quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Estudantes da Unifap participam de intercâmbio na Europa

Quatro estudantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foram selecionados para participar do programa de mobilidade Santander Top España deste ano. A iniciativa promove o intercâmbio cultural, além de contribuir com a capacitação de universitários e docentes para o mercado de trabalho. A viagem para a Espanha está prevista para o dia 06 de janeiro de 2012 com retorno no dia 28. Os acadêmicos passarão pouco menos de um mês na Universidad de Salamanca como observadores dos estudos realizados pela instituição espanhola nas suas respectivas áreas de atuação, além de participarem do curso de cultura e língua espanhola.
Os critérios de seleção para o programa foram definidos por cada uma das universidades, conforme prevê o programa. A Unifap optou por prova objetiva e escrita. Ítalo Allan Maia Gouvêa, Samara Brito do Nascimento, Alessandro de Araújo Pimentel (Relações Internacionais) e Thiago Vinícius Fróes Laurindo (Medicina) foram os aprovados após se submeterem a exames com temas relacionados à política e economia nacional, européia e espanhola, e uma redação sobre o assunto. Mais de 220 alunos se inscreveram para participar.
Essa é a primeira oportunidade de enviar estudantes para intercâmbio no exterior que a Unifap tem. Mais dois programas de mobilidade estão previstos para 2012: Top China e Programa de Mobilidade Luso-Brasileiro. O reitor, professor José Carlos Tavares, ressaltou o grau de importância em estar inserido em programas de intercâmbio. “Nós queremos que os nossos estudantes estejam plenamente comprometidos com o propósito do programa e que sejam multiplicadores das experiências acadêmicas vividas na Espanha”, afirmou.
Samara Nascimento, acadêmica do curso de Relações Internacionais, avalia como extremamente positiva a viagem. “Será interessante conhecer a cultura milenar espanhola. Esse é o tipo de experiência que guardamos a vida toda”, assegura a estudante. A segunda edição do programa Top España concedeu 142 bolsas divididas entre 34 universidades brasileiras. A comitiva brasileira foi dividida em dois grupos. O primeiro grupo esteve na Europa em julho deste ano. O segundo grupo, no qual estão inseridos os acadêmicos da Unifap, viajará em janeiro de 2012.

Kleber Soares
Assessoriia Especial da Reitoria
3312-1704

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE