavera. "Tal como o equinócio – que ocorre em março e setembro – , o solstício também ocorre duas vezes por ano, nos meses de junho e dezembro, marcando o início das estações do ano, que são contrárias em cada hemisfério, inverno e verão, e vice-versa", explica o especialista.
A passagem do fenômeno natural único no país, em Macapá, com o Equinócio de Outono | Fotos: MR Fonseca
O equinócio de outono, é o momento exato que marca o início do outono, onde o sol se movimenta o equador de norte para sul, influenciando o cotidiano das pessoas, a agricultura, moda, transportes, produção etc. No Monumento Marco Zero do Equador o fenômeno pode ser visualizado com o relógio de sol erguido para contemplação da mudança das estações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE