Cleber Barbosa e Perpétua Mourão (Jeep Club) Denise Quintas e João Clésio, do Sindjor-AP | Arte: Bruno Gabriel |
Da Redação
Associados do Jeep Club de Macapá e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amapá (Sindjor-AP) estiveram reunidos ontem (24) para definir os detalhes de uma programação especial voltada a celebrar duas datas importantes para cada uma das categorias – e que pode trazer resultados para o conjunto da sociedade. Dia 4 de abril é o Dia Mundial do Jeep e dia 7 de abril é o Dia do Jornalista, então será uma semana de programações, de cunho social e de lazer.
Perpétua Mourão, presidente do Jeep Club, diz que a cada ano a entidade procura diversificar os eventos em comemoração à data, que reverencia o Jeep Willys, um veterano da Segunda Guerra Mundial. “Desta vez teremos uma ação social voltada a prevenir os maus súbitos em motoristas, pois sabemos que são também uma importante causa dos acidentes de trânsito, tanto nas cidades como nas estradas”, anunciou a diretora.
No rádio
A presidente do Jeep Club, Perpétua Mourão, na Diário FM falando da parceria com o Sindicato dos Jornalistas |
A Associação dos Artesãos do Amapá também foi convidada a estar presente, com a organização de uma feira de artesanato que além de agregar à programação pode, claro, dar um incremento econômico ao segmento. “Além disso, teremos parceiros comerciais, como concessionárias de Jeep e de motos, todos celebrando essa paixão do brasileiro por direção e aventura’, diz Perpétua.
Turismo
A exemplo de outros anos em que as ações visavam também valorizar e incentivar o turismo interno do Amapá, levando eventos para a Orla de Macapá, para a Fortaleza de São José, Marco Zero do Equador, desta vez o foco será a Base Aero Naval de Amapá, município distante 302 quilômetros de Macapá. É onde entra a parceria com os jornalistas, que serão recepcionados num café da manhã na Sede do Jeep Club no dia 7 e depois seguirão para uma excursão. “Essa sempre foi uma preocupação do nosso clube, de valorizar o turismo interno, para que as pessoas que moram aqui conheçam o nosso estado, que possui lugares maravilhosos para serem conhecidos”, disse Perpétua.
Exército Brasileiro fará reverência ao velho Jeep Willys
Outro parceiro é o Exército Brasileiro, que montará exposição de equipamentos e veículos militares, bem como levando a Banda de Música do Comando de Fronteira do Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva. “Convidamos o novo comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, o general Viana Filho, que fará a leitura da Ordem do Dia, alusiva ao Dia Mundial do Jeep, portanto irá reverenciar e rememorar a trajetória deste veículo que surgiu para uso militar e que acabou se tornando uma paixão no campo e nas cidade e que até hoje proporciona lazer e diversão a seus proprietários e admiradores”, diz a dirigente do Club.
No encontro com os jornalistas, no dia 7, haverá uma rodada de diálogos e uma grande confraternização, na Sede Campestre, no Parque de Exposições da Fazendinha. Haverá café da manhã, almoço e piscina liberada. “Ficamos muito honrados com o convite do Jeep Club, especialmente pelas contrapartidas sociais dos eventos que realiza e estaremos lá sim, debatendo o incremento do turismo e ao mesmo tempo fazendo homenagens a jornalistas de hoje e também os mais antigos, que queremos ter sempre conosco”, diz Denise Quintas, presidente do Sindjor-AP.
Na Sede Campestre do Jeep Club evento celebrará também o Dia do Jornalista
PROGRAMAÇÃO DIA 7 DE ABRIL
– Café da manhã – JEEP CLUB, com som ambiente.
– Boas-vindas aos presentes pela Presidente do Jeep Club (Perpétua Mourão).
– Boas-vindas pela Presidente do SINDJOR (Denise Quintas).
– Apresentação Cultural – Coisas de Nossa Terra.
– Apresentação dos Convidados.
– Rodada de conversa com os jornalistas e convidados. Com enfoque: “Papel da imprensa em difundir em todos os setores da sociedade a importância da preservação dos pontos turísticos do Estado e a necessidade de novos marcos que desperte o interesse do turista e coloque o Amapá como destino o ano todo”.
– Intervalo (com sorteio de brindes).
– Retomada da rodada de conversa e apresentação do projeto RALLY INTERNACIONAL DA AMAZÔNIA.
– Almoço – SINDJOR (Tradicional Vatapá do Norte).
PROGRAMAÇÃO VIAGEM PARA AMAPÁ
Saída de Macapá às 15 horas com previsão de chegada ao Município de Amapá às 19h20;
– Recepção no centro comunitário ou em uma escola pelo Prefeito Carlos;
– Acomodação da Equipe
– Jantar Livre
PROGRAMAÇÃO DIA 08 DE ABRIL
– Café da manhã às 8 horas
– Saída do comboio às 9 horas, para visita guiada na Base Aeronaval do Município de Amapá com Prof° Dr: Edinaldo Filho (Unifap) e “Um dia Jeepeiro”;
– Almoço em Amapá ou Tartarugalzinho, às 13horas
– Retorno para Macapá, às 15 horas.
CURIOSIDADES
- O Willys MB ou Jeep, Exército Americano Truck 1/4 ton, 4x4 e Ford GPW, foi um automóvel utilitário leve 4x4 produzido durante a Segunda Guerra Mundial pela Willys Overland e pela Ford.
- Foi produzido de 1941 à 1945, em um total de aproximadamente 647.925 unidades, que em sua maioria foram a versão Willys MB e o Ford GPW. Foi utilizado por todos os aliados na guerra, atuando tanto na Europa e Pacífico.
- Depois vieram versões de uso civil, que foram fabricada até os anos 80.
1940
Início da fabricação do Jeep Willys.
BASE AÉREA
Além em Amapá, apenas Recife (PE) tinha uma estação de abastecimento do dirigível Zeppelin |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua conosco!